O que fazer para fortalecer o EVP de uma organização?
Cultura Organizacional

O que fazer para fortalecer o EVP de uma organização?

Top Employers
Escrito por Top Employers

Você quer que a sua empresa seja referência de mercado, investindo em um diferencial competitivo para a sua organização. Mas você sabia que o posicionamento de marca interno, ou seja, para os seus colaboradores, é tão importante para o sucesso do seu negócio quanto o externo?

Entenda neste artigo o que é o EVP (Employee Value Proposition) e como fortalecer esse aspecto na sua empresa!

O que é o Employee Value Proposition (EVP)

O EVP, que pode ser traduzido como Proposta de Valor de Emprego, é o que a sua empresa efetivamente oferece aos seus colaboradores em troca do seu trabalho e dedicação. E aqui não se fala apenas em salário ou benefícios, mas também deve se considerar o clima organizacional, relacionamento com superiores, plano de carreira, proposta de desenvolvimento pessoal e profissional, além da cultura da empresa.

A importância do EVP para o seu negócio

Investir no EVP lhe ajuda a atrair profissionais talentosos e alinhados aos valores da sua empresa, uma vez que a marca empregadora é reconhecida pelo mercado. Você cria um diferencial para a sua empresa a partir do momento que os maiores talentos do mercado desejam fazer parte da equipe.

Além disso, esse processo aumenta a motivação dos funcionários atuais, uma vez que o retorno sobre o trabalho realizado fica mais explícito. Com isso, os colaboradores ficam mais engajados nas atividades e dispostos a dar o melhor de si para aumentar os resultados.

Fortalecer o EVP é considerado como uma das práticas de excelência em gestão de pessoas. Um estudo realizado pelo Top Employers Institute em 2018 indica que 77% das empresas da América Latina premiadas como referência em práticas de RH definem de maneira consistente o EVP da organização.

A diferença entre EVP e Employer Branding

Muitas pessoas confundem o Employee Value Proposition com o Employer Branding. O EVP está relacionado à experiência que você quer oferecer aos seus colaboradores. Já o Employer Branding é a reputação da sua empresa como empregadora, diante dos seus colaboradores e profissionais de mercado.

Portanto, ter um EVP claro tem impacto positivo no Employer Branding, mas esses conceitos são distintos entre si.

4 dicas para investir no EVP no seu negócio

1. Entenda a percepção atual  

Consciente ou não, a sua empresa está construindo uma marca empregadora perante os seus colaboradores. Portanto, antes de efetivamente definir e colocar em prática o seu EVP, é importante que você recolha dados sobre a imagem atual da organização diante dos profissionais empregados.

Além disso, você pode pedir feedback sobre pontos de atenção do ambiente organizacional, necessidades e aspirações dos colaboradores e o que seus talentos valorizam na hora de buscar uma experiência profissional. Tudo isso servirá para que você estruture um EVP coerente e conectado à realidade de mercado.

2. Defina qual é o EVP ideal para sua empresa

Com os dados em mãos, é o momento de definir qual a imagem que sua empresa quer passar, qual tipo de experiência interna quer oferecer aos funcionários. Lembre-se de que o seu EVP deve criar um diferencial, além de ser coerente com as aspirações dos seus talentos e valores e cultura da sua empresa.

3. Planeje e coloque em prática

Crie planos de ação e defina prazos para colocá-los em prática. O seu EVP pode trazer mudanças ambientais e culturais para sua empresa. Dessa forma, é essencial que você planeje com cuidado cada um dos próximos passos.

4. Colha feedback e ajuste

Durante a implementação do EVP é essencial que você recolha feedback com os seus colaboradores para garantir que as ações estão gerando os efeitos desejados. Caso encontre falhas, é importante que reveja o planejamento e realize ajustes.

Portanto, com este artigo você percebeu a importância do investimento em um Employee Value Proposition, ou EVP, sólido e consistente para a sua empresa. Comece hoje mesmo a planejar os próximos passos para criar um diferencial e, com isso, potencializar seus resultados.

Agora, veja como uma certificação independente pode contribuir para o EVP da sua empresa!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This