Descubra 7 maneiras de avaliar as políticas de RH da empresa
Recursos Humanos

Descubra 7 maneiras de avaliar as políticas de RH da empresa

Escrito por RockContent

Você quer atrair os melhores talentos do mercado para o seu time. Já pensou que estar na lista das melhores empregadoras do mundo pode ser uma ótima forma de fazer isso?

Porém, para atingir esse objetivo é importante definir e avaliar as práticas e políticas de RH do seu negócio. Dessa forma, você garante que a gestão de pessoas realiza um trabalho estratégico, que gera resultados reais e significativos para a empresa. 

Quer saber como avaliar as políticas de RH da empresa? Então continue a leitura e descubra 7 maneiras de fazer isso! 

1. Crie indicadores e metas 

Contar com um RH estratégico é essencial para garantir os bons resultados do setor. Para isso, os indicadores podem ser os seus maiores aliados. 

Comece revisitando o planejamento estratégico do negócio e entenda como o setor de RH pode atuar como parceiro dos objetivos globais do negócio. A partir disso, crie indicadores que reflitam essa atuação, assim como metas realistas e desafiadoras para as atividades da área. 

A partir dessa definição, é possível calcular os indicadores periodicamente de forma a avaliar se os objetivos estão sendo atingidos e se o setor de RH gera os resultados esperados. Com isso, você pode identificar problemas e as melhorias a serem feitas nas políticas de gestão de pessoas da empresa. 

2. Saiba qual o ROI do RH

Você já ouviu falar em ROI — sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento? Ele é muito usado no setor administrativo e financeiro das empresas para identificar se determinado investimento realizado pelo negócio vale ou não a pena. 

Funciona da seguinte forma: você investe uma quantia em determinado produto, processo, equipamento, entre outros. A partir disso, calcula quanto esse investimento gera, financeiramente, para a empresa. Com isso, consegue identificar se os gastos são maiores ou menores do que o retorno. 

O mesmo funciona para o setor de RH. Você investe nessa área, com equipamentos, softwares, salários de colaboradores ou processos. Portanto, é importante saber quais são os investimentos que dão retorno e quais os que não dão. Tudo isso pode ser feito por meio do cálculo do ROI de RH da empresa

3. Colete feedback com os colaboradores

Os seus colaboradores são uma importante fonte de informações sobre a qualidade e eficiência das políticas de RH da empresa. Afinal, são eles que sentem os efeitos das estratégias adotadas pelo setor de gestão de pessoas do negócio. 

Portanto, uma outra forma de avaliar as políticas de RH do negócio é por meio do feedback da equipe. Para isso, é importante estruturar uma reunião de feedback e capacitar os colaboradores para deixar a equipe à vontade para dar opinião e retorno sobre as práticas. 

Além disso, manter o canal de comunicação sempre aberto também é importante. Dessa forma, os colaboradores conseguem emitir opiniões e feedbacks em qualquer momento, auxiliando na avaliação das práticas de gestão de pessoas do negócio. 

4. Analise dados  

A sua organização, o mercado e os seus colaboradores geram uma série de dados e informações todos os dias. Tudo isso pode ser analisado de forma a direcionar a equipe de RH em torno das melhores práticas. 

Portanto, organize os dados relacionados ao setor de gestão de pessoas da sua empresa, tanto do passado quanto dos dias atuais. Após esse processo, selecione metodologias de análise adequadas de forma a transformar esses dados em informações úteis para embasar a tomada de decisão na sua empresa. 

A partir desse processo, é possível que você identifique as melhores práticas em RH para a sua empresa, assim como as estratégias que não surtem os efeitos desejados. Além disso, você é capaz de descobrir novas políticas que podem ser adotadas de forma a tornar o RH cada vez mais estratégico e eficiente. 

5. Faça diagnósticos do setor 

É importante realizar um diagnóstico completo do setor de gestão de pessoas da empresa periodicamente. Dessa forma, é possível analisar as políticas de RH, identificando problemas e pontos de melhoria. 

Portanto, revise todos os processos e estratégias adotados pela gestão de pessoas. Analise o mapeamento de cada um, assim como o funcionamento da área como um todo. Busque identificar falhas, gargalos e problemas que impedem uma ação estratégica do RH da sua empresa. 

Com isso, você assume um compromisso de melhoria contínua da gestão de pessoas da corporação. 

6. Avalie o desenvolvimento das equipes 

O processo de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da empresa é uma das maiores responsabilidades do setor de RH. Porém, é preciso avaliar o desenvolvimento da equipe para garantir que essa política de RH está gerando resultados para a empresa. 

Portanto, crie metodologia de avaliação de desempenho e desenvolvimento dos colaboradores. Você pode, por exemplo, coletar feedback após cada um dos processos de capacitação implementados. Uma avaliação de desempenho aplicada periodicamente, com foco nas competências que foram desenvolvidas em treinamentos, também é uma ótima forma de realizar essa tarefa. 

7. Obtenha uma certificação 

Existem certificações direcionadas especificamente às práticas de RH de uma empresa. Nesse processo, uma instituição capacitada e experiente realiza auditorias no negócio de forma a identificar quais são os melhores processos de RH do seu negócio, comparando os resultados com outras empresas do mundo todo. Durante o processo, também são avaliados problemas e pontos de melhoria. 

Ao final, você recebe um relatório completo que gera uma série de insights sobre melhorias que pode realizar na área. Além disso, pode receber uma certificação que faz com que a sua marca se destaque como uma das melhores empregadoras do mercado. 

Investir na busca pelas melhores práticas de RH para a sua empresa é essencial para garantir os bons resultados do negócio. Afinal, é o trabalho dos seus colaboradores que permite que a sua organização tenha sucesso e se destaque no mercado. Portanto, siga essas dicas para avaliar as políticas de RH da empresa e entenda como trabalhar para a melhoria contínua do setor de gestão de pessoas do negócio. 

Aproveite e visite o site do Top Employers Institute e descubra como funciona a nossa certificação e todos os benefícios que ela pode gerar para a sua empresa! 

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This