Por que a mentoria para empresas é importante?
Gestão de Pessoas

Por que a mentoria para empresas é importante?

Top Employers
Escrito por Top Employers

A mentoria é uma prática que permite a um gestor fazer uso de recomendações e contar com o conhecimento de mercado de um especialista para lidar com diferentes necessidades de seu negócio.

Funciona da seguinte maneira: um mentor, altamente capacitado e com larga experiência no segmento em que atua, presta auxílio a um cliente, o mentorado, visando sanar suas dificuldades e dar a ele condições para que administre melhor o seu empreendimento.

É uma prática que tem gerado resultados importantes para empresários de todo o mundo e que, se bem compreendida, pode ser a solução para as necessidades da sua empresa.

Quer saber mais sobre mentoria para as empresas? Então confira o artigo que preparamos sobre o assunto!

Como funcionam as mentorias empresariais?

De acordo com o dicionário Michaelis, o mentor é “indivíduo reverenciado como sábio conselheiro e orientador de alguém ou pessoa que inspira, orienta ou guia alguém”.

No cinema, é o que o Mestre Yoda representa para Luke Skywalker, por exemplo. É justamente na busca pelo desenvolvimento da pessoa que o mentor difere do que chamamos de coach, uma vez que o coach tem foco em resultados.

Mas isso não significa que o mentor não se preocupa também com resultados. Na prática, cabe a ele dar o suporte para que seu cliente desenvolva as habilidades necessárias para chegar onde pretende.

Existe outra diferença em relação ao serviço de coaching: no caso deste, o trabalho tem um prazo estabelecido para ser realizado. Já na mentoria empresarial não. Ela não consiste em um treinamento ou em uma metodologia, sendo algo personalizado, que pode durar o tempo necessário para que o cliente sinta-se satisfeito com a orientação. Em função disso, a tendência é que o sucesso do projeto seja maior.

É uma alternativa que pode ser adotada no início de um projeto, na fase de desenvolvimento e expansão dele ou mesmo durante situações críticas enfrentadas pela empresa.

Como o mentor atua?

Tudo começa com a realização de um diagnóstico empresarial. É por meio dele que o mentor identifica os problemas que o gestor não tem percebido no dia a dia. Lembre-se de que, muitas vezes, por estar tão inserido no processo, o empresário acaba não percebendo falhas que podem estar comprometendo a sua atuação. Nesse sentido, uma visão externa é de grande valia.

Com o diagnóstico, é possível identificar onde estão os erros, estabelecer um plano de ação estratégica e sistematizar a organização da empresa. Dessa forma, você pode otimizar setores como o financeiro, o comercial, o operacional, o de compras e estoques, a gestão de pessoas e a gestão da empresa como um todo.

Uma vez identificadas as principais necessidades do gestor, o mentor tem como guiá-lo por um caminho seguro até que ele esteja preparado para seguir sozinho e fazer crescer o seu empreendimento.

Como a mentoria empresarial pode ajudar a liderança?

Podemos considerar dois aspectos fundamentais no processo de mentoria. São eles:

  • no preparo do gestor;
  • no desenvolvimento da companhia.

Em relação ao profissional, ele pode ter suas ações aperfeiçoadas, considerando processos de curto, médio e longo prazo, se tornando muito mais capacitado para lidar com as demandas da empresa.

Com um mentor, as diferentes demandas de mercado e público-alvo, além de questões burocráticas, podem ser compreendidas de melhor forma. É esse auxílio que permite um direcionamento adequado, fundamental para melhorar a performance do profissional. É uma forma de lapidar talentos.

Já quanto ao desenvolvimento da companhia, o aconselhamento de um mentor experiente e capacitado pode dar à organização condições para lidar com questões caras, principalmente à empresas que passam por momentos difíceis. Um exemplo é a questão da carga tributária, responsável por grande parte dos insucessos empresariais. Outro é a questão logística.

Uma vez que conta com especialistas para orientar em relação às melhores formas de proceder diante de temas assim, a companhia tem como prosperar em menos tempo.

Quais os principais benefícios da mentoria?

A realidade é que o principal benefício da mentoria é a criação de um ambiente empresarial mais propício para a busca por resultados. Quando a gestão conta com a devida orientação para lidar com eventualidades comuns no mundo dos negócios, a tendência é que elas não causem tantos problemas e a companhia tenha como crescer de acordo com o planejado.

Além disso, é preciso também avaliar os impactos no trabalho em equipe, pois quando pode ser aperfeiçoado, naturalmente a empresa se torna um lugar propício para a formação de líderes e profissionais altamente capacitados.

O serviço de mentoria guia os gestores às práticas tidas como mais recomendadas pelo mercado, evitando erros que podem comprometer os processos. Assim, os resultados aparecem de formas diferentes, como na maneira com a qual as equipes são gerenciadas.

Com um gestor preparado e bem orientado, problemas como a ausência de feedback e de treinamentos específicos, por exemplo, podem ser sanados, de modo que a equipe tenha condições para crescer.

Buscando dar ao gestor uma qualificação profissional alinhada à cultura da empresa, será possível otimizar o negócio, eliminando pontos fracos e encontrado soluções específicas para a realidade dela. Essa é uma forma racional para alcançar metas sem ter que lidar com problemas como a alta taxa de turnover.

Quais os impactos na cultura organizacional?

Quando os resultados de uma empresa são insatisfatórios, é necessário rever questões internas, com especial atenção à interação entre os colaboradores. Um mentor pode ser útil nesse sentido, ao apontar alternativas para o trabalho em grupo.

Ele pode oferecer novas ideias para o mentorado, indicando soluções pontuais e também destacando aquilo que pode ser feito em função da cultura organizacional. Esse especialista tem condições de atuar de modo a aprimorar as competências do gestor e dar a ele uma noção de identidade mais forte em relação ao negócio, considerando missão, visão e valores da empresa.

Em resumo, vale a pena pensar na mentoria como uma solução para dar à sua empresa um posicionamento de mercado mais interessante. Contando com especialistas, você pode qualificar os processos e, em função disso, obter melhores resultados.

Ficou interessado? Acha que a mentoria pode ser o que a sua empresa precisa para se destacar no mercado? Então entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This