Entenda 6 desafios da gestão de diversidade nas organizações
Cultura Organizacional

Entenda 6 desafios da gestão de diversidade nas organizações

Top Employers
Escrito por Top Employers

Há uma grande demanda para que as empresas promovam a diversidade e incluam no time de colaboradores grupos de pessoas de diferentes etnias, orientações sexuais, idades, gêneros, competências. E a sua empresa não pode ficar de fora dessa mudança!

Essa ação demonstra um compromisso da organização com a sociedade como um todo, gerando uma série de benefícios. Ao investir na promoção de uma cultura de respeito às diferenças e valorização de grupos de minorias, você gera um aumento no engajamento, na motivação e na produtividade da equipe, bem como melhora a imagem da empresa no mercado tanto em relação aos clientes quanto como marca empregadora.

Porém, esse não é um processo fácil. Na hora de implementar a gestão da diversidade nas organizações em sua empresa, pode ser que você encontre uma série de desafios que devem ser superados. Entenda agora quais são eles e algumas formas de ultrapassá-los!

1. Criar políticas específicas para promoção da diversidade

O primeiro passo para colocar a gestão da diversidade nas organizações em prática é a criação de políticas específicas. Elas são normas e ações que devem ser realizadas em um determinado período de tempo e estão muito ligadas às características e necessidades da empresa, o que pode tornar o processo desafiador.

Para superar esse obstáculo, é essencial que você entenda o funcionamento e a rotina de trabalho da empresa com profundidade. Faça também uma pesquisa com os colaboradores para entender mais sobre a diversidade já existente e quais são os maiores obstáculos para a promoção de uma cultura do respeito às diferenças dentro da empresa.

A partir desse processo, você tem em mãos dados importantes que embasarão o processo de criação de políticas de diversidade dentro da empresa. Com isso, você é capaz de conceber estratégias eficazes e coerentes com o seu negócio.

2. Combater o preconceito dentro do ambiente da empresa

O preconceito em relação às minorias é uma característica difícil de combater, uma vez que ele é uma construção social que pode se manifestar de forma muito sutil e, até mesmo, inconsciente. Isso torna a tarefa de gestão da diversidade mais difícil, uma vez que os próprios funcionários — inclusive você — podem não perceber as atitudes de preconceito que estão reproduzindo.

Portanto, para que a gestão de diversidade seja eficaz dentro da sua empresa, é importante que você crie estratégias de combate ao preconceito que pode existir no ambiente da empresa. Uma das formas de realizar essa tarefa é o investimento em rodas de discussão e conversas sobre o preconceito.

Existem muitos artigos científicos e livros que podem trazer gatilhos para que os próprios colaboradores descubram atitudes que revelem preconceito e atuem ativamente na luta contra essas ações.

3. Alterar a rotina e a estrutura da empresa

Promover a diversidade inclui mudar a forma como a empresa se comunica e sua estrutura física. Isso porque, para incluir cadeirantes no seu time de colaboradores, por exemplo, é essencial contar com uma ambiente adaptado e propício para a movimentação desses profissionais dentro da organização.

Além disso, você pode ter que mudar a forma como os seus colaboradores se comunicam se quiser incluir estrangeiros ou pessoas com deficiência auditiva na sua empresa. Essa tarefa pode ser desafiadora, uma vez que você pode se sentir perdido em relação a quais mudanças são necessárias para uma integração eficaz desses profissionais na empresa.

Para resolver essa questão, busque informações com os colaboradores e grupos de especialistas no assunto. Entenda qual a melhor forma de integrar esses profissionais à empresa e criar um ambiente adequado à promoção da diversidade no seu negócio.

4. Promover a aceitação das mudanças organizacionais

Para realizar uma gestão de diversidade eficaz na sua empresa é essencial que você faça uma série de transformações culturais, estruturais e de rotina de trabalho na empresa, o que pode gerar resistência por parte dos colaboradores que já estão na organização.

Para promover a aceitação sem diminuir a satisfação da equipe com a empresa, é importante deixar claro o propósito de cada uma das mudanças implementadas antes mesmo de colocá-las em prática. Além disso, colha feedback dos colaboradores sobre as principais dificuldades que eles podem ter em relação a essas transformações e invista em estratégias para que o ambiente da empresa se torne favorável ao trabalho de toda a equipe.

5. Alinhar a cultura de diversidade à cultura da empresa

A sua empresa possui uma cultura própria, quer você tenha conhecimento dela ou não. Incluir a cultura de respeito às diferenças em um padrão de normas e comportamentos já existente pode ser desafiador.

Portanto, reveja a cultura da sua empresa e descubra qual a melhor forma de cumprir essa tarefa com eficiência. Lembre-se que os gestores e líderes podem ser grandes aliados no processo, uma vez que eles são a referência da equipe no que diz respeito a comportamentos e atitudes.

6. Mudar o discurso com o público interno e externo

Como é a comunicação da empresa como os colaboradores no ambiente interno? Que tipo de informação vem sendo transmitida nas redes sociais da empresa? Qual linguagem seu negócio usa para se comunicar com os seus clientes?

A linguagem pode ser uma grande aliada da gestão da diversidade nas organizações — ou a principal vilã. Portanto, se você quer deixar o seu negócio mais inclusivo e aberto, é importante rever o discurso dentro e fora da empresa.

Avalie a forma como você divulga as vagas em processos seletivos e tente identificar problemas nesse aspecto. Revise também as propagandas ou os conteúdos divulgados para os clientes e busque combater a tendência de colocar apenas homens ou pessoas brancas nesse tipo de publicação.

Combata também qualquer tipo de piada ou conteúdo machista, racista ou que contenha outros tipos de discriminação entre os seus colaboradores.

Promover a diversidade nas organizações pode ser um processo extremamente desafiador, porém, com as nossas dicas, você está pronto para colocá-la em prática agora mesmo! Crie uma cultura de respeito às diferenças e aproveite todos os benefícios sociais e econômicos que essa política pode gerar para o seu negócio.

E para saber mais sobre a promoção da diversidade, leia também o nosso próximo artigo! Nele, você vai descobrir a importância da diversidade de gênero dentro das empresas. Boa leitura!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This