Veja 4 livros sobre liderança que você precisa ler
Recursos Humanos

Veja 4 livros sobre liderança que você precisa ler

Top Employers
Escrito por Top Employers

Os livros são grandes agentes de transformação, tanto de pessoas individualmente quando da sociedade como um todo. Isso porque eles permitem que você adquira conhecimentos que podem mudar a sua forma de ver o mundo e de lidar com as situações e pessoas ao seu redor.

A liderança não fica fora disso. Essa competência tão exigida (independentemente do cargo ocupado pelo profissional) pode ser potencializada com as leituras certas. E existem muitos livros sobre liderança que podem ajudar nessa tarefa.  

Quer saber quais são as melhores publicações para agregar valor à sua carreira? Leia agora o nosso post e descubra 4 deles!

1. Por que? Como motivar pessoas e equipes a agir? — Simon Sinek

Você sabe o propósito por trás de cada uma das suas ações? Sabe como isso pode impactar o seu estilo de vida e de liderança? Esses são apenas alguns dos questionamentos que Simon Sinek traz em seu livro “Start with why”, que chegou ao Brasil como “Por que? Como motivar pessoas e equipes a agir”.

Simon Sinek é professor na Columbia University e desenvolveu o chamado “Círculo Dourado”. Segundo a teoria do autor, a essência da motivação é o propósito, o porquê. Dessa forma, para motivar — tanto a si mesmo quanto a outras pessoas — a agir, é essencial entender o propósito por trás de cada uma das atitudes e objetivos estabelecidos.

Os conceitos desse livro podem ajudar a determinar o porquê das próprias ações e tarefas, assim como dos colegas ou da equipe pela qual você é responsável. Dessa forma, você será capaz de influenciar ainda mais pessoas e com isso, potencializar os resultados gerados pelo time.

Além disso, o livro pode trazer uma revolução para a empresa como um todo. Isso porque Simon Sinek mostra na obra que as empresas também precisam começar a pensar no propósito antes de tudo, colocando-o como um norte para todas as ações, produtos e serviços oferecidos. Dessa forma, é capaz de engajar os clientes com a marca, aumentando a captação e fidelização de consumidores.

2. Inteligência Emocional — Daniel Goleman

Esse livro coloca à prova um conceito por muitos anos considerado como intocado na psicologia: a inteligência. Se, até os anos 90, acreditava-se que existia apenas dois tipos de inteligência — aquela inata, determinada pela genética, e a adquirida ao longo da vida por meio de estudo — descobertas recentes da psicologia e neurociências apontam para outro caminho.

Ao estudar esses artigos, Goleman, psicólogo que já lecionou na Universidade de Harvard, decide propagar o conceito de inteligência emocional, uma das 7 (ou talvez 8 ou 9) inteligências recém-descobertas.

Ele demonstra, de uma forma simples e intuitiva, de que maneira as emoções afetam todos os aspectos da vida. Assim, traz formas de desenvolver esse tipo de inteligência — sim, ela pode ser adquirida ao longo da vida! — e explica quais são as habilidades-chave necessárias para isso.

Portanto, com essa leitura, você será capaz de administrar suas emoções de maneira assertiva, utilizando-as para potencializar os seus próprios resultados e o das pessoas ao seu redor. Além disso, com a inteligência emocional bem desenvolvida, é possível criar relações mais positivas e lidar com conflitos no ambiente de trabalho, o que o torna um líder de excelência.

3. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes — Stephen Covey

Esse livro, que já foi considerado o livro mais influente pela editora Forbes, traz uma série de dicas e ensinamentos para auxiliar as pessoas a lidarem com a realidade na qual o mundo está inserido. Ele tem como objetivo mostrar como administrar problemas, transpor obstáculos e ser eficaz em um mundo cada vez mais ágil e instável, principalmente quando se fala no mercado de trabalho.

Para isso, Couvey — que tem mestrado e doutorado em administração — fez uma pesquisa sobre tudo que já havia sido publicado sobre o tema. Como resultado, publicou essa obra, que ensina como alinhar caráter e personalidade para desenvolver os 7 principais hábitos que garantem a independência e produtividade, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Portanto, você pode esperar sair dessa leitura disposto a revisar todos os seus hábitos e atitudes diárias e passar a investir naqueles que trazem os melhores resultados em todos os aspectos da sua vida. Dessa forma, estará pronto para se tornar uma pessoa mais eficaz e, com isso, impactar a sua equipe positivamente.

4. Drive, a surpreendente verdade sobre aquilo que nos motiva — Daniel Pink

Um líder de sucesso precisa saber como manter a sua automotivação para, só assim, aprender a motivar a própria equipe. Além disso, precisa entender de onde vem essa motivação para criar estratégias eficazes. E é exatamente isso que Daniel Pink ensina em seu livro.

O autor, que se formou em direito — mas já trabalhou com economia, política e, até mesmo, já foi tema de uma série para a NatGeo sobre comportamento humano — traz em seu livro os princípios da motivação. Ele começa quebrando o mito de que ela está fora das pessoas, em algum estímulo externo, como dinheiro ou bens materiais. Dessa forma, defende a teoria de que a motivação está no empoderamento, na vivência de novos desafios e no aprendizado.

Dessa forma, a leitura o tornará capaz de entender melhor o que faz com que você se mova ou se engaje em algum objetivo. Com isso, também consiga descobrir o que a sua equipe precisa para se sentir motivada e, consequentemente, atingir os melhores resultados.

Se desenvolver continuamente, principalmente no que se refere à gestão e equipes, é essencial para o bom funcionamento da empresa e para o sucesso da sua carreira. Ler bons livros sobre liderança pode ser o que você estava precisando para entender mais sobre o seu estilo de trabalho e como se tornar melhor a cada dia no que você faz. Portanto, o que está esperando para começar agora mesmo a escolher o seu novo livro de cabeceira?

Gostou do artigo? Acredita que essas obras podem ajudar muitas pessoas a se desenvolverem? Então, compartilhe agora mesmo nas suas redes sociais e propague o conhecimento!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This