Como qualificar a gestão de RH da empresa?
Recursos Humanos

Como qualificar a gestão de RH da empresa?

Top Employers
Escrito por Top Employers

A gestão de RH tem ganhado cada vez mais importância, pois as empresas precisam de profissionais altamente qualificados, capazes de apoiar a organização para a ampliação da sua participação no mercado. O desafio é criar meios para estimular tanto a atração quanto a retenção de talentos, condição que está diretamente ligado a um ambiente de trabalho diferenciado, marcado por fatores comportamentais como engajamento e motivação.

Isso significa que os recursos humanos (não somente os profissionais de RH) da sua empresa têm papel estratégico na condução dos seus negócios, certo? Quer saber como qualificar a gestão de RH da empresa? Preparamos algumas dicas especiais, adaptáveis à realidade da sua companhia. Confira.

Prepare líderes para o futuro

A formação de novos líderes é fundamental para atrair e reter talentos. Quando percebem que é dentro do próprio ambiente de trabalho que a companhia se planeja para o futuro, os profissionais tendem a entender a importância de se adaptar às melhores práticas propostas pela empresa. E líderes efetivos apoiam a construção dessa percepção.

Então, vale a pena criar programas de desenvolvimento de lideranças, assumindo a premissa de que um bom líder, tanto quanto ter capacidade técnica, precisa também mostrar capacidade de motivar adequadamente seus comandados.

Trabalhe com análises comportamentais e avaliações de desempenho para otimizar o processo e faça da formação de novos líderes um recurso para perpetuar os valores, a cultura e as políticas da empresa.

Otimize a sistemática de treinamento

Sucesso depende, entre outros fatores, de treinamento. Quanto mais você repete e aprimora processos, mais se torna seguro de que está realizando ações da maneira correta, o que resulta em evolução técnica e comportamental. Assim, aposte no treinamento para dar à sua equipe a oportunidade de aprender conceitos e práticas essenciais para o bom desempenho no dia a dia.

Crie programas de capacitação com base nas necessidades reais da empresa. Analise os resultados e, com base neles e no feedback dos funcionários, busque alinhar as competências e expectativas da equipe aos interesses da companhia. Considere soluções diversas, como coaching e cursos on-line, para aperfeiçoar o processo.

Crie (e siga) planos de carreira

Se o assunto é Gestão de RH, então os planos de carreira não podem ficar de fora.

É importante que a empresa estabeleça possibilidades de ascensão profissional e dê aos profissionais o caminho das pedras para que eles alcancem os cargos mais elevados. Isso, entretanto, depende de uma estratégia bem desenvolvida, que viabilize não somente a retenção de talentos, mas também a atração de outros profissionais gabaritados que ainda não integram o time da companhia.

Pense que entender o processo de progressão horizontal e vertical gera uma postura de comprometimento do profissional, pois ele passa a perceber a empresa não somente como sua fonte de ganha-pão, mas como uma entidade com a qual se identifica e quer contribuir para a sua evolução.

Dê importância para a qualidade de vida

É preciso se concentrar também naquilo que diz respeito à qualidade de vida do trabalhador, dentro e fora das dependências da empresa. Questões como os benefícios extras estão cada vez mais em pauta nas empresas que se preocupam com o bem-estar dos funcionários e apostam nisso como uma forma de melhorar a dinâmica produtiva no dia a dia.

Invista então em soluções voltadas à promoção da saúde e educação do colaborador (e também dos familiares) e promova atividades lúdicas coletivas, pois costumam fazer a diferença na performance dos profissionais.

Prime pela honestidade e valorize as conquistas

O feedback tem um papel fundamental nesse processo que busca tornar a gestão de RH mais qualificada. Por meio dele, é possível direcionar o funcionário de maneira correta, instruindo e corrigindo eventuais falhas.

Da mesma forma, esteja aberto a sugestões, criando proximidade e oferecendo um ambiente propício para a troca de ideias. Além disso, valorize e compartilhe conquistas individuais e coletivas, de maneira que cada profissional se sinta prestigiado e respeitado na organização.

Em resumo, uma gestão de Recursos Humanos qualificada tem foco no funcionário. Passe a considerar este ponto de vista e veja os resultados aparecerem.

Quer aperfeiçoar ainda mais a sua gestão de RH? Então, qualifique o seu RH com certificações independentes.

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This