Conheça os benefícios da mentoria reversa
Gestão de Pessoas

Conheça os benefícios da mentoria reversa

Top Employers
Escrito por Top Employers

Qual a primeira imagem que vem à sua mente quando você pensa em mentoria? Provavelmente um profissional mais velho guiando jovens para o desenvolvimento e sucesso, não é mesmo? Nem sempre!

O conceito de mentoria reversa surgiu quando profissionais mais jovens começaram a atuar como mentores de colaboradores mais experientes — exatamente o contrário da mentoria tradicional —, auxiliando-os na inovação, conhecimento sobre tecnologia e adaptação à nova realidade de mercado na qual as empresas atuam hoje em dia. E isso pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio!

Ficou curioso? Leia nosso artigo e descubra todas as vantagens da mentoria reversa!

Promove a diversidade nas empresas

A necessidade de promover a diversidade no time de colaboradores de uma empresa está cada vez mais presente no mercado. Para garantir a adaptação da empresa às novas exigências dos clientes, é essencial contar com um time de profissionais que mistura experiência e inovação na sua atuação.

E é exatamente isso que a mentoria reversa promove. Com essa prática, você é capaz de integrar jovens, com mente aberta e vontade de se arriscar, e profissionais com vasta experiência de mercado de forma alinhada e harmônica. Você aumenta a diversidade da sua empresa e ganha vantagem competitiva para o negócio.

Permite uma gestão mais inovadora

As técnicas de gestão do passado não se aplicam mais ao estilo de trabalho dos colaboradores da atualidade. Dessa forma, é essencial que você busque novas práticas inovadoras para otimizar processos e motivar seus colaboradores para atuar em busca do sucesso da empresa.

A mentoria reversa ajuda os seus gestores a se atualizarem e buscarem novas ferramentas e técnicas de gestão para a organização. Dessa forma, você gera uma administração alinhada às necessidades do mercado e ao que há de mais novo nas universidades em relação à gestão.

Aumenta a adaptação às novas tecnologias

Para se manter competitiva no mercado e em crescimento, é essencial que as empresas integrem tecnologias às atividades dos colaboradores. Porém, os profissionais mais experientes e capacitados, que nasceram antes mesmo do surgimento da internet, podem ter dificuldades de se adaptar a essas mudanças — o que é normal.

Essa dificuldade não é enfrentada pelos colaboradores mais jovens, que já nasceram na Era Digital, na qual a tecnologia já fazia parte da sua rotina pessoal. Permitir que esses profissionais auxiliem a equipe na adaptação às mudanças e ao uso de novas tecnologias pode ser uma prática extremamente eficiente na hora de potencializar e otimizar as atividades do seu negócio.

Melhora a comunicação e integração da equipe

Pode ser difícil lidar com o choque de gerações dentro da sua empresa, uma vez que cada uma delas têm seus valores e formas de trabalhar muito diferentes umas das outras. Porém, a mentoria reversa pode ser a sua maior aliada nesse aspecto, ajudando — e muito — nesse processo.

Isso acontece porque ela promove e encoraja o contato e troca de experiências reais entre colaboradores que já estão na organização e aqueles mais novos na empresa. Esse contato entre os profissionais abre os canais de comunicação e, com isso, melhora o diálogo entre os membros do time e a integração entre os colaboradores da empresa.

Com isso, você cria um ambiente mais harmônico e agradável para o trabalho da sua equipe.

Atualiza profissionais mais experientes

A atualização constante é uma exigência do mercado para os profissionais de hoje em dia. E quem melhor para auxiliar nesse processo do que aquele colaborador que acabou de sair da faculdade, com conhecimento sobre as produções acadêmicas mais recentes da área?

É exatamente isso que a mentoria reversa propõe! Esses profissionais mais jovens podem ajudar os mais experientes a descobrirem novas técnicas e metodologias de trabalho na área de atuação.

Dessa maneira, você desenvolve todo o seu time de forma a contar com profissionais experientes e atualizados. Além disso, a troca de informações pode ajudar no amadurecimento dos mais jovens sobre a atuação na empresa.

Permite o diagnóstico de problemas antigos

Toda empresa enfrenta uma série de problemas e dificuldades na sua rotina de funcionamento — e a sua não é diferente. Porém, colaboradores que trabalham na organização há mais tempo já aprenderam a lidar com essas questões e se adaptaram a elas, podendo, inclusive, não perceber que elas existem.

A chegada de um funcionário novo, vindo de uma realidade diferente, e a abertura para que ele troque experiências com os colaboradores mais antigos dá uma nova perspectiva para os processos, cultura e rotina organizacional. Com isso, a equipe consegue identificar os problemas latentes e encontrar soluções inovadoras que potencializem os resultados da equipe.

Promove uma atuação mais estratégica e alinhada

Para se destacar no mercado é importante que a sua empresa tenha objetivos de curto, médio e longo prazo bem estabelecidos. Além disso, é essencial que todo o seu time trabalhe em torno deles, visando alcançá-los com eficiência.

Nesse aspecto, a mentoria reversa pode ser uma grande aliada da gestão, permitindo um alinhamento de todo o seu time de colaboradores em torno de um único objetivo. Os mais jovens aprendem com os mais experientes sobre a história, cultura e missão da empresa, enquanto os mais experientes se desenvolvem e se atualizam com o conhecimento e atitude dos mais jovens.

Com isso, toda a empresa cresce e se desenvolve, se posicionando de forma estratégica perante o mercado. Assim, você cria um diferencial para a organização e ganha vantagem competitiva no negócio!

Gera motivação e engajamento na equipe

O processo de mentoria reversa traz inovação e integração para o ambiente da empresa. A comunicação entre as equipes melhora e o processo de socialização de colaboradores recém-contratados é potencializado.

Todos esses benefícios aumentam os níveis de motivação e engajamento da sua equipe com o trabalho. Os colaboradores percebem as mudanças ambientais positivas na empresa e, com isso, se sentem mais dispostos para investir tempo e esforço na organização.

Portanto, o que você está esperando para começar agora mesmo a implementar a mentoria reversa na sua empresa? Esse processo pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, se tornando o diferencial que você precisa para ganhar vantagem competitiva no mercado.

Aproveite para entrar em contato com o Top Employers Institute e descobrir como nós podemos ajudá-lo a criar uma equipe de sucesso!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This