Currículo cego e outras tendências de recrutamento e seleção
Recursos Humanos

Currículo cego e outras tendências de recrutamento e seleção

Top Employers
Escrito por Top Employers

Fazer uma boa escolha na hora de contratar o próximo funcionário não é tarefa fácil. A boa notícia é que a tecnologia e suas inovações trazem novas tendências de recrutamento e seleção, ajudando os profissionais de RH a fazerem triagens mais acertadas e conseguirem identificar o candidato ideal para a vaga.

Essas mudanças estão ajudando o departamento de Recursos Humanos a realizar seu trabalho com excelência, impactando nos índices de turnover e contribuindo para a construção de uma marca empregadora forte. Para conhecer essas tendências, acompanhe este post!

Currículo cego

Esse tipo de recrutamento é praticado na França desde 2006 por empresas com mais de 50 funcionários, e, aos poucos, vem atingindo organizações de destaque como Deloitte e HSBC.

No currículo cego, informações como idade, sexo, sobrenome — que pode indicar a ascendência do candidato — e nacionalidade, entre outros, são omitidos.

A intenção é ocultar fatores que possam servir de fator discriminatório, ajudando a promover um processo seletivo mais equilibrado e justo. Muitas vezes, os pré-julgamentos são inconscientes, mas afetam o recrutamento.

Uso da inteligência artificial

A inteligência artificial é uma das grandes apostas na revolução do recrutamento e seleção de pessoas. Sua aplicação vai desde o aproveitamento de dados para identificar o candidato ideal, passando pelas triagens iniciais e, até mesmo, ajudando a montar o perfil de profissional desejado.

A inteligência artificial vai permitir a redução do tempo gasto nas etapas de contratação, além de aumentar as chances de acerto.

Testes online de triagem

A triagem de currículos é uma das etapas mais trabalhosas e demoradas do processo de recrutamento. Os selecionadores precisam abrir os e-mails, analisar os arquivos e checar quais são compatíveis com a vaga.

Vale a pena investir em softwares capazes de fazer essa separação e que ofereçam a possibilidade da realização de testes online. Assim, além de poupar tempo do RH, é possível já avaliar o fit cultural dos candidatos, por exemplo, entre outros aspectos importantes para o cargo.

Videoconferência

A videoconferência pode auxiliar na realização de entrevistas. Trata-se de um bom recurso para a contratação de pessoas que moram em outras cidades ou países e/ou que vão fazer a prestação de serviços à distância.

Também é uma alternativa que preserva o candidato, poupando-o da locomoção para participar da seleção. Isso demonstra que a empresa tem consideração pelo tempo do profissional e soma pontos à imagem corporativa.

Por meio de aplicativos como o Skype, por exemplo, as videoconferências são uma opção barata, mas que permite a percepção de detalhes como jeito, tom de voz, entre outros aspectos. Ao mesmo tempo, o candidato fica menos nervoso ao estar em um ambiente familiar e consegue falar melhor sobre suas experiências, realizações e competências.

Ferramentas de mapeamento comportamental

A adaptação da personalidade do candidato às práticas organizacionais é um fator decisivo para o engajamento e a produtividade. Quando um profissional não se enquadra no fit cultural, há grande probabilidade que uma demissão ocorra em pouco tempo, voluntária ou por iniciativa da empresa.

Por isso, as ferramentas de mapeamento comportamental podem fazer uma grande diferença na hora de selecionar o candidato ideal para a vaga. Por meio delas, os recrutadores conseguem identificar as tendências psicológicas e avaliam se a pessoa terá aderência com a cultura organizacional.

Job description em formato de vídeo

Mais do que o salário e os benefícios oferecidos, os candidatos também estão interessados em conhecer o clima do lugar em que vão trabalhar: os colegas, o ambiente, a rotina etc.

Fazer um vídeo explicando o cargo e mostrando a empresa é uma tendência forte para atrair as pessoas que mais se identificam com o clima da corporação, já atuando como um fator de triagem.

Suporte online para monitoramento

O suporte online vai ajudar a empresa a monitorar páginas e palavras-chave ligadas ao seu nicho de atuação, localizando os perfis de candidato que atendam às necessidades.

Ao mesmo tempo, os profissionais de RH podem checar quais são as opiniões e posicionamentos dos candidatos segundo postagens nas redes sociais, o que ajuda na escolha dos próximos funcionários.

Diversidade nas equipes

A diversidade é um dos focos atuais de muitas empresas, e com um bom motivo. A riqueza cultural e diferentes pontos de vista permitem a elaboração de ideias realmente inovadoras e disruptivas, além de fomentar o surgimento de soluções criativas e de menor custo.

Organizações como o Nubank, Netflix e Google apostam na diversidade, que também traz vantagens para a liderança, como uma maior percepção da realidade e o contato com diversas opiniões, desenvolvendo o senso crítico.

A identidade da marca é humanizada quando conta com colaboradores dos mais diversos perfis e idades. Esse tipo de corporação tem chances maiores de agradar ao público em geral e aumenta seu valor para a sociedade.

Marketing e construção da marca empregadora

O marketing passa a ser um aliado forte na hora de atrair os melhores talentos para a sua empresa. Por meio do endomarketing, as ações internas são valorizadas, sempre voltadas para a criação do melhor ambiente de trabalho possível.

Podemos incluir nesse conceito o clima organizacional, benefícios atraentes, construção de um plano de carreira, entre outros aspectos.

Além disso, a formação de uma marca empregadora forte e que se destaque no mercado serve como fator de atração para os profissionais mais bem preparados do mercado. Afinal, quem nunca sonhou em um dia trabalhar em um empreendimento reconhecido por dar uma boa estrutura que viabilize o crescimento na carreira?

A marca empregadora também faz diferença no engajamento dos funcionários e permite que a corporação se destaque em relação à concorrência na oferta de produtos ou serviços.

Essas são as principais tendências de recrutamento e seleção que estão cada vez mais presentes no mercado, sendo praticadas pelo RH de corporações dos mais diferentes setores e portes. Você pode aplicá-las no processo seletivo, de acordo com as necessidades, exigências e limitações da sua empresa.

Publicamos com frequência conteúdos voltados para um recrutamento mais apurado, além de artigos sobre gestão de pessoas e outros aspectos do Recursos Humanos. Para receber atualizações desses posts e outras informações, assine a nossa newsletter!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This