Precisamos conversar sobre saúde mental no trabalho
Cultura Organizacional

Precisamos conversar sobre saúde mental no trabalho

Top Employers
Escrito por Top Employers

A saúde mental é um assunto em pauta na sociedade atualmente, tanto dentro quanto fora das empresas. Isso porque as ciências — como a psicologia e a neurociência — mostram evidências cada vez mais concretas dos prejuízos que a Síndrome do Burnout, depressão, ansiedade e estresse trazem para a vida das pessoas e, consequentemente, para os negócios dos quais elas fazem parte.

Para combater o problema, é necessário falar sobre ele. É preciso que a empresa incorpore uma cultura de defesa da saúde mental no trabalho e descubra quais são as estratégias eficientes para combater e prevenir esse tipo de problema. Saiba que você irá se surpreender com os resultados que essa ação traz, tanto para o negócio como um todo quanto para os colaboradores.

Quer saber mais sobre a saúde mental no trabalho? Então continue a leitura e descubra!

A importância da saúde mental no trabalho

Parece até estranho falar sobre a importância da saúde mental, não é mesmo? Afinal, garantir boas condições psíquicas de trabalho é uma obrigação de qualquer gestor e empregador.

Porém, esse assunto nem sempre ganha muita relevância nas organizações. Diante das metas de produtividade e do nível de competitividade do mercado, as empresas acabam deixando a saúde mental de lado para focar em problemas considerados como mais urgentes.

Mas, você sabia que cuidar do bem-estar da sua equipe impacta não só os colaboradores, mas os resultados do negócio como um todo? Isso porque, quando há o investimento em saúde mental no trabalho, os colaboradores chegam à empresa mais tranquilos e prontos para realizar o melhor trabalho possível. Afinal, não estão se sentindo sobrecarregados, ansiosos ou estressados.

Dessa forma, a equipe passa a gerar cada vez mais e melhores resultados. Os colaboradores trabalham mais satisfeitos, o ambiente de trabalho fica positivo e propício para a realização das atividades e o clima organizacional também melhora.

Ou seja, quando a empresa investe na melhoria das condições psicológicas do time, todo mundo sai ganhando.

A responsabilidade da empresa em garantir a saúde mental no trabalho

Porém, mesmo diante da importância e de todos os benefícios relacionados à saúde mental no trabalho, muitas organizações ainda se questionam sobre a responsabilidade da empresa nesse aspecto. Além disso, ainda fica a dúvida sobre o limite de intervenção da empresa, ou seja, até onde o negócio pode atuar na garantia da saúde mental.

Nesse aspecto, é importante entender que a empresa pode ir muito além do que você imagina. As pessoas passam a maior parte do tempo da vida adulta se dedicando ao trabalho. Ele não se limita às 8 horas diárias dentro da sede da organização, incluindo também a preparação anterior e o tempo de deslocamento, por exemplo.

Dessa forma, o trabalho é central na vida dos indivíduos. Isso significa que, ao participar de um ambiente positivo, muito provavelmente o colaborador é capaz de garantir a saúde mental também em outros aspectos da vida.

Portanto, a empresa assume uma grande responsabilidade com a sua equipe e tem a capacidade de fazer a diferença na vida desses profissionais, impactando de maneira positiva cada um deles.

A centralidade do colaborador na saúde mental

Nesse aspecto, também vale esclarecer qual o papel de cada um dos colaboradores em garantir a própria saúde mental e colaborar para a melhoria das condições de trabalho para todos dentro da empresa.

Dessa forma, para além do investimento em atitudes saudáveis individualmente — como separar momentos para descanso, realizar atividades físicas, ter momentos de lazer, entre outros — é ele que pode auxiliar a empresa a entender quais são as estratégias mais eficazes nesse aspecto. Isso significa que, quando se fala em saúde mental no trabalho, o feedback é uma ferramenta extremamente poderosa.

Isso porque é preciso entender quais são os principais elementos do ambiente da empresa que podem estar prejudicando o bem-estar da equipe. E os colaboradores são as melhores pessoas para indicarem a direção.

Além disso, é preciso solicitar o auxílio do time para revisar a cultura e as metas do negócio, de forma a garantir que nenhum profissional se sinta sobrecarregado nas atividades diárias.

Como investir na saúde mental dos colaboradores

Agora é a hora de entender na prática como o investimento em saúde mental no trabalho pode gerar resultados positivos para todos os envolvidos.

Comece escutando a sua equipe para entender qual é o perfil dos colaboradores e quais são as principais demandas e necessidades dentro da empresa. Esse momento deve ser conduzido com cuidado, de forma a deixar o profissional confortável para fazer críticas à empresa sem sentir que será prejudicado futuramente por isso.

Também pode ser uma boa estratégia revisar a cultura e valores da empresa, e incorporá-los ao ambiente da organização. Substitua a cultura da competitividade pela colaboração, da burocracia pela inovação e crie um ambiente leve e agradável para o trabalho.

É isso que a Google, famosa por atrair os melhores talentos devido às condições de trabalho da empresa, fez. Ela criou um ambiente inovador e leve para que os colaboradores exercessem as suas atividades diárias — tem, inclusive, um escorregador no meio da empresa. Além disso, incentiva a prática de exercícios físicos, fornecendo bicicletas e contando com quadra esportiva e piscina na sede, localizada na Califórnia.

O incentivo ao exercício físico também é uma ótima forma de colaborar com a saúde mental dos seus colaboradores. Isso porque essa prática ajuda na liberação de neurotransmissores que relaxam a musculatura e dão a sensação de bem-estar para o profissional. Além disso, o exercício ainda ajuda a manter a disposição e produtividade da equipe, melhorando os resultados gerados pelos colaboradores.

Incorporar a saúde mental na cultura da empresa também é essencial para o sucesso dessa estratégia. Isso significa que é importante que você preze por valores que incentivem a criação de relações positivas e empoderamento.

Essa é uma estratégia utilizada pela Zappos, a maior loja de venda de calçados do mundo. Entre os seus valores, estão “Abrace e conduza mudanças”, “Crie um time positivo e um espírito de família” e “Crie relacionamentos abertos e honestos através da comunicação”. Tudo isso é colocado em prática diariamente na empresa, tornando o ambiente e o clima positivos e propícios ao bem-estar da equipe.

Garantir a saúde mental no trabalho não deve ser apenas um desejo, mas uma responsabilidade assumida pelo seu negócio. E, diante de tantos benefícios para ambas as partes, o que você está esperando para começar agora mesmo a colocar tudo isso em prática dentro da empresa?

O que você achou deste artigo? Como pretende utilizar as dicas na sua empresa? Deixe um comentário abaixo e conte pra gente!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This