Saiba qual a importância do RH na tomada de decisão da empresa
Recursos Humanos

Saiba qual a importância do RH na tomada de decisão da empresa

Top Employers
Escrito por Top Employers

O processo de tomada de decisão é o motivador que leva à escolha da melhor alternativa para a solução de uma oportunidade ou de um problema. Conforme o contexto, essa ação decisória pode ser relativamente difícil e, uma vez feita, pode provocar efeitos negativos ou positivos.

É natural as pessoas colidirem com obstáculos para tomar decisões, seja qual for a conjuntura da vida. Para isso, o RH tem sido um ponto estratégico nas empresas, pois é lá que grande parte das decisões são tomadas. Por isso, é significativo contar com um time capacitado para enfrentar as dificuldades e conquistar um resultado de excelência. 

Continue lendo o post e aprenda como tomar boas decisões em seu RH!

Conheça algumas características de um RH estratégico na tomada de decisão

O recurso de tomar decisões é essencial para que a empresa apresente um melhor funcionamento. Decidir pela melhor opção é um ponto-chave para o triunfo. A questão é a necessidade que se considera no momento.

Você pode tomar decisões de acordo com sua intuição ou baseando-se em fatos. O mais recomendado é misturar esses dois elementos. Vejamos quais as estratégias:

Trabalhe com Big Data

Progressivamente é debatida a aplicação do Big Data para aperfeiçoar o método de tomada de decisões nas organizações, principalmente nos departamentos de RH. Contudo, ainda são poucas as empresas no Brasil que efetivamente utilizam esse recurso e, menos ainda, as agências que criam campanhas baseadas em dados.

Sendo assim, transformar dados estruturados e não estruturados em informação pode empoderar pessoas para tomarem decisões mais assertivas, encontrar tendências, clusters de clientes e muito mais. Porém, o mais importante não é ter a informação em mãos e sim criar a cultura de tomada de decisão baseada em dados, a cultura de transformar informação em conhecimento, ou seja: criar uma cultura data-driven na empresa.

Utilize softwares de RH integrados

Um bom sistema de gestão de RH deve ser flexível, seguro e eficiente, voltado ao ganho de produtividade e inovação. Assim, ele facilitará a troca de informações e o registro de dados importantes para os processos admissionais.

Utilizar um software de RH que não seja integrado entre as unidades poderá proporcionar divergências em contratações, falhas operacionais e má gestão. Além disso, diferenças em admissões podem gerar descontentamento interno e passivo trabalhistas.

Trabalho constante de endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de marketing interno, que tem papel significativo na execução e planejamento de ações que aprimoram o clima organizacional e propiciam a satisfação dos colaboradores. Isso influencia diretamente no crescimento da motivação interna e no avanço do engajamento dos funcionários, o que intervém na diminuição da rotatividade e na retenção e atração de talentos.

Vale salientar que, apesar do nome, essa prática não se limita exclusivamente ao setor de marketing. Longe disso, o RH é primordial para o sucesso de uma estratégia de endomarketing nas instituições. São os profissionais desse setor que vão apontar os anseios do cliente interno e explicá-los de maneira uniforme. Reunidos, marketing e RH podem criar condutas para disseminar e comunicar a cultura da companhia, promover ações para melhorar o meio como um todo na empresa e banir ruídos de comunicação.

Faça o planejamento estratégico da empresa

O planejamento forma dois caminhos, guiando a tomada de decisões e, simultaneamente, sendo movido por elas. Ele origina a tomada de decisões adicionais, estratégicas e corretivas para atingir expectativas e objetivos. Resumindo, pode-se dizer que é um instrumento que viabiliza compreender a realidade, construir um referencial futuro e avaliar os caminhos.

O setor de RH deixou de ser apenas burocrático para se tornar um departamento estratégico e essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Então, listamos também alguns benefícios dessa estratégia:

  • redução de turnover;
  • desenvolvimento de equipes de alta performance;
  • aprimoramento da comunicação interna;
  • otimização dos resultados de vendas.

Em resumo, a tomada de decisão é um meio labiríntico e que inclui múltiplas variáveis. Como CEO, você deve ter vigor para analisar e coletar os dados e traduzi-los em informações.

Desse modo, você vai conseguir prosseguir no caminho construído no planejamento estratégico e ficar alinhado ao que foi determinado antes pela a empresa.

Gostou do post? Aproveite e se mantenha atualizado com nossos conteúdos assinando a nossa newsletter!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This