O que é fit cultural e por que ele é importante?
Cultura Organizacional

O que é fit cultural e por que ele é importante?

Top Employers
Escrito por Top Employers

As discussões sobre a importância do fit cultural vêm se tornando uma tendência nas empresas. Trata-se de um atributo que chama a atenção dos gestores em virtude de seu impacto nos principais indicadores de recursos humanos.

Então, é recomendável que os profissionais busquem informações atualizadas sobre esse critério de avaliação de pessoas, pois ele tem se revelado um quesito essencial para o sucesso dos recrutamentos das organizações de hoje.

Neste texto, elaboramos um guia com os principais elementos para que você conheça e entenda a relevância de considerar o assunto na sua empresa. Não deixe de conferir!

O que é fit cultural?

Toda instituição é formada, entre outras coisas, por um conjunto de valores, ideais, crenças, hábitos e costumes estabelecidos. A chamada cultura organizacional é o contexto em que os profissionais estarão inseridos e ao qual eles precisam se adaptar.

Ocorre que os colaboradores podem apresentar diferentes graus de compatibilidade com o jeito de ser da empresa. Essa aderência — entre os traços culturais da instituição e os da pessoa — é o que se denomina fit cultural.

Para medir o encaixe de valores e princípios, é importante considerar como a cultura organizacional se manifesta em relação aos diferentes cargos da organização. Isto é, as circunstâncias podem alterar ligeiramente as exigências de uma função.

Por exemplo, uma empresa caracterizada por ser jovem, dinâmica e extrovertida pode não ver esses atributos em sua máxima potência no time de contadores. No entanto, é bem verdade que, em contraste com uma instituição mais tradicional, é possível que tais características sejam notadas em alguma medida.

Consequentemente, os profissionais de RH devem pensar o perfil de cada vaga, ponderando a relação entre a cultura organizacional e as condições específicas do cargo. Só assim é possível encontrar as características que se ajustam perfeitamente a cada contexto.

Qual a importância do fit cultural?

A importância do fit cultural pode ser analisada do ponto de vista da empresa ou do colaborador. Isso porque um descompasso de valores e crenças acaba prejudicando a relação para ambos.

Para a primeira, o problema está relacionado a aspectos como engajamento, rendimento, preservação do ambiente de trabalho e manutenção de padrões éticos de conduta. Resumidamente, o valor entregue para a organização não será condizente com as necessidades e expectativas.

Já o segundo sofrerá o impacto nos incentivos para realizar um bom trabalho. Afinal, o profissional desalinhado dedica seu tempo e esforço para atividades em que não acredita, em um contexto que não lhe é agradável. Logo, o dia a dia na empresa é um grande fardo sobre os seus ombros. 

Sendo assim, a relação caminhará para o desgaste mútuo, porque empresa e colaborador não falam a mesma língua. Por isso, o melhor é adotar medidas efetivas para desenvolver um quadro de profissionais alinhados com a cultura organizacional.

Como desenvolver o fit cultural na empresa?

O desenvolvimento do fit cultural ocorre quando o RH e a gestão de pessoas assumem a procura e o aperfeiçoamento desse atributo como uma de suas estratégias. Com efeito, forma-se um novo critério para orientar as práticas internas. Exemplos bastante ilustrativos são os seguintes. Confira!

Recrutamento e seleção de pessoas

O fit cultural pode ser um parâmetro para a escolha de profissionais. Assim, os mais identificados com os valores da empresa ganhariam pontos na disputa, e os demais poderiam ser, até mesmo, eliminados.

Nesse sentido, as técnicas de seleção serviram como instrumento para identificar as características de cada profissional. Por exemplo, as questões de uma entrevista ou uma prova situacional podem ser elaboradas para separar as pessoas mais aderentes à cultura da empresa.  

Avaliação de equipe

Essa compatibilidade também pode ser analisada nas pessoas que já atuam em uma organização. Com o passar do tempo, é natural que haja mudanças nas características dos colaboradores, ampliando ou reduzindo o fit cultural.

Endomarketing

Uma das funções do marketing interno é melhorar a relação entre colaboradores e cultura organizacional. Por isso, as práticas da área estão frequentemente voltadas para que as pessoas adiram aos valores e crenças da organização.

Plano de cargos e salários

O fit cultural também pode ser um critério para o acesso aos cargos, especialmente às funções de chefia. Isso porque, se os líderes não estão alinhados com os valores da empresa, ficará difícil exigir um comportamento diferente das equipes.

Quais são os benefícios do fit cultural?

As práticas que buscam maior compatibilidade de valores podem trazer benefícios para a empresa, tanto em relação ao desempenho dos recursos humanos como à consolidação de elementos da cultura organizacional. Veja 5 efeitos relevantes.

Manter o foco no culture code

Ao pensar em um negócio, os gestores têm uma visão sobre quais devem ser os valores, crenças, ideais, hábitos e costumes da organização. Não ao acaso, a aplicação do fit cultural facilita que esses princípios norteadores sejam concretizados, deixando a cultura organizacional mais próxima das expectativas.

Ir além do entusiasmo

Muitas vezes, a vontade demonstrada pelo candidato pode ocultar considerações mais profundas sobre se ele, de fato, tem o perfil para a vaga. Logo, a aplicação do fit cultural às técnicas de seleção permite que se faça uma verificação mais criteriosa.

Enriquecer o banco de dados    

Com a repetição das técnicas de seleção, gradualmente a organização formará um banco de dados com as características dos profissionais. Esse pode ser usado em processos futuros, porque o candidato pode não se adaptar à função “A”, mas ser o ideal para a “B”.   

Produzir a sensação de pertencimento

Dessa compatibilidade de crenças e valores, nasce a ideia de colaboradores que “vestem a camisa” da organização e realmente sejam colaboradores engajados. A sensação de pertencimento é um forte elemento de motivação e engajamento dos profissionais; logo, um benefício importante. 

Melhorar indicadores de RH

Um último ponto importante é a melhoria do desempenho do conjunto de colaboradores, além dos indicadores-chave, como turnover, absenteísmo e clima organizacional.

Sendo assim, aplique o fit cultural na sua empresa e busque um aprimoramento constante dessa compatibilidade de valores, crenças, costumes e demais características entre organização e colaborador.

Se você gostou do conteúdo, assine nossa newsletter para se manter atualizado com os principais temas de RH e gestão de pessoas!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This