Gamificação nas empresas: como aplicar ao RH
Gestão de Pessoas

Gamificação nas empresas: como aplicar ao RH

Top Employers
Escrito por Top Employers

Se você deseja melhorar a comunicação interna, promover excelência em treinamentos de equipe e desenvolver habilidades em seus funcionários, temos uma sugestão! Você já ouviu falar sobre os efeitos de apostar na gamificação nas empresas? 

Esse método gera muito mais resultados que modelos tradicionais e trata-se de uma técnica que se usa da inteligência artificial para engajamento, integração, treinamento e alcance de metas no ambiente corporativo. Aprender jogando: isso é o que essa tendência promete, promovendo uma experiência diferenciada e inovadora para a sua equipe.

Ficou curioso? Leia o nosso post completo e saiba como aplicar essa técnica junto ao RH de sua empresa agora mesmo!

Atinja os seus objetivos

A técnica da gamificação tira proveito de uma habilidade natural do ser humano: aprender fazendo, experimentando, testando e se desafiando. A técnica da gamificação vem crescendo: aumentou em 18% nas empresas que possuem o certificado do Top Employes na Espanha. Além disso, 55% das empresas investiram em tecnologias avançadas para esse tipo de simulação.

Diversas empresas utilizam os jogos para atingir alguns objetivos. Entre eles:

  • melhorar a comunicação interna;
  • motivar os funcionários;
  • melhorar o clima organizacional;
  • desenvolver novas habilidades;
  • promover o espírito de equipe;
  • selecionar os melhores candidatos para vagas.

Podemos citar o exemplo da Samsung com o seu programa “Samsung Nation”, que desenvolveu o primeiro website corporativo gamificado. Os clientes se envolvem e competem por diversas recompensas. Para isso, eles precisam assistir aos vídeos, comentar em posts e analisar produtos. Claro, aqui estamos falando do público externo, mas essa também é uma boa estratégia para promover os relacionamentos internos.

Utilize os jogos nos treinamentos

Quando a empresa decide investir em um treinamento para os funcionários, anseia que eles tirem o máximo de proveito dos ensinamentos. Entretanto, sabemos que nem sempre isso não acontece com a eficácia desejada.

Esse desafio pode ser transformado com uma metodologia motivadora com a ação da gamificação. Ela favorece o crescimento de uma maneira única, divertida e enriquecedora.

O recurso é fundamental para o processo de desenvolvimento e instrução dos funcionários. Pesquisas apontam que líderes que participam de treinamentos gamificados costumam ter suas habilidades elevadas.

Aumente o desempenho dos colaboradores

Quando falamos em implantar o processo é necessário ter em mente que é preciso fazer isso de acordo com os seus objetivos. Crie regras e— o mais importante— saiba como monitorar a gamificação nas empresas.

Isso porque, quando você sabe como monitorá-lo, consegue avaliar melhor o desempenho de seus funcionários. Assim, é possível promover um feedback mais rico e com detalhes, pois o processo da gamificação promove a comunicação assertiva e de mão-dupla.

Estimule a competitividade de forma saudável

A gamificação potencializa os relacionamentos entre os funcionários porque os motiva e faz com que eles se sintam engajados com a organização.

Sendo assim, estimula a competitividade entre os grupos, mas de uma maneira saudável: eles precisam cumprir as tarefas do jogo e são estimulados a resolver todos os problemas. Exatamente como acontece em seu dia a dia organizacional.

Trabalhe com rankings e premiações

A tendência dos jogos na educação corporativa é importante para acelerar a memória e o aprendizado. Ela também permite valorizar o empenho, participação, comportamentos e atitudes.

Por isso, para estimular a prática dos jogos é importante trabalhar com rankings e premiações. Assim, os funcionários se sentem mais engajados em obter resultados melhores nos jogos e, consequentemente, na empresa.

Utilize a gamificação em processos seletivos

Quando você cria um processo seletivo diferente dos tradicionais, desperta interesse e curiosidade nos candidatos. E, principalmente, quando se trata de um talento que a sua empresa não pode perder, nada melhor do que impressioná-lo logo nos primeiros contatos, não é mesmo?

A gamificação nas empresas permite que você encante o talento e, mais do que isso, utilize essa ferramenta para testar suas habilidades. Este recurso é uma importante ferramenta tecnológica que foge das práticas tradicionais encantando, treinando e motivando a equipe a obter melhores resultados em suas tarefas cotidianas.

E aí? Você vai implementar a técnica da gamificação em sua empresa? Se o nosso post ajudou a esclarecer as suas dúvidas, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos exclusivos!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This