Entenda a importância de participar de eventos de RH
Recursos Humanos

Entenda a importância de participar de eventos de RH

Escrito por RockContent

Eventos de RH são importantes para promover o desenvolvimento do setor na empresa. É por meio deles que você pode fazer com que seus profissionais evoluam em suas atividades e estejam em dia com as exigências do mercado.

Muito se fala na importância do networking para as mais diferentes áreas, mas é importante destacar que esse tipo de troca de experiências tende a ser muito mais eficaz em ambientes propícios para tanto. Eventos de Recursos Humanos são espaços ideais para o contato direto entre pessoas, apresentação de cases e realização de palestras.

Sendo assim, conheça os eventos mais interessantes para comparecer.

Congressos

A reunião de profissionais que se dedicam a uma determinada atividade é sempre uma oportunidade para fazer networking. Nos congressos, é possível se aproximar dos maiores nomes do mercado, além de se fazer presente entre pessoas que vivem a mesma realidade no dia a dia.

São situações que permitem a formação de parcerias, a assimilação de novas informações e, claro, a abertura para novas ideias. No mundo dos negócios, isso é fundamental. Entre os eventos que merecem destaque estão o Congresso Brasileiro de Liderança e Inovação e o Congresso Brasileiro de Liderança e Gestão de Pessoas.

Especializações

Cursos são excelentes oportunidades. Não apenas em relação ao aprendizado, mas também de aproximação entre as pessoas. Você pode conhecer as habilidades e competências de quem se senta ao seu lado melhor do que participando de congressos, por exemplo, onde o contato é mais imediato.

As empresas podem firmar parcerias com instituições de ensino para viabilizar o crescimento profissional de seus colaboradores. Em uma época em que a tecnologia tem feito a diferença na realidade profissional, os cursos online têm se destacado como soluções acessíveis e de excelente qualidade, gerando integração entre os alunos e permitindo que, mesmo sem sair de casa, eles troquem ideias e aumentem sua rede de contatos.

Assim, tanto no ensino presencial como a distância, as especializações podem ser um instrumento para que o profissional se desenvolva mais.

Palestras

As palestras são oportunidades para que você direcione melhor a sua busca por conhecimento. Comparecendo à apresentação de um profissional específico, a pessoa tem como aprender com aquele especialista. Dependendo da necessidade da empresa, ela pode viabilizar a participação de toda a equipe em um evento dessa natureza, gerando resultados positivos.

As palestras podem ser úteis para questões técnicas, mas ganham destaque também as que trabalham com aspectos como motivação e relacionamento. Questões como o papel do RH estratégico e formas de se lidar com as equipes em um momento de transformação tecnológica são temas que permitem a construção de um setor cada vez mais apto para gerar retorno para as empresas.

Por isso, palestrantes com nome no mercado e credibilidade garantida podem ajudar você e sua equipe a se destacar em sua atividade empresarial. Nomes como Mark Roberge e Laszlo Bock, são apenas alguns exemplos de profissionais que estarão no Brasil em 2019 e que vale a pena gastar um tempo para acompanhar sua apresentação.

Isso faz com que suas ideias e visões de mundo sejam assimiladas mais facilmente. Profissionais brasileiros, como Max Gehringer, Leandro Karnal e Clóvis de Barros, também merecem a atenção de quem pretende aprimorar sua relação no mundo do trabalho.

Workshops

Os workshops são soluções ainda mais específicas do que as palestras. Eles permitem um treinamento mais direcionado, com foco nas demandas das empresas. Ao participar de workshops, o profissional se concentra mais no treinamento. Isso é importante para que seu desempenho no dia a dia seja aperfeiçoado.

Esse tipo de evento, geralmente, acontece com a reunião de um grupo que, além de trocar ideias, busca uma ação mais prática em relação ao que está sendo discutido. Você pode obter, inclusive, a certificação por participar de eventos requisitados no mercado. É o caso das soluções oferecidas pela Top Employers.

Colóquios

Colóquios são eventos onde um grupo determina previamente o assunto a ser discutido e os objetivos dessa atividade. Trata-se de algo delimitado, onde as regras e até o tempo são previamente determinados e impostos para os participantes.

São mais comuns no meio acadêmico, mas também existem no ambiente profissional. Os colóquios podem ser expositivos, que acontecem quando o expositor fala com o público a respeito de determinado tema, ou em forma de mesa redonda, em que todos discutem. A diferença em relação à palestra é justamente a maior rigidez do evento em relação às regras.

É mais comum ver colóquios de RH sendo realizados dentro de universidades, onde tanto alunos quanto profissionais discutem sobre temas relevantes da área. Essa é uma boa maneira de aproximar visões diferentes da profissão, integrando o conhecimento teórico, próprio do ambiente acadêmico, ao conhecimento prático, presente no mercado de trabalho.

Benefícios de participar de eventos

De uma maneira geral, podemos definir três benefícios essenciais para quem se preocupa em sempre acompanhar eventos de RH. O primeiro é a constante atualização. Eventos como congressos são ótimos porque, além de colocarem as pessoas em contato direto, oferecem espaço para a apresentação de ideias e soluções que tendem a impactar o mercado.

Dessa forma, você tem como estar sempre em dia com as novidades e se manter a par das principais demandas da sua área. Outro benefício é o já citado networking, tão importante para que o profissional esteja próximo de seus pares, podendo trocar informações e dar vida a novas ideias.

Uma terceira vantagem é dar visibilidade ao próprio trabalho. Se você tiver uma ideia, pode apresentá-la nos eventos e validá-la diante de um público especializado nesse segmento. Experimente expor o que você pensa e faça desse um meio para atrair pessoas interessadas e gerar credibilidade no mercado. Isso também é útil para o profissional que pretende se destacar.

Essas foram algumas dicas que você pode aproveitar para se tornar cada vez melhor na área ou dar à sua equipe a orientação adequada para tanto. Não perca as oportunidades e avance profissionalmente.

Gostou de saber sobre eventos de RH? Então, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar mais.

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This