Conheça os 5 principais indicadores de RH para sua empresa
Recursos Humanos

Conheça os 5 principais indicadores de RH para sua empresa

Top Employers
Escrito por Top Employers

O acompanhamento dos indicadores de RH é uma tarefa amplamente realizada pelos gestores de grandes empresas, porém às vezes por conta da correria do dia a dia, é comum que alguns indicadores acabem passando em branco. 

Além disso, o mercado está sempre inovando e trazendo novas formas de avaliar os setores de uma companhia e o desempenho de seus gestores e colaboradores. Estar atento a isso é essencial para encontrar as melhores soluções estratégicas para o RH do seu negócio.

Por isso, listamos abaixo os principais indicadores de RH que devem ser avaliados periodicamente em uma empresa. Confira!

1. Absenteísmo

O absenteísmo trata das faltas ou dos atrasos de seus colaboradores, justificados ou não. Esse indicador é uma forma de avaliar a motivação dos funcionários, além de ser um ponto de atenção para a saúde deles quando as faltas acontecessem por motivos de doença.

Com base nisso, é possível criar ações de melhorias para proporcionar um ambiente menos estressante e com horários mais flexíveis, por exemplo.

2. Turnover

Esse indicador verifica a taxa de rotatividade da empresa, ou seja, a quantidade de entrada e saída de funcionários em um determinado período. O índice de turnover serve para avaliar questões, como a eficácia do processo seletivo, a saúde organizacional da companhia e o quanto os colaboradores estão se adaptando a ela.

Quando a taxa de turnover se mostra instável, pode ser o indício de algum problema e a análise frequente desse indicador ajuda a identificar padrões e processos que estão dificultando a adaptação dos funcionários à sua empresa.

3. Desempenho

O indicador de desempenho de sua equipe se refere às metas batidas ou ao cumprimento de suas atividades, por exemplo, podendo ser dadas inclusive notas de desempenho por seus gestores.

Esse indicador deve ser aplicado tanto de maneira individual quanto por equipe para saber como está indo o desempenho de cada colaborador e do time como um todo e identificar os pontos de melhoria de cada um deles.

Com base nisso, a aplicação de feedbacks se torna muito mais eficaz e as ações de reconhecimento e recompensa podem ser melhor trabalhadas.

4. Headcount

Esse indicador analisa a quantidade de funcionários de uma companhia durante seu tempo de funcionamento. Ou seja, ele é a soma de todas as pessoas que já trabalharam e trabalham na empresa.

O headcount serve para que o gestor avalie o nível de crescimento da organização, baseado no seu número de funcionários e encontrando padrões que mostrem em que períodos e situações mais colaboradores foram necessários, por exemplo.

Desse modo, é possível ver se a empresa está crescendo de maneira saudável e proveitosa para todos os seus membros.

5. Avaliações de clima organizacional

As avaliações de clima organizacional são muito importantes, pois coletam a visão que os funcionários têm da organização e, assim, é possível saber quais são os pontos de insatisfação que podem ser melhorados pelos gestores de RH.

Tudo isso ajuda bastante na atração e retenção de talentos em sua empresa. Hoje em dia, os colaboradores buscam mais do que um trabalho bem remunerado, dando valor também a um bom clima organizacional, oportunidades de desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho.

Este artigo com os principais indicadores de RH para sua empresa foi útil para você? Veja agora como você pode e deve usar a gestão de pessoas a favor do seu negócio!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This