Saiba como a tecnologia pode ser uma aliada da comunicação interna
Recursos Humanos

Saiba como a tecnologia pode ser uma aliada da comunicação interna

Top Employers
Escrito por Top Employers

Certamente você já deve ter ouvido falar em comunicação interna e sua importância para sucesso de um negócio. Mas será que você entende o que esse conceito significa? E mais: sabe como a tecnologia pode se tornar a grande aliada da sua empresa nesse aspecto? Se não, está na hora de descobrir!

Leia este artigo e descubra todos os benefícios do investimento nesse setor e como a tecnologia pode trazer ainda mais qualidade para a comunicação dentro de uma organização. Vamos lá!

O que é comunicação interna e qual a sua importância?

Você precisa transmitir uma série de mensagens entre os colaboradores da sua empresa. Os líderes precisam delegar tarefa e declarar os resultados esperados. Além disso, a cultura da sua empresa, assim como os seus objetivos estratégicos precisam estar claros para todo o seu time a fim de mantê-lo alinhado.

Tudo isso depende diretamente da comunicação interna. Esse conceito se refere a estratégias que as empresas adotam para transmitir mensagens no ambiente interno da organização. Isso significa que, de forma consciente ou não, o negócio possui uma forma específica de transmitir mensagens tanto verticais quanto horizontais.

Dessa forma, investir na comunicação interna da empresa é essencial para garantir os bons resultados. Afinal, sem comunicação não há trabalho em conjunto, colaboração e nem alinhamento da equipe.

Além disso, a comunicação interna também favorece o aprendizado e a transmissão de conhecimento entre os colaboradores. É também responsável pela integração do time, tão importante para manter um ambiente de trabalho agradável e propício a bons resultados.

Quais os benefícios do investimento em comunicação interna?

A comunicação interna é muito importante para as empresas e o investimento nesse setor traz uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores individualmente. Entenda agora quais são eles.

Aumenta o alinhamento do time

Você possui uma missão, visão e valores, assim como objetivos e metas estratégicas. Para que isso saia do papel e passe a fazer parte do dia a dia da sua equipe, é essencial que a mensagem seja disseminada na empresa e que todos os colaboradores direcionem os seus esforços em um mesmo sentido.

É exatamente isso que a comunicação interna de qualidade gera. Dessa forma, ela promove um maior alinhamento do time, melhorando os resultados da empresa como um todo.

Evita rumores e fofocas

Mensagens transmitidas de forma equivocada podem gerar rumores e fofocas, o que prejudica o ambiente de trabalho como um todo. Quando você investe em comunicação interna, a informação a ser transmitida é clara e chega até os colaboradores exatamente como deveria. 

Abre os canais de comunicação

A comunicação dentro de uma empresa deve ser uma via de mão dupla. Isso significa que os colaboradores precisam receber mensagens estratégicas da liderança para garantir que atinjam os resultados esperados. Porém, eles também devem ter a liberdade de dar feedback e opinar nos processos de decisão que os afetam.

Com o investimento em comunicação interna essa tarefa é possível, abrindo os canais de comunicação dentro da empresa.

Gera coerência no discurso da empresa

Sua empresa tem um discurso institucional, que é passado para o público externo. Essa mensagem deve ser coerente com o que é passado para os seus colaboradores, assim como a prática da organização como um todo.

Investir em comunicação interna possibilita o alinhamento entre os discursos internos e externos, melhorando a imagem da empresa dentro e fora do ambiente organizacional.

Como a tecnologia pode ser uma aliada da comunicação interna?

Agora que você já sabe o que é comunicação interna, é importante entender como efetivamente investir nesse setor dentro da sua organização. E, para isso, a tecnologia se mostra como uma grande aliada.

As redes sociais e internet fazem parte do dia a dia de grande parte da população e se manter alinhado à essa nova realidade é essencial para o sucesso das estratégias de comunicação interna.

Existe uma série de ferramentas e metodologias tecnológicas para desenvolver uma comunicação interna de qualidade e otimizar o setor dentro da empresa. Entre elas estão a intranet, as redes sociais, os sistemas ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), ferramentas de comunicação instantâneas e softwares de videochamadas.

Todos elas permitem que você aumente a eficiência do setor e passe as mensagens estratégicas da sua empresa com clareza e qualidade. Isso porque elas aumentam a agilidade da comunicação e possibilitam que você interaja com todos os colaboradores simultaneamente.

Além disso, muitas ferramentas possuem a opção de criação de grupos de trabalho, o que evita mensagens desnecessárias e aumenta a eficiência da comunicação vertical e horizontal.

Como escolher as melhores ferramentas de comunicação interna para a empresa?

Diante de tantas opções, você pode estar se questionando como escolher as melhores ferramentas de comunicação interna para a empresa. Separamos algumas dicas a seguir. Confira!

Identifique as suas necessidades

Em primeiro lugar, é necessário identificar quais são os principais gargalos de comunicação interna dentro da sua empresa, bem como as principais necessidades da organização. Pode ser que você precise priorizar a comunicação dentro dos departamentos separadamente ou, talvez, seja necessário priorizar a comunicação da alta gestão com os colaboradores.

Entenda cada uma das ferramentas

Após identificar as principais demandas da empresa, é preciso estudar cada uma das ferramentas para definir qual é aquela que melhor atende a sua necessidade. Portanto, conheça as suas principais funcionalidades, facilidade de uso pelos colaboradores, benefícios e desvantagens.

Veja algumas ferramentas sobre as quais você pode pesquisar:

  • nuvem;
  • intranet;
  • digital workplaces;
  • redes sociais corporativas;
  • chatbot.

Converse com a sua equipe

Antes de efetivamente implementar uma nova solução, converse com a sua equipe e busque coletar o feedback dos colaboradores. Pode existir resistência devido à mudança. Porém, com um bom diálogo, você abre espaço para que os seus colaboradores se envolvam no processo de transição, aumentando o engajamento deles com a nova ferramenta.

Faça testes e mensure resultados

Implemente a nova solução como forma de teste e mensure a qualidade da comunicação interna da sua empresa. Durante esse processo, você pode acabar percebendo que outra ferramenta é mais adequada ou descobrir novas formas de utilizar a tecnologia para otimizar a comunicação interna da sua empresa.

Investir em comunicação interna é essencial para o alinhamento do time e os bons resultados da organização. Nesse aspecto, a tecnologia pode se tornar a sua maior aliada, potencializando as vantagens que esse investimento traz para a sua empresa!

E que tal aprender também sobre uma forma eficiente de mensurar a satisfação dos seus colaboradores? Leia nosso artigo sobre o NPS para funcionários

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This