Qual o papel do RH na comunicação interna nas empresas?
Recursos Humanos

Qual o papel do RH na comunicação interna nas empresas?

Top Employers
Escrito por Top Employers

Você quer contar com uma equipe cada vez mais alinhada e engajada com os objetivos estratégicos da empresa. Além disso, quer melhorar a sinergia entre os colaboradores, potencializando os resultados do negócio.

Mas, você sabe como a comunicação interna nas empresas pode ajudá-lo nesses — e em outros — aspectos? Entende a importância de garantir uma boa comunicação interna para a empresa? Sabe como o setor de RH pode atuar de forma estratégica na promoção de uma comunicação interna eficaz?

Se você respondeu não a alguma dessas perguntas, precisa ler este artigo! Nele, você vai entender o que é comunicação interna e qual a importância desse processo para a empresa. Além disso, vai descobrir como o RH pode ser seu maior aliado nesse aspecto.

Ficou curioso? Continue a leitura e descubra!

O que é comunicação interna?

Diversas mensagens e informações são emitidas e repassadas dentro da empresa diariamente, quer você tenha controle sobre esse processo ou não. É aí que entra o conceito de comunicação interna.

A comunicação interna é um conjunto de ações que tem como objetivo facilitar e otimizar essa troca de informações dentro do ambiente organizacional. Isso significa que, por meio desse processo, você melhora a transmissão de mensagens, tanto entre a empresa e os colaboradores, quanto dentro das equipes e departamentos que constituem sua empresa.

Além disso, a comunicação interna também tem o objetivo de facilitar a troca de informações entre os departamentos, bem como de melhorar as mensagens trocadas entre os líderes e suas equipes.

Por que investir em comunicação interna na empresa?

Garantir uma comunicação interna eficaz e de qualidade para sua empresa gera uma série de benefícios. Isso porque ela exerce um papel central dentro de qualquer negócio.

Com uma boa comunicação interna, você é capaz de transmitir informações sobre a empresa com eficiência para sua equipe. Dessa forma, melhora o entendimento do time sobre onde a empresa quer chegar e o papel de cada um nesse processo. Isso produz um impacto positivo no alinhamento dos colaboradores à estratégia e aos objetivos da empresa. 

Além disso, quando você investe em comunicação interna, gera melhorias no ambiente e no clima organizacional como um todo. Em uma comunicação interna planejada e eficaz, as informações são passadas com clareza e transparência, sendo que todos os colaboradores do negócio têm acesso a elas. Assim, você diminui a comunicação informal – possível criadora de mal entendidos, fofocas e incoerências –, melhorando o clima e ambiente da empresa. 

Uma comunicação interna eficaz também aumenta a sinergia entre as equipes de trabalho. Um departamento depende do trabalho de outro, por isso, é essencial investir em uma comunicação interna de qualidade para que eles consigam trocar informações sempre que necessário. Ao investir em comunicação interna você melhora essa troca de informações, otimizando o trabalho das equipes e permitindo maior integração e colaboração entre os times.

Por fim, a comunicação interna também é importante quando se fala em aprendizagem organizacional. Nem sempre os processos de aprendizagem são formais. Muito do que o colaborador sabe hoje é devido a sua realidade e rotina de trabalho, aprendendo a melhor forma de realizar suas atividades entre acertos e erros do dia a dia. 

Uma comunicação interna eficaz potencializa essa aprendizagem, pois os colaboradores podem tirar dúvidas entre si, passando o conhecimento para os colegas. 

Como o RH pode ajudar a melhorar a comunicação interna do negócio?

Ficou claro que investir em comunicação interna é essencial para o sucesso da empresa e para os bons resultados do negócio. Mas, você sabe como o RH pode se envolver nesse processo, atuando como um grande aliado da gestão?

Descubra agora algumas estratégias que o setor de gestão de pessoas de sua empresa pode implementar para melhorar a comunicação interna no negócio.

Entender quais são os melhores canais de comunicação para a empresa

Existe uma série de canais de comunicação que podem ser utilizados dentro de sua empresa, incluindo intranet, softwares de gestão, aplicativos específicos para a comunicação interna, murais de aviso, jornais, entre outros.

O setor de RH pode te ajudar a descobrir quais canais atendem às necessidades da empresa e geram maior engajamento no uso por parte dos colaboradores. 

Criar momentos propícios para a integração da equipe

A comunicação interna também pode ser facilitada com a criação de momentos propícios para a integração da equipe. Nesse aspecto, o setor de RH atua no estabelecimento de momentos nos quais os colaboradores podem conversar livremente e conhecer seus colegas. 

Incentivar o feedback de forma adequada

A falta de feedback é um dos principais problemas de comunicação interna dentro das empresas. Para melhorar esse processo, é essencial que você capacite a equipe para dar feedback de maneira adequada.

O setor de RH pode atuar no treinamento e na capacitação dos colaboradores sobre a importância do feedback, assim como sobre as principais técnicas existentes nesse aspecto. Além disso, o RH área também pode incentivar essa prática, tanto entre gestores e suas equipes, quanto entre os próprios colaboradores.

Estruturar a gestão do conhecimento da empresa

Na hora de investir em comunicação interna, é importante pensar também na gestão do conhecimento da empresa. O setor de RH do negócio pode atuar no planejamento e na estruturação desse processo, permitindo que todos os colaboradores tenham acesso às informações necessárias para realização do trabalho a qualquer momento.

Promover a transparência da gestão

Uma gestão transparente também promove melhorias na comunicação interna da empresa como um todo. É importante investir na gestão à vista e outras estratégias para gerar transparência na gestão da empresa.

O setor de RH pode ser seu grande parceiro nessa ação, permitindo que todos os setores acompanhem as outras áreas sempre que desejarem. Além disso, pode-se permitir que os colaboradores tenham acesso às metas e aos objetivos da empresa, melhorando o entendimento sobre o papel que exercem nesse aspecto. Assim, eles entendem o que deve ser feito para melhorar.

Como fortalecer a cultura do negócio?

Pensar na cultura da empresa como um todo também é essencial para gerar uma comunicação interna eficaz. O setor de gestão de pessoas pode criar formas de transmitir a missão, a visão e os valores da empresa com eficiência para todos os colaboradores. Assim, além de melhorar o alinhamento do time, você é capaz de promover uma comunicação interna eficaz para a empresa.

Investir em comunicação interna nas empresas é essencial para o sucesso de seu negócio. E, nesse aspecto, o setor de RH pode ser seu maior aliado. Portanto, descubra qual a melhor forma de criar uma comunicação interna eficaz e de qualidade para sua empresa agora mesmo!

Aproveite para ler também nosso próximo artigo e entender a importância do fit cultural para o negócio. 

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This