O poder do benchmarking nas organizações!
Trabalho

O poder do benchmarking nas organizações!

Top Employers
Escrito por Top Employers

Quer melhorar os seus processos e garantir a eficiência e sucesso do seu negócio, mas falta inspiração na hora de inovar e fazer diferente dentro da empresa? É exatamente aí que entra o benchmarking!

Mas você sabe o que é isso? Entende a importância desse processo para o seu negócio? Sabe como fazer um benchmarking eficiente e o que pode lhe ajudar nessa tarefa?

Então leia este artigo completo e descubra o poder desse processo nas organizações.

O que é o benchmarking?

O benchmarking é um termo em inglês que significa, em tradução literal, avaliação comparativa. Ele se refere a um processo de pesquisa e troca de informações com outras empresas sobre produtos, práticas, processos e metodologias, com a finalidade de gerar insights de melhorias para o seu próprio negócio.

Esse processo é muito atrelado à pesquisa em relação aos concorrentes da empresa. Isso significa que muitos empresários e CEOs buscam informações sobre como as outras organizações do mesmo segmento realizam seus processos ou formulam os seus produtos de forma a entender como a empresa pode melhorar o seu posicionamento no mercado.

Porém o benchmarking vai muito além disso! Ele é uma ferramenta de disrupção, de rompimento com o que já é conhecido e familiar. Dessa forma, você pode buscar ideias em empresas de diversos segmentos para pensar fora da caixa na hora de inovar dentro do seu próprio negócio.

Por que é importante realizá-lo?

O benchmarking é um processo muito importante para a gestão, tomada de decisão e inovação da empresa. Isso porque, em primeiro lugar, ele permite comparar os seus processos e produtos com os das outras empresas. Ou seja, por meio do benchmarking é possível avaliar o seu posicionamento no mercado e quais são os principais pontos de melhoria para o seu negócio.

Além disso, permite a tomada de decisões mais eficientes sobre o futuro da sua empresa. Isso porque você é capaz de identificar as principais métricas e indicadores que são utilizados pelas organizações ao seu redor. Dessa forma, você entende o que realmente deve ser priorizado dentro da sua empresa e quais são as ferramentas que efetivamente demonstram o sucesso do negócio.

Por fim, o benchmarking aumenta o potencial de inovação. Ao conversar com outros gestores ou realizar pesquisas sobre as práticas das empresas que são referência, fica mais fácil identificar formas diferentes de resolver problemas e transpor obstáculos. Com isso, você sai do ciclo de tentativa e erro e passa a se basear em práticas que já deram certo para outros negócios.

Quais os benefícios do benchmarking?

Existe uma série de benefícios na realização do benchmarking. Descubra agora alguns deles.

Muda o mindset da sua equipe

Quando se realiza um benchmarking eficiente, novas perspectivas para o negócio se abrem. Dessa forma, você é capaz de fazer transformações e mudanças tanto nos processos quanto no mindset da equipe como um todo em torno dos seus objetivos estratégicos.

Promove melhoria contínua

Ao realizar um benchmarking você entra em contato com novas formas de executar os seus processos e resolver problemas. Isso permite repensar o seu negócio como um todo e investir na melhoria contínua dos processos e produtos.

Gera conhecimento

O benchmarking aumenta o seu conhecimento tanto sobre práticas internas quanto sobre o mercado ao seu redor. Dessa forma, ele pode servir como uma maneira de desenvolvimento do seu time e do negócio de maneira geral.

Potencializa os seus resultados

Com um processo de benchmarking eficiente e contínuo você agrega processos eficientes à sua empresa. Com isso, potencializa os seus resultados, ganhando vantagem competitiva perante o mercado.

Como fazer um benchmarking eficiente?

Diante de tantos benefícios, fica evidente a importância e o valor do benchmarking para o seu negócio. Porém, para implementá-lo com eficiência, é importante que você siga algumas etapas e tenha atenção a alguns pontos-chave. Veja!

Selecione métodos de coleta de informações

Existem várias formas de coletar informações para um benchmarking eficiente. Você pode comparecer a eventos e trocar experiências com gestores de outros negócios. Além disso, com a internet, você tem uma infinidade de informações sobre processos inovadores que podem servir de base para sua empresa.

Faça e pesquisa e analise os dados obtidos

Após a definição dos métodos de coleta de dados, coloque o benchmarking em prática. É importante lembrar que é essencial estar com a mente aberta a novas ideias.

Afinal, você entrará em contato com uma série de práticas e processos diferentes dos seus e, dessa forma, precisa estar disposto a analisar essas ideias e verificar a possibilidade de implementá-las na sua empresa.

Crie e implemente planos de ação

Para ser efetivo, o benchmarking também precisa sair do papel e se transformar em ações para a sua empresa. Portanto, avalie os novos processos e as mudanças que podem ser implementadas no seu negócio e crie planos de ação para colocá-las em prática.

Nessa etapa é importante entender que isso não significa copiar produtos e processos de outras empresas. É possível utilizar as informações coletadas e analisadas para buscar maneiras para melhorar o seu negócio.

Sendo assim, revise o que você encontrou durante a sua pesquisa e identifique as ações que podem ser modificadas e incorporadas à realidade da sua empresa.

Mensure os resultados e ajuste o planejamento

O benchmarking é um processo contínuo que deve gerar resultados mensuráveis para o seu negócio. À medida que for implementando as mudanças, aproveite para mensurar indicadores que demonstrem a efetividade do processo na sua empresa. A partir desses dados, faça revisões no planejamento, caso seja necessário.

Também invista na realização de novos benchmarkings com outras empresas. Com isso, você é capaz de realizar a melhoria contínua do seu negócio ao longo do tempo.

Como a certificação Top Employers pode contribuir para um benchmarking mais aprofundado?

A certificação Top Employers pode ser uma grande aliada do benchmarking da sua empresa, já que ela está presente em 115 países e tem mais de 1400 empresas certificadas.

Dessa forma, ao participar do processo de certificação, você entra em contato com dados concretos e informações com evidências bem sustentadas sobre as práticas das grandes empresas do mercado. Portanto, existirá uma grande base comparativa para sugestões de melhorias para o seu negócio.

Além disso, com essa certificação é possível realizar um benchmarking que sai do nível local para investir em um processo em nível global. Você passa a entender as melhores práticas das empresas do mundo todo e amplia a sua visão de mercado.

Investir em um processo de benchmarking eficiente para a sua empresa pode ser uma ótima forma de potencializar os resultados do seu negócio. Nesse aspecto, a certificação Top Employers se mostra como uma grande aliada, permitindo que você tenha acesso a dados consistentes das melhores práticas globais.

Entre em contato com o Top Employers Institute agora mesmo e descubra como se certificar!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This