O que é EVP e como usá-lo a favor da sua empresa?
Gestão de Pessoas

O que é EVP e como usá-lo a favor da sua empresa?

Top Employers
Escrito por Top Employers

Você quer atrair os melhores talentos do mercado para dentro da sua organização. Além disso, quer manter os colaboradores na empresa, criando um ambiente que gere motivação, satisfação e engajamento para a equipe. Mas, você sabe como fazer isso? Já ouviu falar em EVP e entende como esse conceito pode lhe auxiliar nessa tarefa? Se não, está na hora de descobrir!

Leia este artigo e entenda tudo sobre o Employee Value Proposition — o EVP — e descubra como potencializá-lo em seu negócio!

O que é o EVP?

EVP é a sigla para Employee Value Proposition que, traduzida do inglês, é a proposta de valor que o seu negócio oferece para o funcionário. Esse conceito remete a uma estratégia de fortalecimento da sua marca como empregadora por meio de vantagens que fazem com que os profissionais do mercado, assim como os seus colaboradores internos, se interessem por fazer parte e se manter na organização.

Dessa forma, o EVP integra diversas ações relacionadas a salário, benefícios, cultura organizacional, clima e ambiente de trabalho da empresa, além de possibilidades de desenvolvimento e crescimento dentro da organização. Esses elementos chamam a atenção dos talentos do mercado e, com isso, despertam o desejo por trabalhar no seu negócio.

Querendo ou não, a sua empresa possui um EVP próprio. Ele está relacionado aos motivos que fazem com que os seus colaboradores queiram ingressar e permanecer na empresa. Porém, ter consciência desses aspectos e construir um EVP sólido pode trazer uma série de vantagens para a sua empresa. Descubra agora quais são elas!

Quais as vantagens de possuir um EVP sólido?

Existem diversos benefícios relacionados à construção de um EVP sólido para a sua empresa. Entenda agora cada uma delas!

Melhora a reputação da sua marca como empregadora

Investir em um EVP sólido faz com que a sua empresa crie uma boa reputação como marca empregadora no mercado. Isso significa que os profissionais passam a ver a organização como um bom local para trabalhar, enxergando todas as vantagens e benefícios que você oferece aos seus colaboradores.

Ajuda na atração e retenção dos melhores talentos do mercado

Para gerar bons resultados e se destacar perante as concorrentes, é essencial que a sua empresa conte com bons colaboradores, que agreguem valor ao negócio. Investir no seu EVP potencializa esse processo, aumentando a probabilidade de que você retenha talentos na empresa.

Além disso, quando você cria um EVP forte para o seu negócio, você é capaz de atrair os profissionais com o perfil que você deseja para a sua empresa. Dessa forma, o recrutamento e seleção da organização melhoram em relação à qualidade e acerto, atraindo mais candidatos de qualidade para o processo.

Aumenta a motivação e engajamento dos colaboradores

Investir em um time satisfeito, motivado e engajado nas atividades gera melhores resultados para o seu negócio. E é exatamente isso que um EVP sólido proporciona!

Ao criar benefícios alinhados às necessidades e desejos dos seus colaboradores, você cria também um ambiente de trabalho mais agradável e estimulante. Com isso, você é capaz de aumentar os índices de motivação e engajamento, potencializando os resultados gerados pela sua equipe.

Reduz o índice de turnover da empresa

Quando os seus colaboradores enxergam os benefícios em fazer parte da empresa, eles possuem menos chances de trocar a organização por outra. Dessa forma, ao investir no EVP do negócio você é capaz de reduzir os índices de turnover, que trazem tantos prejuízos para a organização.

Como trabalhar o EVP da sua empresa?

Agora que você já sabe todos os benefícios que um EVP sólido pode gerar para a sua empresa, é hora de entender a melhor forma de trabalhar o Employee Value Proposition do negócio. Continue a leitura e descubra algumas dicas para cumprir esse objetivo!

Entenda quais são os desejos e necessidades dos seus colaboradores

O primeiro passo para trabalhar o seu EVP de maneira adequada é entender quais são as principais necessidades e desejos dos seus colaboradores dentro da empresa. Isso porque é essencial que você crie vantagens e benefícios alinhados ao que os seus colaboradores desejam, de forma a agregar valor às suas estratégias.

Portanto, faça uma pesquisa com os colaboradores da empresa e entenda o que falta para que eles valorizem ainda mais a organização. A partir disso, estabeleça prioridades e crie planos de ação para proporcionar benefícios que impactem positivamente o clima e a cultura da empresa.

Propague a cultura da empresa

Investir na comunicação interna também é uma ótima forma de trabalhar o EVP da organização. Para isso, é necessário que você entenda muito bem a cultura interna da empresa, assim como sua missão, visão e valores. A partir disso, invista na propagação desses elementos, gerando alinhamento entre a equipe e potencializando o fit cultural entre os seus funcionários e a empresa.

Invista no desenvolvimento e crescimento da equipe

Os profissionais da atualidade não visam apenas altos cargos e salários. Além disso, grande parte dos colaboradores da sua empresa pode valorizar — e muito — o investimento que a organização faz no seu crescimento e desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional.

Portanto, crie planos de carreira e de desenvolvimento individual para as suas equipes. Além disso, invista em treinamentos e capacitação para o time de acordo com as necessidades da empresa como um todo e das equipes.

Cogite a criação de jornadas flexíveis

Conseguir conciliar a vida pessoal e profissional também é um desejo dos profissionais da atualidade. Uma das formas de proporcionar isso para os seus colaboradores é por meio da criação de jornadas flexíveis.

Estude a possibilidade de dar essa opção aos seus colaboradores e converse com a equipe sobre o interesse dos funcionários nesse tipo de jornada. Você pode investir, inclusive, no home office, seja apenas durante um ou dois dias da semana ou de forma integral, dependendo da capacidade da sua empresa e desejo dos seus colaboradores.

Criar um EVP sólido é uma das tendências de gestão de pessoas da atualidade. Isso porque essa estratégia oferece uma série de benefícios para os colaboradores que têm impacto positivo na sua empresa como um todo.

Se você ficou interessado em saber mais sobre como fortalecer o EVP do negócio, aproveite para ler o nosso próximo artigo e adquira ainda mais conhecimento sobre o assunto!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This