Veja por que o Top Employers Institute é a melhor opção para uma auditoria de RH
Recursos Humanos

Veja por que o Top Employers Institute é a melhor opção para uma auditoria de RH

Top Employers
Escrito por Top Employers

Prestar uma auditoria na organização envolve analisar os processos para identificar o que está em funcionamento e quais fatores são prejudiciais ao negócio. Nesse âmbito, a auditoria de RH tem como foco examinar aspectos da gestão de pessoas e burocracias relacionadas, prevenindo problemas administrativos ou jurídicos e potencializando ações benéficas.

É comum que as empresas tenham dificuldades em monitorar todas as iniciativas que são adotadas ao longo do ano. Isso porque as ações paralelas à auditoria demandam grande dedicação da equipe, o que faz com que a análise e a constatação do que foi realmente aproveitado deixe de ser uma prioridade.

Porém, tal comportamento prejudica o crescimento e a diferenciação do negócio. Por isso, contar com um parceiro experiente antes de realizar a auditoria de RH é o primeiro passo para manter o processo de melhoria contínuo. Continue a leitura e saiba mais!

Por que fazer uma auditoria de RH?

O setor de Recursos Humanos é subjetivo dentro das organizações, já que os indicadores de desempenho nem sempre são tangíveis. Com uma certificação de auditoria de RH, será possível medir como a competitividade do negócio impacta as iniciativas implementadas pelo departamento.

Esse trabalho também apontará, em pontos percentuais, o aumento recorrente de cada prática aplicada. Tal pontuação é comparada à do ano anterior, descrevendo o resultado positivo ou negativo de cada ação (como esforço, energia, capital etc.).

Logo, o impacto do trabalho do RH é evidenciado no dia a dia da empresa, engajando e criando um orgulho de pertencer à equipe. Isso porque, além do salário, outros benefícios são valorizados.

Quais são os diferenciais do Top Employers Institute em uma auditoria de RH?

Com o Top Employer, haverá um inventário em escala global. As práticas realizadas no Brasil são as mesmas aplicadas em outros 118 países onde a empresa já atua, o que elimina uma visão restrita às atividades locais. As melhores estratégias de RH extrapolam fronteiras, indústrias e segmentos.

Mais uma grande diferença é a metodologia baseada em evidências concretas, fatos e dados. Quando uma empresa é avaliada, o foco está no que ela realmente oferece (e não nas percepções), de maneira a alinhar seus dados tangíveis e compará-la às outras 1.400 organizações de todo o mundo. Dessa forma, o colaborador enxerga o quanto a companhia é competitiva e diferenciada.

O terceiro diferencial é que o Top Employer não produz um ranking. A certificação gera uma nota restrita ao participante, em uma escala de 0 a 100 que revela o percentual de aderência da empresa ao benchmark. Com isso, em vez de as companhias competirem entre si, são estimuladas a trabalharem como comunidade.

Do que a empresa precisa para obter a certificação Top Employer?

Antes de iniciar o processo de certificação do Top Employer, é preciso analisar algumas etapas. Conheça-as abaixo!

Pré-análise

A pré-análise ajuda a entender os pontos fortes e as áreas de oportunidade ou desenvolvimento em RH, mostrando se a empresa tem maturidade e preparo para receber a certificação. Assim, o participante já tem um panorama da situação da companhia antes de entrar no processo. 

Vale destacar que o negócio não é impedido de participar mesmo que a aderência da fase seja baixa, mas tem um ponto de referência prévio.

Preenchimento do questionário online

Terminada a pré-análise, é feito um questionário online sobre as 60 práticas. As respostas obtidas serão utilizadas na terceira fase.

Validação pelos auditores internos

Cada uma das 60 práticas relacionadas às perguntas do questionário online será associada a uma evidência e validada pela equipe de auditores.

Auditoria externa

Na última etapa, cada empresa participante é avaliada em uma auditoria externa (a ABDO). Os processos, as ferramentas, os critérios e tudo o que foi considerado localmente no processo de validação se alinharão às práticas implementadas.

