Entenda a importância da qualidade de vida no trabalho
Cultura Organizacional

Entenda a importância da qualidade de vida no trabalho

Top Employers
Escrito por Top Employers

Todas as pessoas possuem necessidades e demandas de carreira individuais. Atender a essas expectativas e, com isso, garantir a satisfação dos seus colaboradores com o ambiente de trabalho da empresa é mais do que uma recomendação, mas uma exigência do mercado atual.

Dessa forma, a qualidade de vida no trabalho (QVT) entra como um elemento central desse processo. Ela pode gerar diversos benefícios tanto para sua equipe quanto para a empresa como um todo. Entenda agora o que significa esse conceito, as vantagens de implementar ações de QVT na sua empresa e algumas mudanças que favorecem esse aspecto na organização.

O que é qualidade de vida no trabalho?

Qualidade de vida no trabalho consiste em um conjunto de práticas que visam melhorar o ambiente e as condições de trabalho dentro das empresas. Por meio delas, é possível garantir a saúde física e mental dos colaboradores da organização, assim como atender às diversas necessidades e demandas individuais de cada um deles.

Essas práticas incluem a preocupação com o atendimento das necessidades fisiológicas e de segurança do trabalhador, além do cuidado com o tipo de relacionamento que é estabelecido entre os funcionários. Também estão ligadas à preocupação com o ambiente de trabalho e valorização das necessidades de realização pessoal de seus funcionários.

Quais são os benefícios dessa prática?

Garantir a QVT gera diversos benefícios para os funcionários e também para a organização. No caso do trabalhador, há um aumento da sua satisfação dentro da empresa e com o ambiente de trabalho.

As pessoas passam uma grande parte do seu dia no escritório. Dessa forma, os benefícios da promoção da qualidade de vida no ambiente profissional acabam se estendendo para outras esferas da sua vida, como os relacionamentos pessoais e os momentos de lazer, por exemplo.

Com isso, você aumenta os níveis de felicidade de seus colaboradores, assim como a satisfação com a vida. Isso impacta positivamente o nível de produtividade e a qualidade do trabalho executado por essas pessoas.

Uma pesquisa realizada em 2015 mostrou que a garantia da QVT melhora em 91% o clima organizacional das empresas, além de aumentar em 76% a atração de talentos, 86% a produtividade da equipe e em 70% a sua rentabilidade.

Portanto, fica nítido que garantir a qualidade de vida no trabalho pode se tornar um diferencial para que a sua empresa se destaque no mercado, aumentando as suas taxas de crescimento e a lucratividade do negócio. Descubra agora algumas dicas para implementar esse processo na sua organização!

Como implementar a qualidade de vida no trabalho?

Conheça, a seguir, algumas atitudes que podem melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores no ambiente de trabalho.

Descubra as principais necessidades e anseios dos seus colaboradores

Cada indivíduo possui necessidades e expectativas próprias. Portanto, para que o seu plano de promoção de QVT seja efetivo, é necessário investigar junto ao seu time de colaboradores quais são as ações que devem ser implementadas.

Diminua o ritmo de trabalho e os níveis de estresse

Avalie o nível de estresse dos seus colaboradores e busque realizar mudanças no seu ambiente de trabalho. A diminuição do ritmo de tarefas e das cobranças por resultados podem contribuir para a melhoria do clima organizacional.

Incentive hábitos saudáveis  

Crie parcerias com academias e ofereça lanches saudáveis para os seus colaboradores. Incentive também a eliminação do sedentarismo e conscientize a sua equipe sobre a importância de manter hábitos saudáveis.

Implemente horários flexíveis e trabalho remoto

Se for possível, ofereça a possibilidade de horários flexíveis e trabalho a distância para os seus colaboradores. Isso permite que eles organizem melhor as suas tarefas, trabalhando nos seus horários de maior produtividade e evitando conflitos da vida pessoal com a profissional.

Faça pesquisas e revise suas ações

Mensure o nível de QVT na sua empresa com frequência. Isso permite que você realize ajustes nas suas ações de forma a se adequar cada vez mais às necessidades dos colaboradores.

Comece hoje mesmo a fomentar a qualidade de vida no trabalho dentro da sua empresa. Dessa forma, você e sua equipe podem aproveitar todos os benefícios dessa prática!

E que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais? Você estará contribuindo para a propagação do conhecimento entre os seus contatos!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This