Diversidade de gênero — Como promovê-la nas empresas?
Cultura Organizacional

Diversidade de gênero — Como promovê-la nas empresas?

Top Employers
Escrito por Top Employers

Qual a proporção de colaboradoras em relação ao número de homens empregados pela sua empresa? Quantos cargos de liderança e gerência são ocupados por mulheres? Qual o impacto desses números no ambiente de trabalho e nos resultados financeiros do negócio?

Neste artigo, você vai entender a relevância dessas perguntas para a sua empresa e como promover a diversidade de gênero no seu negócio!

Por que investir na diversidade de gênero

A promoção da diversidade de gênero vem se mostrando uma estratégia extremamente valiosa para as empresas. Além de promover um ambiente de trabalho mais engajador, há um aumento na inovação em empresas que incluem as mulheres no seu quadro de funcionários de maneira igualitária.

Isso acontece porque a vivência de uma mulher no mercado de trabalho é diferente da de um homem, o que exige que ela desenvolva uma visão de mundo e competências distintas. Além disso, estudos indicam que o aumento de 30% das lideranças femininas em empresas gera um crescimento de 6% nos lucros.

Portanto, além de ter um impacto positivo na motivação, engajamento, inovação e ambiente de trabalho da sua empresa, a diversidade de gênero ainda é capaz de promover o crescimento econômico do seu negócio!

Como promover a diversidade de gênero

Faça um diagnóstico da situação atual da sua empresa

Em primeiro lugar, é essencial entender qual a situação atual da sua empresa. Portanto, faça um levantamento do número de mulheres empregadas, assim como do cargo de cada uma.

Além disso, é importante lembrar que a diversidade de gênero não é apenas um número, mas uma política que deve fazer parte da cultura da sua empresa. Isso significa que, mesmo que você tenha uma proporção igualitária de homens e mulheres dentro da sua organização, pode ser que a forma de tratar e escutar as opiniões de cada um desses colaboradores seja diferente.

Portanto, converse com os seus funcionários e procure entender como eles se sentem em relação a isso. Escute principalmente as mulheres, que, infelizmente, costumam ser negligenciadas no ambiente corporativo. Entenda o que você pode fazer para melhorar e implementar uma cultura da diversidade na sua empresa.

Estruture um programa de promoção da diversidade e comunique-o

Com os dados da sua empresa em mãos, é hora de criar um programa estruturado e com planos de ação eficazes para promover a diversidade de gênero na sua empresa. Utilize todas as informações para desenvolver políticas que gerem impacto na cultura organizacional do seu negócio.

Não se esqueça de comunicar, de maneira clara e efetiva, os colaboradores sobre as mudanças e a estrutura do programa em si. De acordo com o relatório de 2018 do Top Employers Institute, 77% das empresas brasileiras certificadas por práticas excelentes em gestão de pessoas têm um programa de promoção da diversidade bem definido e comunicado.

Capacite os seus colaboradores

O seu programa de promoção da diversidade deve incluir o treinamento dos colaboradores nesse aspecto. Dessa forma, toda a empresa passa a atuar, de maneira integrada, como promotora da diversidade de gênero.

Além disso, dados da pesquisa realizada pelo Top Employers Institute em 2018 indicam que a maioria das empresas brasileiras que receberam a certificação promovem treinamentos sobre diversidade para os colaboradores.

Mensure os resultados e faça adaptações

Para garantir que as suas ações estão atingindo os objetivos esperados, é essencial que você crie indicadores que demonstrem os resultados do seu programa de diversidade. Esse é o processo das empresas brasileiras com as melhores práticas de RH do mercado. Com ele, você garante que terá dados para identificar a efetividade do programa, assim como falhas e gargalos.

Dessa forma, você é capaz de tomar decisões precisas sobre mudanças e adaptações necessárias na sua estratégia de promoção da diversidade de gênero, garantindo melhores resultados para a sua empresa.

Comece a colocar as nossas dicas em prática hoje mesmo e aproveite todas as vantagens que uma cultura que valoriza a diferença pode gerar para o seu negócio!

Que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais? Essa é uma maneira de divulgar conhecimento e impactar positivamente todo o mercado ao seu redor!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This