Qual é o impacto do people analytics para o RH?
Gestão de Pessoas

Qual é o impacto do people analytics para o RH?

Top Employers
Escrito por Top Employers

A tecnologia e novas metodologias de análise de dados estão mudando a forma como diversos setores das organizações funcionam. E o RH não fica de fora dessa nova realidade.

Junto com tantos outros conceitos, o people analytics surge como uma tendência que veio para ficar. Ele auxilia na coleta de dados e transforma-os em informações úteis para a tomada de decisão das organizações.

Quer saber mais sobre esse conceito e o impacto do people analytics para o RH das empresas? Então continue a leitura e descubra!

O que é o people analytics?

São os colaboradores que efetivamente geram resultados para o negócio, não é mesmo? Portanto, é essencial que você conheça as características pessoais, competências, formas de motivação e propósito de cada um deles e do time como um todo.

É aí que entra o people analytics como uma metodologia para a captação, organização e análise de dados relacionados aos colaboradores de um negócio. Esses dados vêm de diversas fontes, como folha de ponto, avaliação de desempenho, questionários, informações relacionadas à produtividade, entre outras.

Dessa forma, o people analytics é capaz de embasar a tomada de decisão do setor de RH em relação às melhores práticas com os colaboradores de uma organização, por transformar diversos dados brutos em informações úteis.

Esses dados podem já estar disponíveis na instituição ou ser coletados com o propósito de alimentar a metodologia do people analytics. O importante aqui, é que todos eles estejam conectados com um propósito e objetivo específico, de forma a auxiliar o setor de RH a diagnosticar e solucionar problemas da área.

Quais são os benefícios de utilizar o people analytics na empresa?

Existem vários benefícios relacionados ao uso do people analytics no setor de RH da instituição. Descubra agora alguns deles!

Melhora o seu entendimento sobre o que motiva os colaboradores

Uma das funções do setor de RH de uma empresa é melhorar os níveis de motivação e engajamento da equipe. Com o people analytics você é capaz de realizar essa tarefa com eficiência, uma vez que ele fornece dados sobre o que motiva cada um dos membros da sua equipe.

Com a utilização de instrumentos adequados e metodologias de análise eficientes, você é capaz de entender quais são os principais propósitos e objetivos profissionais de cada um dos membros do seu time. Dessa forma, consegue criar processos adequados para atender a essas aspirações e, com isso, aumentar os níveis de motivação do time como um todo.

Permite a criação de estratégias focadas no time

O setor de RH é muito amplo. Ele é responsável por diversas tarefas e atividades da empresa, além de possuir um leque de processos e atividades que podem ser utilizadas para atingir os objetivos estratégicos da área.

Porém, na hora de definir qual a estratégia mais adequada para o negócio, o gestor pode sentir dificuldades, uma vez que existem muitas atividades embasadas cientificamente que possuem as mesmas finalidades. Porém, com o uso do people analytics, ele passa a conhecer melhor a sua equipe e, dessa forma, consegue identificar qual das estratégias é a mais adequada segundo o perfil de profissionais que fazem parte do time.

Auxilia no diagnóstico de problemas

Existem muitos problemas que afetam o setor de RH da empresa e os colaboradores como um todo. Porém, eles podem passar despercebidos inicialmente, só sendo identificados quando já geram grandes efeitos negativos para a instituição.

O people analytics auxilia no diagnóstico desses problemas, mesmo no início, melhorando a percepção do gestor de RH sobre a área. Dessa forma, ele evita que esses gargalos e obstáculos impactem a organização como um todo, possibilitando uma solução logo no momento inicial.

Permite uma previsão sobre o comportamento do colaborador

Com o uso do people analytics é possível identificar padrões comportamentais dos colaboradores de uma organização. Dessa forma, você é capaz de identificar quais são as principais soft skills dos profissionais, além das suas principais crenças e atitudes diante do trabalho.

Dessa forma, além de conseguir alocar a sua equipe nas atividades que mais se adéquam às características pessoais de cada um, você também é capaz de identificar o fit cultural e padrão de comportamento dos candidatos ao processo seletivo da organização.

Dessa forma, além de melhorar a qualidade dos processos de gestão de pessoas, você também aumenta a assertividade e eficácia do recrutamento e seleção, conseguindo identificar os melhores talentos para fazerem parte do seu time.  

Como implementar o people analytics no RH?

Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens do people analytics para o RH do seu negócio, é hora de descobrir como implementá-lo. Leia agora algumas dicas para colocar o people analytics em prática.

Defina objetivos

Comece definindo os principais objetivos da implementação do people analytics no setor de RH. Esse passo é importante, pois é por meio dessa definição que você norteará todo o processo. Portanto, entenda bem quais são os problemas que você deseja solucionar com essa metodologia e quais os processos que pretende melhorar a partir da implementação.

Defina instrumentos de coleta e banco de dados

Entenda quais são os dados que você já possui disponíveis no seu negócio, como folha de ponto, informações sobre a produtividade do time, avaliações de desempenho, entre outros. Além disso, a partir dos seus objetivos defina também alguns outros dados que devem ser coletados e escolha instrumentos de qualidade para realizar essa atividade.

Organize os dados e faça análises

Com os dados em mãos, coloque-os em uma plataforma ou software destinado para a análise. A partir disso, estude os dados para transformá-los em informações úteis, capazes de apoiar a tomada de decisão na empresa.

Crie relatórios

Por fim, é o momento de registrar tudo. Portanto, crie relatórios com as informações analisadas e as conclusões nas quais você e sua equipe chegaram a partir dos dados. Com isso em mãos, você será capaz de solucionar problemas de maneira inovadora e melhorar a qualidade da gestão de RH da instituição.

O people analytics é uma tendência da área de gestão de pessoas que veio para ficar. Considere a possibilidade de implementar essa metodologia no seu negócio e aproveite todos os benefícios que ela pode gerar para o negócio como um todo.

E que tal receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e se mantenha sempre informado!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This