Confira 5 ferramentas para a transformação digital do RH
Recursos Humanos

Confira 5 ferramentas para a transformação digital do RH

Top Employers
Escrito por Top Employers

O mundo entrou na chamada Era Digital (ou Era da Informação), que trouxe à tona o conceito de transformação digital, ou seja, o uso da tecnologia para aumentar o desempenho e resultados dos negócios.

Essa estratégia permite que você automatize processos operacionais aumentando a produtividade dos seus colaboradores, que se sentem mais satisfeitos e engajados. Além disso, você acompanha os resultados da empresa com maior eficiência e consegue tomar decisões embasadas, além de identificar problemas com facilidade.

Diante de tantos benefícios, é nítido que o seu setor de RH não pode ficar de fora dessa inovação. Mas você sabe quais são as ferramentas mais modernas e que potencializam os resultados dessa área? Se não, está na hora de descobrir!

Leia este artigo e confira agora 5 ferramentas para implementar a transformação digital no seu RH!

1. People Analytics

As pessoas, assim como o grupo de colaboradores que fazem parte da sua empresa, possuem padrões de comportamento que têm a tendência de se manterem estáveis ao longo do tempo. Entender como sua equipe se comporta, quais são as suas principais aspirações e como elas enxergam a empresa são algumas das responsabilidades do setor de RH que podem gerar grande impacto nos resultados do negócio.

É aí que entra o People Analytics. Trata-se de uma ferramenta que analisa uma grande quantidade de dados emitidos pelos seus colaboradores para estabelecer padrões e tendências para o futuro. Sua utilização permite encontrar respostas para as principais questões do setor de RH.

Você pode aproveitar essa ferramenta para entender o porquê da rotatividade dos colaboradores, quais são as variáveis que têm maior impacto na satisfação e motivação da equipe, qual a melhor forma de reconhecer o bom desempenho dos seus talentos, quais são as principais necessidades de treinamento da empresa e como os candidatos do seu processo seletivo se comportam durante o trabalho.

Com isso, você gera insumos para a tomada de decisão mais assertiva no setor de RH da empresa, aumenta a eficácia das suas ações sobre a equipe e melhora o nível de desenvolvimento dos seus talentos. A empresa passa a contar com colaboradores mais produtivos, motivados, engajados e satisfeitos.

2. Redes Sociais

As redes sociais já fazem parte da rotina de muitos brasileiros. Hoje, existem diversas ferramentas diferentes — como Twitter, Facebook, Linkedin, Instagram, entre outras —, cada uma com características e objetivos específicos.

Adotar as redes sociais no setor de RH da sua empresa pode gerar uma série de benefícios. Você pode utilizá-las para divulgar as vagas do seu processo seletivo e aumentar as chances de encontrar os melhores talentos para compor sua equipe. Elas também podem ser úteis para criar um canal de comunicação eficiente dentro da empresa, melhorando as relações internas e a interação entre colaboradores.

Você também pode encontrar e compartilhar materiais de treinamento e desenvolvimento da equipe pelas redes sociais. Elas fornecem uma série de dados sobre a reputação da organização perante o mercado, o que permite que você identifique pontos de melhorias e crie planos de ação para aumentar o nível de satisfação dos colaboradores.

3. Big Data

Sua empresa e seus colaboradores geram uma série de informações diariamente. Além disso, você encontra na internet uma grande quantidade de dados que fornecem respostas para uma série de questões e dificuldades do seu setor de RH.

Porém, ter acesso a esses dados não é suficiente para adquirir conhecimentos úteis que possam embasar a tomada de decisão dentro da empresa. Para isso, é importante contar com ferramentas e metodologias de análise e cruzamento de informações. É exatamente aí que entra o Big Data!

Big Data é uma metodologia de análise de grande volume de dados. Com essa ferramenta, você é capaz de realizar análises profundas sobre os atuais colaboradores da empresa e talentos no mercado que podem agregar valor ao negócio. Dessa forma, consegue entender quais variáveis interferem no desempenho e produtividade da sua equipe e identificar quais profissionais têm perfil mais adequado para a sua empresa.

Ainda é possível avaliar o desempenho dos seus colaboradores com mais eficiência e aumentar a qualidade do processo seletivo da empresa. A atuação do setor de RH se torna mais estratégica e você garante melhoria contínua dos seus processos pela análise dos resultados das ações executadas.

4. ERP

ERP é um software capaz de integrar diversas informações e processos realizados pelo setor de RH da sua empresa. Ele pode auxiliar sua equipe na execução de tarefas operacionais, como folha de pagamento, controle de banco de horas etc. Assim, você aumenta a produtividade do seu time e permite que os colaboradores invistam tempo e energia em atividades mais estratégicas, capazes de gerar resultados significativos.

O ERP ainda integra todas as informações e dados gerados pelo setor de RH. Com isso, você é capaz de acessar os documentos necessários para a realização das atividades da área com mais agilidade. Também é possível analisar os resultados da sua equipe com eficiência e, a partir desse processo, diagnosticar problemas e gerar insumos para uma tomada de decisão mais assertiva.

5. Gamificação

A gamificação consiste na utilização de princípios de jogos digitais nas atividades da empresa. No caso do RH, essa ferramenta possui diversas aplicações em processos seletivos, estratégias de desenvolvimento e capacitação de colaboradores e, inclusive, no acompanhamento das metas das equipes.

Você pode, por exemplo, criar um software com princípios de gamificação para que os seus colaboradores acompanhem as metas mensais da equipe e relatem os resultados gerados. Cada resultado positivo pode gerar um tipo de premiação na plataforma, mantendo a motivação e engajamento dos funcionários com as suas atividades.

Você também pode estruturar algumas das etapas do processo seletivo em forma de games digitais, nos quais os candidatos respondem a questionários e realizam testes teóricos online, resolvem cases da sua empresa e se comunicam com a equipe que está realizando a atividade. Dessa forma, eles acumulam pontos que geram benefícios para as próximas fases do processo.

Esses são apenas alguns exemplos de como a gamificação pode ajudar a manter a sua equipe motivada, além de gerar uma série de informações sobre o resultado dos seus colaboradores. Com isso, você cria um banco de dados que pode ser analisado para demonstrar quais são as equipes que apresentam os melhores resultados, assim como pontos de melhoria que merecem intervenção do RH.

Acompanhar as inovações da tecnologia e implementar ferramentas eficazes e automatizadas no setor de RH da sua empresa é essencial para a geração de uma transformação digital na organização. Com isso, você cria um diferencial para o negócio e ganha vantagem competitiva perante o mercado.

As informações deste post foram úteis? Para ficar sempre por dentro das novidades do setor de RH, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This