Saiba como qualificar a aquisição de talentos da sua empresa
Gestão de Pessoas

Saiba como qualificar a aquisição de talentos da sua empresa

Top Employers
Escrito por Top Employers

Aquisição de talentos, ou talent acquisition, é uma nova tendência que torna o preenchimento de vagas muito mais estratégico. Em vez de considerar apenas as necessidades da posição a curto prazo, o RH leva em conta como aquele profissional poderá contribuir para a organização ao longo dos anos, planejando seu desenvolvimento e ascensão a futuros cargos de liderança.

São muitos os objetivos de um plano de aquisição de talentos. Segundo a pesquisa do Top Employers Institute, no Brasil e na América Latina as principais metas das grandes empresas são:

  • alinhar a busca de talentos à estratégia do negócio;
  • desenvolver líderes para o futuro;
  • melhorar o desempenho do negócio;
  • aumentar o engajamento e satisfação dos funcionários.

Para que esses objetivos sejam alcançados, é preciso ter pleno conhecimento sobre as táticas que devem ser usadas no processo. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a qualificar sua busca por candidatos. Confira a seguir!

Qual a diferença entre aquisição de talentos e recrutamento?

Tratar os dois conceitos como sinônimos é um equívoco comum entre muitos profissionais do mercado. No entanto, o recrutamento é apenas uma pequena parte do processo de aquisição de talentos, que é mais amplo e estratégico. Inclusive, práticas como o anúncio de posições em sites de vagas vêm sendo colocadas em segundo plano quando se trata de projetos de longo prazo.

É muito comum que na aquisição de talentos a procura por candidatos se dê por meio de networking. Mas como isso acontece?

É necessário pesquisar e reconhecer lugares onde você poderá encontrar pessoas com potencial, mesmo que não tenha nenhuma vaga para oferecer de imediato. Crie um relacionamento com esses profissionais, mantenha contato, conheça suas experiências e conquistas. Quando a posição certa aparecer, você saberá exatamente a quem procurar.

Como a qualificação desse processo contribui para o negócio?

Com um processo de aquisição de talentos qualificado, a empresa faz mais do que contratar funcionários: ela supre necessidades. Cada uma das posições da equipe de colaboradores contará com um profissional que tem muito a agregar não só para aquela vaga, mas para o propósito da empresa como um todo.

Além das habilidades técnicas, os talentos contratados tendem a ter competências comportamentais que se encaixem perfeitamente na cultura organizacional. Com isso, a empresa conquista mais produtividade, engajamento e um clima interno de alto nível.

Quais as principais estratégias para uma aquisição de talentos eficiente?

Defina o perfil de candidato ideal para ocupar a vaga

Quando se está em busca de algo, saber exatamente o que quer facilita muito a procura, certo? Com o preenchimento de vagas não é diferente. Defina um perfil ideal para cada posição em aberto. Quais habilidades técnicas o profissional precisará ter? Que tipo de experiência é desejável? Quais competências comportamentais são fundamentais? Leve tudo isso em conta e procure criar relacionamentos que tenham chances de dar frutos no futuro.

Tenha um processo seletivo eficaz

Com os candidatos mais bem cotados já escolhidos, é preciso ter um processo seletivo eficaz para avaliá-los. Inclua quantas etapas forem necessárias de acordo com os pré-requisitos da vaga. O momento mais importante é a entrevista. Monte um bom roteiro, faça perguntas relevantes e tire todas as dúvidas que surgirem durante a conversa.

Proporcione um bom ambiente de trabalho

Saber procurar é importante na aquisição de talentos, mas é só metade do caminho. Também é preciso oferecer atrativos. E uma das maiores vantagens que os profissionais enxergam em uma vaga é a qualidade do ambiente de trabalho.

Por isso, certifique-se de que sua empresa tem políticas que garantam o bom relacionamento entre funcionários de todos os níveis. Também é importante cuidar do desenvolvimento profissional da equipe por meio de um plano de carreira, além de oferecer um bom pacote de remuneração.

Gostou das dicas? Revise este post quantas vezes forem necessárias e coloque as estratégias em prática. Com certeza, o processo de aquisição de talentos da sua empresa dará um salto de qualidade!

Não se esqueça de compartilhar este post nas redes sociais. Assim você nos ajudará a levar mais conhecimento a todos no mercado de trabalho!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This