Saiba como um gerente de RH pode tornar o RH estratégico na empresa
Recursos Humanos

Saiba como um gerente de RH pode tornar o RH estratégico na empresa

Escrito por RockContent

A cada dia fica mais evidente a necessidade de o departamento de Recursos Humanos se tornar estratégico dentro de uma empresa. Entende-se por RH estratégico a capacidade do departamento de se alinhar com os principais objetivos da organização, atuando com foco mais direcionado aos resultados. Nesse caso, cabe ao gerente de RH atuar de maneira a conduzir os processos em função daquilo que realmente interessa.

Já pensou em como conseguir essas vantagens para a sua companhia? Se quer conhecer o caminho para tornar o seu RH estratégico, continue a leitura e confira!

Motive os seus colaboradores

Não pense que é apenas com aumentos salariais que você consegue motivar os colaboradores. O salário é importante, sem dúvida, mas a motivação vai além da questão financeira.

Quando você mantém a sua equipe atuando com qualidade de vida no trabalho, mesmo que a concorrência ofereça salários melhores, você tem como brigar para reter talentos. Por isso, invista em programas de recompensas como viagens de incentivo, cursos de extensão profissional, entre outros.

Isso gera maior grau de competitividade no mercado. Reorganizar equipes leva tempo e gera gastos, o que pode representar um entrave para a obtenção de resultados.

Crie planos de carreira

Um diferencial visando tanto a atração quanto a retenção de talentos é o desenvolvimento do plano de carreira, um conjunto de metas que, ao serem atingidas, conduzem o profissional a novos e mais elevados patamares dentro da companhia.

A ideia é dar o direcionamento para que o colaborador veja seus interesses pessoais (melhor remuneração, status, habilidades e competências) como benefícios para a empresa, gerando maior motivação e criando um ambiente atrativo para novos quadros.

Pensando em tornar o RH estratégico, o plano de carreira é de grande utilidade. Ele alinha objetivos e faz com que a evolução do colaborador traga vantagens para a companhia. Entre outros benefícios, isso cria meios para que todo o investimento destinado a um profissional não acabe sendo útil para empresas concorrentes.

Pesquise o clima organizacional

Será que a sua equipe considera bom o ambiente em que trabalha? Os colaboradores sentem que são ouvidos quando necessário? Eles julgam o trabalho de seus líderes como sendo adequado? Acham que existe unidade em torno dos objetivos? Essas perguntas precisam ser feitas periodicamente para garantir que o clima seja favorável.

É preciso compreender o que acontece com a equipe. Entender quais são os pontos fracos que afetam o ambiente permite uma ação precisa no ajuste daquilo que for necessário e gera possibilidades para o RH. Para tanto, invista em pesquisas de clima organizacional. Com elas você tem como se aproximar do que pensam os colaboradores para, em função disso, tomar medidas mais seguras para a organização.

Interaja com outros setores

O departamento de RH não deve atuar separadamente dos demais setores da empresa. Na realidade, o ideal é acontecer o contrário, com o RH sendo decisivo na atuação de diferentes atividades da companhia.

Quanto maior e mais eficiente for a interação do RH com outros setores, mais estratégico ele será. A questão é como fazer isso: é preciso que o profissional de RH de fato se coloque como quem pode extrair o máximo do potencial humano da empresa.

Sendo assim, aproxime-se da área jurídica para amenizar ou evitar litígios para a companhia, esteja de olho nos problemas do setor financeiro para ter como colaborar em suas ações, atue em conjunto com a equipe de vendas, procurando criar meios para otimizar seus resultados.

Ações assim dão ao RH um conhecimento profundo das atividades da empresa, criando condições para que se torne mais estratégico.

Sofistique o processo de recrutamento e seleção

Não fique preso à práticas tradicionais para contratar novos colaboradores. É preciso estar atento às novidades que permitem às empresas se aproximarem de novos talentos e, assim, criar um diferencial nas contratações.

Redes sociais, plataformas de divulgação de vagas e softwares específicos são os recursos tecnológicos que podem fazer a sua empresa otimizar a busca por profissionais de qualidade. Estar atento às novas tecnologias é importante, pois elas permitem atrair talentos para a sua empresa com mais facilidade, o que pode contribuir com a busca por resultados pela companhia.

Por isso, vá em busca de soluções inovadoras e acostume-se a acompanhar as novas tendências sempre que forem surgindo.

Invista em comunicação

A comunicação precisa ser um diferencial na ação do RH estratégico. Do contrário, o fluxo de informação não poderá atuar como um diferencial corporativo. Vale destacar: empresas que não dão importância para esse assunto costumam perder tempo na realização de processos e, consequentemente, também perdem dinheiro, uma vez que não têm condições de competir de igual para igual com a concorrência.

Portanto, não ignore a boa comunicação dentro do ambiente empresarial. Pense em formas de trabalhar melhor com o feedback, além de maneiras de aperfeiçoar a troca de informações entre os gestores e os profissionais dos mais diferentes cargos.

Nesse sentido, a transparência e o diálogo são práticas que precisam ser valorizadas. Dissemine ideias e troque informações. Isso pode contribuir com o seu trabalho e o do colaborador, além de ajudar a construir um ambiente muito mais harmônico para a empresa.

Tenha um planejamento

Para agir de maneira estratégica é preciso se planejar, evitando improvisos. Sendo assim, considere as ações mais relevantes do RH para os interesses da empresa e defina metas para alcançá-las com mais eficiência. Algumas dicas que podem ser consideradas são:

  • a taxa de satisfação da equipe;

  • os custos relativos ao processo de recrutamento;

  • a capacitação dos funcionários.

Definindo objetivos mensuráveis você tem como começar a agir de maneira criteriosa, inclusive modificando ações que não apresentam resultados dentro do prazo estipulado.

De maneira geral, é preciso alinhar o RH da empresa com os objetivos mais importantes dela. Quando isso acontece, esse departamento deixa de ter uma ação burocrática e isolada para sofisticar os processos dentro do empreendimento e gerar resultados de maneira estratégica. Por isso, se faz tão importante.

Gostou das nossas dicas para o gerente de RH? Então saiba também sobre o People Analytics e seus impactos.

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This