Fique por dentro das tendências em liderança corporativa até 2025
Trabalho

Fique por dentro das tendências em liderança corporativa até 2025

Top Employers
Escrito por Top Employers

A realidade do mercado está mudando rapidamente, mas isso você já sabe. O que você ainda não sabe é como essas transformações vão influenciar a forma de gerenciar e de liderar os talentos dentro de sua empresa. É exatamente isso que você vai descobrir neste artigo.

Entenda agora quais são as principais tendências em liderança corporativa para criar um diferencial e ter vantagem competitiva em seu negócio!

Descubra como trabalhar com diferentes perfis

As pessoas são diferentes entre si e seus colaboradores também. As organizações estão se tornando cada vez mais abertas à diversidade, contratando colaboradores com perfis complementares para integrar a equipe.

Dessa forma, o líder deve desenvolver a habilidade de trabalhar e gerenciar essa diversidade de competências, características e necessidades que fazem parte da equipe, aproveitando o máximo potencial de cada um dos colaboradores. Assim, você promove um ambiente mais acolhedor e propício ao bom trabalho, potencializando os resultados de sua empresa.

Saiba dar e receber feedback

Os colaboradores estão cada vez mais interessados em se desenvolver e entender seus pontos fortes e fracos para melhorar os resultados gerados. Eles também sentem a necessidade de colaborar com a melhoria da performance de seus líderes, colegas e empresa como um todo.

Dessa forma, os líderes devem saber como dar e receber feedback de maneira eficaz para promover um trabalho de qualidade dentro da empresa. Para isso, promova treinamentos de técnicas de feedback para a equipe, de forma que seus colaboradores e líderes saibam como dar retorno sobre os resultados dos colegas e subordinados com foco no comportamento e não na pessoa como um todo.

Além disso, é importante que os líderes saibam como dar abertura para que os colaboradores forneçam feedback em relação ao comportamento do gestor. Com isso, toda a equipe cresce e se desenvolve em conjunto.

Reconheça os resultados de forma eficaz

Uma das tendências de liderança corporativa é o reconhecimento de resultados como forma de motivar os colaboradores e engajá-los no desenvolvimento das atividades com o máximo de qualidade. Dessa forma, é essencial que os líderes de sua empresa entendam como reconhecer e valorizar o trabalho da equipe com eficácia e eficiência.

Para isso, busque capacitar os gestores para que descubram qual a melhor forma de premiar os colaboradores. Eles têm necessidades e aspirações específicas e entender tais aspectos é essencial para criar estratégias de reconhecimento que gerem resultados reais para o negócio.

Desenvolva inteligência emocional

Deixar os sentimentos de lado e valorizar apenas aspectos objetivos do trabalho são comportamentos dos líderes do passado. Hoje, o mercado valoriza líderes empáticos e que conseguem ajudar na gestão dos próprios sentimentos e dos de sua equipe, valorizando a qualidade de vida no trabalho.

Portanto, inteligência emocional, ou seja, a capacidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e das pessoas ao seu redor, é uma competência extremamente valorizada. A boa notícia é que ela pode ser desenvolvida com a promoção de treinamentos e dinâmicas na empresa.  

Promova a autonomia na empresa

A legislação trabalhista brasileira flexibilizou as relações de trabalho possíveis na empresa. Atualmente há uma regulamentação específica para home office, é permitida a implementação de jornadas flexíveis, entre outros elementos.

Isso é um reflexo de novas exigências do mundo do trabalho em relação à autonomia dos colaboradores. Cada funcionário conta com uma maneira própria de desenvolver suas atividades, assim como um horário no qual eles são mais produtivos. Dessa forma, os líderes mais modernos valorizam a individualidade de cada um dos membros de sua equipe, promovendo a autonomia do colaborador.

Estude qual a melhor forma de implementar essa nova dinâmica de trabalho em sua empresa e incentive os líderes e gestores a fazerem o mesmo. Dessa forma, sua equipe se torna mais produtiva e motivada, além de aumentar os níveis de satisfação com a organização como um todo.

Dê o exemplo

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Esse também é um comportamento dos líderes do passado.

Líderes que geram resultados para o negócio hoje em dia são aqueles que atuam como modelo a ser seguido, dando exemplo de comportamentos e valores que devem ser reproduzidos pela equipe.

Portanto, invista para que os gestores da empresa sejam os maiores exemplos de comprometimento, responsabilidade e geração de resultados de qualidade dentro da empresa. Dessa forma, os colaboradores ganham uma referência a ser seguida, o que aumenta a probabilidade de que eles também se comportem da mesma forma.

Entenda que seus talentos são a principal estratégia do negócio

Seu colaborador é o principal recurso da empresa. É ele que gera os resultados que levam sua organização ao sucesso. Portanto, é importante que os líderes tenham essa consciência e criem estratégias que valorizem seus talentos e potencializem as habilidades e pontos fortes de cada um.

Ter um plano de carreira bem estruturado, entender bem as competências de cada membro da equipe e promover o desenvolvimento contínuo são algumas formas de colocar os talentos no centro da estratégia do negócio.

Humanize o ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho de sua empresa impacta diretamente na qualidade dos resultados gerados pelos colaboradores, assim como na motivação, engajamento e satisfação com a empresa. E, aqui, não se trata apenas do ambiente físico, mas também do ambiente social compartilhado por sua equipe.

Portanto, além de investir na estrutura de sua empresa para criar um ambiente mais leve, descontraído e agradável para o trabalho dos colaboradores, é essencial que os líderes saibam como lidar com o grupo de profissionais que fazem parte da empresa. Ele precisa atuar de forma a melhorar o clima da organização como um todo e mediar possíveis conflitos que possam surgir entre os funcionários.

Entender as principais tendências em liderança corporativa é essencial para que sua empresa se destaque no mercado, tanto como empregadora quanto diante dos clientes. Com essas dicas, você está pronto para desenvolver líderes modernos e alinhados à realidade de trabalho do mundo atual, com habilidade de potencializar os resultados de sua equipe.

Para conhecer mais sobre o assunto, descubra as melhores estratégias para desenvolver liderança com nosso próximo artigo!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This