A ABDO também analisa os resultados da primeira fase e cruza-os com a probabilidade inicial de certificação. Essa etapa conta com barreiras que cercam qualquer tipo de viés cultural ou inconsistência metodológica que faça com que uma empresa se certifique com mais facilidade. Assim, o processo funciona fielmente em uma escala global.

Como a certificação auxilia na reputação da empresa?

O Top Employer é um reconhecimento da aderência do participante às práticas de classe mundial de RH. Os colaboradores da empresa certificada têm clareza sobre os diferenciais que garantem sua competitividade no mercado.

A certificação descreve um inventário de boas práticas (e não apenas a percepção das pessoas). Com isso, é possível estruturar KPIs e métricas internas, como:

  • orgulho de pertencimento;
  • satisfação dos clientes;
  • conversão em vendas;
  • avaliação da qualidade do serviço etc.

Como não é um consultor, mas sim certificador, o Top Employer não se envolve nas etapas posteriores à certificação. Por meio de um grupo focal ou plano de ação, o participante precisa interpretar o resultado, verificando estratégias de negócio, curiosidades, missão, visão, valores e o que almeja para os próximos anos.

A partir da coleta de dados, o processo de certificação é personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa. Essa perspectiva é conectada aos resultados, às ações e às métricas, que são trabalhadas com profundidade e conferem maior autonomia à organização.

A empresa é portadora dos conhecimentos mais sólidos sobre o que é melhor para seu desenvolvimento — isso é respeitado e estimulado pelo Top Employer. Portanto, a certificação ensina o caminho em vez de agir pela companhia, porém sempre com o cuidado de fazer com que o participante não seja induzido a decisões desconexas das prioridades e necessidades do negócio.

Caso a empresa se certifique novamente no ano seguinte, a certificadora permanecerá imparcial, levando em conta que o resultado obtido veio de sua capacidade de interpretar resultados e promover melhorias (e não de uma ação do Top Employer). Nesse viés, é possível analisar o momento, o contexto e as prioridades das companhias certificadas.

Um processo estruturado de comunicação também ajudará no engajamento de colaboradores, evidenciando fatores como:

  • atributos positivos da marca empregadora;
  • pontos mais fortes da sua proposta de valor para o colaborador;
  • componentes que impulsionam a experiência da equipe dentro da empresa.

São vários os tópicos de Top Employers conectados às iniciativas mais inovadoras de RH. Se a empresa está pensando em Employee Experience, que tem relação com o que se oferece ao colaborador, o Top Employer pode abordar isso de uma maneira mais aprofundada.

Quando se fala de marca empregadora, as iniciativas estão apoiadas em processos que a auditoria do Top Employer abrange. O número de benefícios obtidos por uma empresa participante do processo é infinito, dependendo de como serão trabalhadas as informações e da capacidade de conectar tais resultados às métricas já existentes.

Como o processo de auditoria de RH geralmente é feito?

Dificilmente uma companhia pausará suas atividades para se dedicar a auditorias. Então, o próprio desenho do programa foi feito para que a organização participe do processo enquanto outras frentes estão sendo trabalhadas.

A auditoria é conciliada com as demais atividades da empresa e leva de quatro a seis semanas, indo desde o momento em que se recebe o acesso ao questionário online até a validação final dos materiais. Em 27 anos aplicando o processo, o Top Employer sempre conseguiu obter todas as informações necessárias para a certificação.

É comum que as empresas tenham dúvidas acerca do momento ideal para fazer a auditoria. Mas o procedimento deve ocorrer o quanto antes, já que o entendimento sobre as prioridades acontece logo nas primeiras etapas. Sem isso, a companhia corre o risco de gastar tempo e recursos incapazes de diferenciá-la.

A auditoria em RH torna a empresa mais eficiente e engaja o colaborador, deixando-o satisfeito com o ambiente de trabalho. Investir na certificação Top Employer é o mesmo de aumentar a competitividade e eficácia do negócio, além de promover mais clareza, profundidade, visão integrada e, inclusive, elevação da rentabilidade.

Conseguiu entender por que o Top Employer é a melhor opção para uma auditoria de RH? Então, entre em contato conosco e comece a promover melhorias na empresa!

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This