Cultura organizacional de uma empresa: como impacta na estratégia?
Cultura Organizacional

Cultura organizacional de uma empresa: como impacta na estratégia?

Escrito por RockContent

A cultura organizacional de uma empresa costuma ser um dos elementos fundamentais para o seu sucesso. Entretanto, isso nem sempre é valorizado pelos gestores. Será que você também não está cometendo esse erro?

Pense bem: você é capaz de dizer que as atividades da sua empresa acontecem em conformidade com sua missão, visão e valores? Que existe um jeito de ser da companhia e de fazer as tarefas que é capaz de influenciar todos os setores e colaboradores de maneira única? Que a maneira como as pessoas enxergam a empresa ajuda a atrair talentos?

Dependendo da sua resposta, vale a pena ir mais a fundo no tema e fazer da cultura organizacional um diferencial dentro do seu empreendimento. Por isso, confira nosso texto.

O que é a cultura organizacional de uma empresa

Cultura organizacional nada mais é do que o conjunto de práticas e compreensões que determinam as características de um ambiente de trabalho. Por ser coletivo, ou seja, uma construção que se dá no contato diário entre as pessoas, trata-se de algo forte que precisa ser devidamente entendido para ser transformado.

Muitos gestores simplesmente desconhecem a cultura organizacional da própria empresa, o que justifica a somatória de erros quando tentam impor processos que em nada têm a ver com a realidade do lugar.

Por isso, é fundamental compreender o conceito de cultura organizacional para então ter como construir algo realmente alinhado com as características do empreendimento. Esse é o primeiro passo: enxergar que cada organização possui a sua própria maneira de ser. Consequentemente, você tem como agir no sentido de aperfeiçoar as ações e gerar diferenciais para o seu negócio.

Como a cultura organizacional impacta na estratégia do negócio

Sob o ponto de vista estratégico, é preciso pensar em como cada detalhe no funcionamento da empresa pode impactar na busca por resultados. Tendo isso em mente, uma cultura organizacional bem definida pode ser de grande valia para que a companhia comece a ter maior destaque no mercado em que atua.

Pensemos em uma empresa que apresenta uma cultura forte, bem delineada. Entre outros benefícios, os principais serão apresentados a seguir.

Sentimento de pertencimento entre os colaboradores

Quando a missão da empresa é algo que desperta a motivação no colaborador, ele tem um incentivo para fazer de seu trabalho também uma missão. Criar pertencimento é a maneira correta de fazer o funcionário “vestir a camisa”, dedicando-se totalmente às suas atividades por acreditar nelas.

Maior produtividade no dia a dia

A cultura organizacional de uma empresa pode afetar de maneira positiva ou negativa o desempenho dos colaboradores. Com uma gestão feita para garantir que os resultados sejam satisfatórios, cada colaborador pode ter sua ação otimizada, gerando benefícios para a empresa como um todo.

Melhor posicionamento dentro do mercado

As empresas precisam ter uma “cara” para apresentar no mercado. Isso deve ser construído de dentro, pois a maneira como ela se posiciona é reflexo daquilo que representa a sua cultura, seja ela mais conservadora, agressiva ou moderada.

Dessa forma, criando uma cultura interna positiva, é possível obter importantes benefícios externos.

Desburocratização de ações internas

A identidade da empresa fará parte do dia a dia dela. Dessa forma, tudo o que diz respeito à sua forma de se comunicar, lidar com tecnologias e gerenciar pessoas dependerá dessa identidade. Quanto mais forte ela for, mais os procedimentos poderão ser alinhados com a imagem que a gestão pretende construir e melhores serão as escolhas e orientação da equipe.

Boa imagem no segmento em que atua

A cultura organizacional oferece uma série de vantagens para os envolvidos. Elas vão desde a diminuição de conflitos internos e criação de um ambiente mais respeitoso até melhores possibilidades de ascensão do trabalhador dentro da empresa. Isso gera retenção de talentos.

Tudo isso ajuda a criar uma imagem positiva da companhia entre os envolvidos com suas atividades, sejam eles parceiros, fornecedores, concorrentes e consumidores.

Como liderar a transformação cultural da empresa

A questão que fica agora é: como um líder pode agir de maneira a mudar a cultura organizacional da empresa e fazer dela um diferencial significativo para o empreendimento?

É preciso pensar nos elementos capazes de dar à companhia o alinhamento necessário entre seus interesses estratégicos e a ação da equipe. Sendo assim, pense em ações como as seguintes.

Seja racional na definição de missão, visão e valores da empresa

Essa etapa do planejamento estratégico será fundamental para direcionar as decisões e garantir que elas realmente sejam exequíveis no dia a dia. Esses conceitos precisam ser entendidos como a base para inspirar, motivar e engajar seus colaboradores.

Tenha atenção no processo de recrutamento

Para que a cultura organizacional seja respeitada, é preciso contar com colaboradores realmente alinhados com missão, visão e valores da empresa. Portanto, contrate as pessoas certas. Pense nos processos seletivos como um momento para encontrar talentos que se encaixam no perfil da empresa.

Valorize a boa comunicação no ambiente de trabalho

As bases da cultura organizacional da empresa precisam ser compartilhadas entre os colaboradores. É preciso que eles conheçam o que norteia a companhia e que, em função disso, esforcem-se para adotar uma conduta comum, aquela que os gestores julgam como sendo a mais adequada.

Para tanto, aposte no poder da comunicação interna: formalize procedimentos de acordo com as diretrizes para facilitar ações. Você pode criar manuais para direcionar com maior simplicidade.

Procure simplificar

As regras precisam ser simples, claras. Isso facilitará a assimilação por parte dos colaboradores e criará meios para que eles se adaptem às exigências. Não deixe também de dar as devidas instruções para os novos colaboradores. Muitas vezes, aquilo que parece óbvio para quem está acostumado com o ambiente pode ser extremamente complexo para quem é novo no lugar.

Busque a evolução de maneira constante

Esse aspecto é essencial: a boa cultura organizacional tem foco nos colaboradores. Ela busca motivá-los para que tragam benefícios para a empresa. Por isso, pense em ações capazes de agregar novas ideias para a companhia e gerar autonomia. Isso tende a gerar resultados cada vez mais expressivos.

Pense também que diferentes pessoas apresentam talentos diferentes, sendo assim, procure criar meios para desenvolvê-los. Fazendo disso parte da cultura da empresa, a tendência é que ela naturalmente se torne capaz de inovar.

Em resumo, a cultura organizacional é um importante mecanismo para fazer a companhia sofisticar sua ação estratégica, portanto, não deixe de investir nesse diferencial.

A cultura organizacional de uma empresa é um tema fundamental na busca por espaço no mercado. Sendo assim, confira também como liderar a transformação cultural em uma empresa.

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This