Plano de sucessão na prática! Veja como desenvolvê-lo em sua organização
Gestão de Pessoas Trabalho

Plano de sucessão na prática! Veja como desenvolvê-lo em sua organização

Top Employers
Escrito por Top Employers

Para se manter em crescimento e competitiva no mercado, é essencial que a sua empresa pense no futuro. Um dos aspectos mais críticos em relação ao sucesso a longo prazo da sua organização está relacionado ao futuro dos seus cargos estratégicos. Isso porque os colaboradores que realizam essas funções atualmente podem se aposentar ou deixar a empresa.

Investir em um plano de sucessão é, portanto, essencial. De acordo com a pesquisa global do Top Employers Institute, quando pensamos em grandes empresas na América Latina e no Brasil, 87% e 84%, respectivamente, delas possuem plano de sucessão para CEO, enquanto esse percentual cresce para 100% e 96% ao se falar em cargos de nível executivo.

Essa ação faz com que a sua organização desenvolva o seu capital humano de maneira mais estratégica, garantindo a continuidade das suas ações a longo prazo. Portanto, entenda agora como desenvolver um plano de sucessão eficaz na sua organização. Confira nossas dicas!

Identifique cargos-chave e competências

O primeiro ponto para o desenvolvimento de um plano de sucessão está relacionado à identificação dos cargos e das funções mais críticas dentro da sua empresa. Mapeie aqueles que são responsáveis pela tomada de decisão mais estratégica e, dessa forma, são mais difíceis de serem substituídos por profissionais sem grande conhecimento sobre a cultura da empresa.

Além disso, realize um mapeamento de competências necessárias para assumir esses cargos. Identifique quais são as habilidades técnicas e competências comportamentais que devem ser desenvolvidas em um colaborador que almeja assumir essa função no futuro.

Mapeie competências dos seus colaboradores

Após o entendimento profundo dos cargos críticos da sua organização, chega o momento de mapear as competências dos seus colaboradores. Entenda quais são os pontos fortes de cada um e o potencial de desenvolvimento. Também busque identificar os pontos críticos que merecem maior atenção em relação a cada um deles.

Com essas informações em mãos você consegue identificar aqueles colaboradores mais aptos a assumir determinados cargos. Com isso, você consegue reconhecer também por quais treinamentos e capacitações esses funcionários precisam passar para efetivamente assumir esses cargos no futuro.

Alinhe o plano de sucessão ao plano de carreira

Criar um plano de carreira na sua empresa é essencial para motivar os seus colaboradores a se desenvolverem e entenderem com profundidade quais são as suas aspirações dentro da sua organização. Porém, o plano de carreira deve estar alinhado ao seu plano de sucessão para garantir a sua eficácia.

Além disso, essa ação permite que você alinhe os objetivos pessoais de carreira de cada um dos seus colaboradores aos objetivos estratégicos da sua empresa. Investir no crescimento do seu capital humano é essencial para manter os talentos na sua empresa e reduzir os índices de turnover.

Promova treinamentos

Coloque o plano de sucessão e os planos de carreira em prática promovendo treinamentos e capacitações adequadas aos seus colaboradores. Praticamente todas as maiores empresas brasileiras investem em treinamentos para ajudar os seus colaboradores a colocar em prática o seu plano de carreira.

Além disso, a capacitação garante que o seu colaborador esteja apto a assumir cargos de maior responsabilidade quando for necessário. Dessa forma, a transição fica mais sutil e impacta de maneira mais tênue o andamento das tarefas e os resultados da sua empresa.

Avalie e ajuste o plano de sucessão

É essencial rever o plano de sucessão com periodicidade e ajustá-lo às necessidades atuais da sua organização. Com isso, você garante que o seu planejamento esteja sempre alinhado aos seus objetivos estratégicos e atualizado em relação à realidade da sua empresa.

Portanto, a criação de um plano de sucessão bem definido garante a longevidade e competitividade da sua organização a longo prazo. Sendo assim, invista nesse planejamento hoje mesmo!

Entre em contato com o Top Employers Institute agora mesmo e veja como a nossa certificação pode te ajudar a repensar o plano de carreira e sucessão da sua empresa!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This