RH estratégico: como usar a gestão de pessoas a favor do seu negócio?
Recursos Humanos

RH estratégico: como usar a gestão de pessoas a favor do seu negócio?

Top Employers
Escrito por Top Employers

O departamento de recursos humanos de uma empresa é mais importante do que muitas pessoas pensam. É isso mesmo: quando atua de forma planejada, vai muito além de recrutar e desligar os colaboradores.

Ainda assim, nem sempre é fácil implantar e desenvolver um RH estratégico em uma empresa. Nada mais natural, já que envolve muito preparo e comprometimento para adotar um novo modelo de atuação, mas pode ser incrivelmente vantajoso. Quando atua de forma correta, ele pode ser responsável por levantar oportunidades, avaliar resultados, promover engajamento e reter os talentos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja neste artigo o caminho a ser traçado para implementar um RH Estratégico na sua organização.

O que é RH estratégico?

Um RH estratégico é bem diferente do modelo tradicional que apenas age sob demanda e dentro dos objetivos mais comuns. Ele é muito mais complexo, pois tem como objetivo unir as iniciativas do setor com o foco nas pessoas envolvidas.

Isso significa que ele está sempre antenado em alternativas para desenvolver os colaboradores, entendendo suas necessidades, desejo de desenvolvimento e outros aspectos.

E não é só isso: um RH estratégico faz tudo isso e, de quebra, ainda mede e apresenta o resultado de suas iniciativas. Essa é a melhor maneira de perceber o impacto efetivo que trouxe para o negócio.

Como ele surgiu?

Esse novo modelo surgiu como uma alternativa para que as empresas incrementem suas capacidades competitivas. Afinal de contas, é função do RH desenvolver um modelo de retenção de talentos.

O capital intelectual é o grande diferencial que qualquer empresa pode ter hoje. Então, é de se esperar que cada empresa tenha interesse em manter esse recurso, certo?

Por essas e outras, o RH deixou de ter um perfil operacional e ganhou um ar mais estratégico. Ele é responsável pela gestão estratégica das pessoas, ou seja, os talentos. 

O que ele faz e quais benefícios pode trazer para a minha empresa?

O RH estratégico tem como objetivo dar vida à estratégia de negócio das empresas por meio das pessoas. Um exemplo é vincular as métricas de colaboradores às métricas de desempenho da organização. 

O principal foco de um RH estratégico deve ser desenvolver as pessoas para que elas se convertam em um diferencial competitivo da organização. 

Levanta oportunidades e avalia resultados

Por meio de uma interpretação de resultados, indicadores e variáveis de negócio, o RH estratégico se dedica a analisar oportunidades de melhorias contínuas.

Atualmente, as plataformas tecnológicas permitem o cruzamento de dados e informações que refletem com bastante precisão o que acontece quando consideramos diversas variáveis em contextos diferentes. 

Promove o engajamento e a retenção de talentos

Como adiantamos, talvez seja o principal benefício que pode trazer: o engajamento e a retenção de talentos. Esse é o principal diferencial competitivo que as empresas podem ter hoje, então é natural que todos queiram manter seus tesouros.

Tenha uma medida proativa

O RH estratégico é responsável por oferecer projetos para a melhoria dos resultados, como problemas de liderança, gestão de talentos, melhoria de clima e outros. Mensure cada detalhe e perceba os impactos dessas iniciativas. 

Agora, que você entende um pouco melhor o papel indispensável de um RH estratégico, não perca mais tempo e invista em um desses na sua organização. Você vai perceber como os frutos são sólidos e como o investimento vale a pena!

Se você gostou do nosso conteúdo, então não pode perder os materiais que estamos desenvolvendo. Siga o Top Employers Brasil nas redes sociais e acompanhe tudo em primeira mão! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This