Jornada de trabalho flexível: quais os benefícios para empresa?
Recursos Humanos

Jornada de trabalho flexível: quais os benefícios para empresa?

Top Employers
Escrito por Top Employers

Cada vez mais, as empresas estão colhendo os frutos de adotar uma jornada de trabalho flexível! Ela se fez necessária porque o perfil dos profissionais que entram no mercado de trabalho e passam a fazer parte da sua equipe mudou ao longo do tempo.

A imagem do workaholic caiu por terra e, hoje, os colaboradores valorizam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a autonomia na hora de realizar tarefas e entregar resultados.

Continue a leitura e descubra como ela funciona e os benefícios para os colaboradores e a empresa como um todo.

O que é uma jornada de trabalho flexível

A jornada de trabalho flexível consiste em um regime no qual as empresas deixam de determinar um horário específico para a entrada e saída dos colaboradores. Ou seja, o horário tradicional de trabalho, de 8h às 18h, é abolido, sendo que o profissional pode escolher o melhor momento para chegar e para deixar a empresa, assim como quando fazer pausas para refeições.

O que pode ser visto na realidade de empresas que adotam essa modalidade de trabalho são situações muito diferentes entre si, dependendo da cultura de cada uma e das demandas da área de atuação.

Algumas organizações escolhem exigir as tradicionais 8 horas de trabalho diárias, sendo que o colaborador pode escolher a melhor forma de cumpri-las.

Porém, há empresas que preferem não estabelecer um período de trabalho, controlando as atividades de acordo com metas e prazos que são estabelecidos em conjunto com os colaboradores. Dessa forma, o funcionário pode cumprir, em uma mesma semana, 6 horas de trabalho em um determinado dia e 10 horas em outro, chegando às 44 horas semanais ao final.

Além disso, ainda há a possibilidade de instituir o home office, no qual o colaborador trabalha da própria casa, ou em outro local de acordo com as preferências pessoais. Nessa modalidade de jornada de trabalho flexível, a empresa dá suporte aos colaboradores online, sem necessidade de deslocamento físico para o local de trabalho.

Motivos para adotá-la

Independentemente da modalidade de trabalho escolhida, a jornada flexível traz uma série de benefícios para a empresa. Descubra agora os principais deles:

Redução dos custos da organização

Quando se adota a jornada de trabalho flexível, torna-se capaz de reduzir uma série de custos para a empresa. Isso porque os colaboradores têm maior liberdade para escolher o melhor momento para chegar e deixar a empresa, reduzindo o número de horas extras que deveriam ser pagas à equipe.

Além disso, caso escolha pela modalidade de home office, você ainda reduz os custos com transporte do colaborador e contas da empresa, como água, luz e outras! Você pode, também, reduzir o espaço físico da organização, economizando com aluguel e outros gastos relacionados.

Diminuição do número de atrasos e faltas

Quando você adota a jornada flexível, o colaborador escolhe quando chegar à empresa. Dessa forma, ele não está mais sujeito a atrasos, uma vez que pode compensar o tempo gasto com imprevistos no final do expediente.

Além disso, as faltas também são reduzidas, uma vez que a equipe consegue gerenciar seu tempo da melhor forma possível, conciliando atividades pessoais e profissionais sem necessidade de faltar ao trabalho.

Melhoria do ambiente de trabalho

A jornada de trabalho flexível oferece autonomia aos colaboradores, os quais tornam-se capazes de gerenciar o tempo de acordo com as próprias necessidades. Dessa forma, quando eles chegam à empresa, estão mais motivados e felizes, uma vez que a vida pessoal e a profissional ficam mais equilibradas.

Isso melhora o ambiente de trabalho e o clima organizacional como um todo, permitindo a criação de um local adequado para a geração dos melhores resultados.

Aumento da produtividade da equipe

Com a melhoria do ambiente organizacional e de seu clima, devido à jornada de trabalho flexível, os seus colaboradores geram mais e melhores resultados para a empresa. Mas não é só por isso que essa mudança pode aumentar a produtividade da sua equipe!

Um outro impacto positivo está relacionado às particularidades na forma de trabalho de cada membro da sua equipe. Cada colaborador trabalha melhor em um determinado horário do dia, dependendo das suas características biológicas e psicológicas. Portanto, com a jornada flexível, eles podem se adequar a essa característica individual, melhorando os resultados gerados.

A jornada de trabalho flexível aumenta a satisfação do time 

satisfação da equipe com a empresa é muito importante para os bons resultados da organização. Afinal, quanto mais satisfeitos, maior é o engajamento e a motivação dos colaboradores, assim como as entregas realizadas por eles. A adoção da jornada de trabalho flexível pode ser uma aliada gigante nesse aspecto.

Quando você dá autonomia ao time para que os profissionais decidam a melhor forma de realizar as atividades, eles se sentem mais satisfeitos uma vez que percebem a confiança depositada neles. Dessa forma, a relação do colaborador com a empresa sofre impactos positivos.

Além disso, eles são capazes de adequar o horário de trabalho às suas necessidades pessoais. Dessa forma, conseguem atingir o equilíbrio entre as esferas pessoal e profissional e melhorar a qualidade de vida como um todo. Eles também passam a possuir mais tempo livre para lazer, família e amigos e, tudo isso, aumenta a satisfação do profissional com a empresa.

Dicas para implementá-la

Agora que você já conhece os benefícios da jornada de trabalho flexível para os colaboradores e a empresa, você ficou com vontade de colocá-la em prática na sua organização, não é mesmo? Por isso elaboramos 3 dicas essenciais para realizar essa tarefa:

Planeje a mudança

Toda mudança na organização da empresa exige planejamento. Portanto, antes de implementar a jornada de trabalho flexível, faça um planejamento de aplicação dessa modalidade, criando etapas para que a transformação seja gradual e tranquila.

Colha feedbacks constantemente

Entenda o posicionamento da sua equipe quanto à jornada de trabalho flexível e busque entender se esse é um interesse dos colaboradores.

Caso identifique que sim e siga com a implementação da mudança, não deixe de colher feedbacks periodicamente a fim de garantir que os objetivos foram atingidos e investir na melhoria contínua da empresa.

Seja realista

Não adianta dizer que a jornada de trabalho é flexível se a maioria da empresa precisa estar presente às 8h da manhã e só pode deixar a organização às 18h! Portanto, seja realista durante todo o processo e analise a situação concreta da empresa, buscando entender quais são as mudanças que efetivamente podem ser implementadas de acordo com a sua realidade.

Você viu que a jornada de trabalho flexível é uma novidade que chegou com força total às organizações! Considere a adoção dessa nova modalidade também no seu negócio e aproveite todos os benefícios que ela vai gerar para a sua empresa.

E que tal aproveitar para nos seguir nas redes sociais e, assim, ficar sempre por dentro de todas as nossas atualizações? Estamos no Facebook, no Linkedin e no Instagram!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This