Saiba como melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho
Cultura Organizacional

Saiba como melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho

Escrito por RockContent

Pensar no colaborador tem aparecido como um diferencial das empresas de sucesso. Com ações voltadas para o bem-estar no ambiente de trabalho, gestores das maiores companhias do mundo têm conseguido atrair e reter talentos e, dessa forma, gerar melhores resultados para seus negócios.

Se a sua empresa tem investido na busca por maior produtividade e, ainda assim, não tem atingido os objetivos esperados, então talvez o foco deva ser voltado para a equipe e o que pode ser feito para que ela se sinta melhor no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a mudar sua realidade. Ficou interessado? Então acompanhe.

Conheça a sua equipe

O primeiro passo para qualquer alteração no ambiente profissional é sempre a análise. É preciso compreender as demandas dos profissionais para então atuar de maneira precisa, criando soluções. Não fazendo isso, você corre o risco de investir em alternativas inúteis para o seu negócio.

Por isso, faça uma pesquisa de clima organizacional, visando a identificar problemas e oportunidades de melhora. Feito isso, você já tem como saber no que vale a pena investir. Esses estudos permitem coletar uma série de dados sobre colaboradores e departamentos para avaliar o índice de satisfação deles com a organização em que trabalham.

Alguns ambientes exigem uma intervenção mais elaborada, com investimentos maiores. Também existem casos em que simples mudanças de comportamento no dia a dia já ajudam a melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho.

A questão é identificar os problemas para então agir. Algumas soluções possíveis são fazer as reuniões ao ar livre, criar a hora do café da tarde, praticar meditação em grupo, oferecer cursos de capacitação, entre outras.

Pense na ergonomia

Ergonomia é o processo de otimização das condições de trabalho, visando a tornar o espaço mais apropriado para a atividade profissional em termos de segurança e conforto. Quando você compra uma cadeira projetada para uso profissional, com inclinação ideal para digitação e ajuste de altura, por exemplo, você está pensando em ergonomia.

Considerar a ergonomia é uma maneira de evitar problemas futuros para o colaborador. Lesões e até doenças são comuns em ambientes nos quais não existe essa preocupação. A ergonomia envolve uma série de elementos que vão desde o desenho dos objetos, como cadeiras e mesas, até a posição dos monitores.

As atividades têm o que chamamos de riscos ergonômicos. Alguns deles, como a repetição e a postura inadequadas, podem ser amenizados quando a empresa os considera e age para o bem de seus funcionários.

Escolha a mobília adequada

A escolha da mobília reflete não apenas o gosto do profissional que se responsabilizou por ela, mas, também, a preocupação da empresa com o bem-estar do colaborador. Falamos sobre ergonomia e agora mostraremos o quanto é importante usar móveis adequados para o ambiente de trabalho.

Desconfortos recorrentes, como estresse e dores musculares, podem evoluir para quadros mais graves, como os chamados Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Quando a mobília é inadequada, os riscos ergonômicos aumentam e problemas dessa natureza tornam-se freqüentes. Por isso, toda a organização do espaço de trabalho deve ser feita com foco no bem-estar do trabalhador.

Pense também na questão do espaço, evitando móveis grandes demais que geram a sensação de confinamento. Tenha atenção em relação ao ambiente, considerando elementos como a temperatura, a circulação de ar e a entrada da luz no local.

Invista em conscientização

Muitas vezes, as intervenções no ambiente físico de trabalho não são suficientes para melhorar a situação do colaborador dentro dele. Quando isso acontece, é preciso pensar se o problema não está na falta de informação por parte dos integrantes da sua equipe.

É nessa lógica que investir na promoção ou na viabilização de eventos para sua equipe pode ser interessante. Sua empresa pode realizar palestras, cursos e workshops para tratar de temas como alimentação saudável, segurança no trabalho, saúde emocional, entre outros. Caso julgue mais adequado, você pode recorrer a terceiros para tanto.

A questão é criar meios para fazer a informação chegar até as pessoas. Isso pode ser feito de maneira recorrente, de forma que as ações caibam no seu planejamento e atendam à demanda da sua equipe.

Estimule a realização de atividades físicas

A expressão em latim “Mens sana in corpore sano”, que em português significa “uma mente sã em um corpo são”, é mundialmente conhecida. E isso não é por acaso.

Se até pouco tempo atrás não se sabia exatamente qual seria a relação entre mente e corpo em termos de qualidade de vida, hoje, essa relação parece mais clara para os cientistas. De fato, é natural que, quando a pessoa realiza atividades físicas, seu desempenho no dia a dia seja melhor.

Assim, quando você estimula a realização de atividades físicas, atua no combate ao sedentarismo. Isso pode ser feito por meio de sessões de ginástica e com a devida orientação em relação a exercícios de alongamento. Se sua empresa tiver recursos, ela pode firmar uma parceria com uma academia, por exemplo, para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários.

Adote a flexibilidade

É preciso pensar na questão dos espaços e dos horários também para melhorar o bem-estar do trabalhador. Hoje, a tecnologia já permite que os profissionais realizem boa parte de suas atividades usando somente o seu computador.

Isso pode ser um benefício e tanto para o seu colaborador: ele pode escolher entre trabalhar em casa ou ir até um espaço de coworking. Caso seja inviável abrir mão de um profissional no espaço da sua empresa, pense na flexibilidade de horários. Determine a quantidade de horas que o colaborador precisa estar presente, mas dê a ele a oportunidade de decidir como pretende cumpri-las. Essa liberdade certamente será vista como um diferencial para a empresa.

Enfim, garantir a qualidade de vida no trabalho é obrigação de qualquer empresa que valoriza os profissionais que integram a sua equipe. Entendendo isso, ela consegue fazer disso um diferencial de mercado e, assim, atingir resultados mais significativos.

E você? Conhece outras soluções para o bem-estar no ambiente de trabalho? Então compartilhe com a gente nos comentários.

 

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This