O que é a assessment? Descubra aqui!
Gestão de Pessoas

O que é a assessment? Descubra aqui!

Top Employers
Escrito por Top Employers

Uma boa gestão de pessoas está diretamente relacionada ao quão bem você conhece seus colaboradores. Isso porque, para escolher as melhores estratégias a serem utilizadas, é preciso entender quais são as principais potencialidades de cada um, o que motiva o time e faz com que a equipe obtenha os melhores resultados — é aí que entra o conceito de assessment.

Ele é uma nova tendência de RH (Recursos Humanos) que está proporcionando grandes resultados para as empresas que adotam essa metodologia. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assessment? Então continue a leitura e descubra em nosso post sobre o assunto!

O que é assessment

O assessment é uma metodologia criada para avaliar os colaboradores e identificar as principais características pessoais de cada um e tendências de comportamento. Ele funciona como um forma de relatório criado a partir de uma série de instrumentos e ferramentas que utilizam dados concretos da equipe para realizar avaliações e previsão de comportamentos.

Isso significa que ele vai além de análises de currículo ou de resultados gerados, unindo informações sobre o que motiva cada um dos profissionais, suas preferências em relação ao trabalho, soft skills predominantes e padrões de comportamento.

Dessa forma, é possível traçar um perfil completo de cada membro da equipe — ou de candidato à processo seletivo — com informações sutis e profundas que podem embasar as decisões e estratégias do setor de RH da empresa.

Os principais objetivos do assessment

Fornecer dados concretos e confiáveis para que a área de gestão de pessoas tome decisões sobre processos e estratégias a serem utilizadas é o principal objetivo do assessment. Ou seja, essa metodologia transforma dados brutos, que estão disponíveis para análise no dia a dia da empresa, em informações úteis para uma atuação estratégica do setor de RH.

No entanto, saiba que ele vai muito além disso. O assessment também tem como objetivo a melhoria da capacidade de autoconhecimento dos profissionais. Com o relatório em mãos, cada colaborador passa a entender melhor o próprio comportamento, se empoderando e tornando responsável pelo próprio desempenho e desenvolvimento.

Os tipos de assessment

Existem 3 tipos principais de assessment que são utilizados pelas empresas. Cada um deles tem características específicas, então, continue com a leitura e confira.

Pessoal

Você já sabe que as competências técnicas não são as únicas responsáveis pelos bons resultados de um colaborador na empresa. Para entender o que motiva cada um e as características que fazem com que o profissional tenha um alto rendimento, é importante ter acesso às suas competências comportamentais e características de personalidade.

Esse é o propósito do assessment pessoal, um tipo de avaliação focada exatamente nas soft skills e na avaliação de padrões comportamentais da equipe. Com ele, é possível identificar elementos como a resistência à frustração, resiliência, capacidade de comunicação, entre outras.

Além disso, é possível entender quais funções e atividades são as mais indicadas para cada um dos colaboradores do negócio, assim como quais são os treinamentos necessários para que ele gere ainda mais resultados.

Cultural

Crenças pessoais, valores, objetivos e propósito: tudo isso também influencia o trabalho de cada um dos colaboradores da empresa. E o responsável por identificar essas características é o assessment cultural.

É por meio dele que você consegue identificar o fit cultural do colaborador — ou dos candidatos de um processo seletivo — com o negócio. Além disso, descobre-se pistas sobre quais são os propósitos e objetivos de cada membro da equipe, o que permite a criação de ações de motivação voltadas para esses elementos específicos, melhorando o desempenho e produtividade do time.

Para desempenho

Por fim, o último tipo de assessment utilizado pelas empresas é o orientado para a produtividade e desempenho dos colaboradores. Aumentar a produtividade da equipe é um dos objetivos de qualquer gestor. Porém, para realizar essa tarefa, é importante entender quais são os elementos que impactam essa variável de forma a criar planos de ação específicos e eficientes.

Portanto, esse tipo de assessment identifica qual a produtividade de cada um dos colaboradores individualmente e enquanto time. Além disso, ele gerará indícios do que está influenciando esses resultados e quais sãos as ações que você deve tomar para melhorá-los.

As metodologias de assessment e como implementá-lo

É necessário entender quais são as metodologias para que você escolha as melhores táticas para a sua empresa e implemente o processo com eficiência. Para o assessment pessoal, você pode utilizar ferramentas como o planejamento de carreira e plano de sucessão, por exemplo.

Já para o segundo tipo, existem as opções de utilizar um diagnóstico de valores, por meio de escalas validadas cientificamente ou outras ferramentas de acesso ao fit cultural da equipe. Por fim, para o assessment de desempenho, você pode utilizar o mapeamento de competências ou indicadores de resultados.

Para implementá-lo é preciso, em primeiro lugar, escolher metodologias adequadas e criar um cronograma de implementação. Além disso, você pode contar com o auxílio da tecnologia, utilizando softwares específicos para avaliação do comportamento e resultados dos colaboradores.

As medidas de assessment devem ser periódicas e os resultados precisam ser analisados para que você gere um relatório individual para cada membro da equipe. Além disso, é preciso criar uma cultura de feedback com os colaboradores, repassando todos os dados levantados durante o processo.

Com esses dados em mãos, é hora de criar planos de ação para melhorar os indicadores de RH da sua empresa com base nas informações de assessment. Você pode, por exemplo, identificar um colaborador que se adequa melhor a uma outra função e realizar a realocação da equipe. Ou talvez, descubra que o time precisa de um treinamento específico para melhorar a produtividade ou o fit cultural, podendo ministrá-lo. 

O assessment é uma nova tendência de RH que vem ganhando espaço no que se refere a tornar o setor cada vez mais estratégico. Portanto, considere a opção de utilizá-lo na sua empresa e aproveite todos os benefícios que ele pode trazer, tanto para a equipe quanto para o negócio como um todo.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba mais novidades diretamente no seu e-mail.

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This