Como promover o reconhecimento das ações do departamento de RH?
Trabalho

Como promover o reconhecimento das ações do departamento de RH?

Top Employers
Escrito por Top Employers

Valorizar o departamento de RH é extremamente importante para o desenvolvimento da empresa. Esse setor muitas vezes é negligenciado, pois nem sempre é de conhecimento geral o trabalho e o esforço empregado para construir um ambiente favorável ao bem-estar dos funcionários. Também não podemos deixar de citar as estratégias para aumentar a motivação e fazer com que a rotina diária contribua para o alcance das metas organizacionais.

Neste post, vamos indicar algumas ações que vão ajudar a promover o reconhecimento das ações do RH e a evidenciar a importância desse departamento. Acompanhe!

A importância do RH para a empresa

O setor de Recursos Humanos é de extrema importância para a empresa, embora nem todos tenham essa consciência ainda. Esses profissionais são responsáveis por tarefas importantes, que citamos abaixo.

Promoção da qualidade de vida

A motivação de um colaborador não está restrita ao salário ou benefícios. É importante que ele tenha um local saudável para trabalhar, com um bom relacionamento entre as pessoas e no qual os seus limites sejam respeitados.

Quando o funcionário sente que é parte integrante da empresa como um todo e que é valorizado, tende a colaborar com muito mais envolvimento. Isso é essencial não só para a qualidade do serviço prestado, como para evitar altos índices de rotatividade.

Cabe ao RH criar as condições necessárias para que a qualidade de vida seja uma prioridade na empresa, desenvolvendo ações com esse objetivo, como: criar condições para o crescimento individual, reconhecer o funcionário, cuidar do clima organizacional, promover uma boa comunicação interna etc.

Melhores contratações

Não basta contratar. É necessário saber contratar. A empresa pode optar por empresas parceiras para fazer a seleção de funcionários, mas a participação do RH no processo é indispensável. Afinal, apenas esse departamento conhece a fundo as necessidades corporativas e o perfil de profissional ideal, não só pelas características técnicas como pelas comportamentais.

Ações de treinamento e desenvolvimento

Os planos de treinamento são ferramentas poderosas para elevar o nível técnico dos funcionários, trazendo formações que vão agregar ao seu desempenho e, consequentemente, munindo também a empresa dessas competências.

Por meio dos planos de desenvolvimento e de formações específicas, é possível montar uma equipe de alta performance e capaz de trazer os resultados necessários.

Buscar no mercado todas as habilidades necessárias sai caro e, muitas vezes, é frustrante ― afinal, alguns perfis são tão particulares que o processo seletivo acaba fracassando. O RH pode identificar os colaboradores com maior potencial e fornecer a formação necessária para o desenvolvimento da habilidade necessária, cortando custos e colaborando para o engajamento.

Construção da imagem corporativa

Em tempos de disseminação rápida e em grande escala das informações, cuidar da imagem da empresa é vital para a sua sobrevivência e competitividade. Uma organização que trata bem os funcionários é mais respeitada pelo consumidor e pode se destacar justamente por essas características.

Além disso, ela começa a ser disputada no mercado de trabalho. A presença dessa corporação no currículo torna-se um diferencial e, com isso, ela consegue atrair os talentos mais preparados do mercado. Contar com funcionários bem formados, inovadores e dispostos a trabalhar é um grande diferencial e pode impulsionar a organização a números impressionantes.

Preparação de gestores

A liderança é um dos pontos que podem determinar o sucesso ou o fracasso da organização. Com líderes empáticos e capazes de estimular os funcionários, a empresa alcança outros patamares de gestão, o que se reflete na qualidade dos produtos e, principalmente, dos serviços.

Cabe ao RH fazer esse trabalho, desenvolvendo a liderança e trazendo as novas tendências para a empresa, mantendo-a alinhada com as novas práticas. Equipes com bons gestores trabalham melhor e se desenvolvem com muito mais rapidez.

Como aumentar o valor do departamento de RH

Apesar de todas essas funções e responsabilidades, ainda assim o RH não recebe o devido reconhecimento. Neste tópico, vamos propor algumas ações para deixar o seu valor mais evidente. São elas:

Entender os indicadores de desempenho

A competitividade da empresa está muito ligada aos seus índices de produção. É importante que ela conte com resultados positivos para que consiga crescer e se solidificar no mercado de trabalho.

O RH tem um papel essencial nisso, já que consegue acompanhar a performance de cada um, relacionar esses números às metas e, principalmente, desenvolver estratégias para que esse desempenho seja cada vez melhor. Boa parte das práticas desse departamento têm como foco o desempenho dos funcionários.

Para que esse trabalho seja realizado, deve haver uma compreensão dos indicadores de desempenho, que fornecem dados importantes sobre os rumos corporativos e podem levar a insights sobre novos produtos e ideias e ajudar na tomada de decisões.

Ser um business partner

Como consequência de uma maior compreensão dos resultados e caminhos da organização, o RH pode se posicionar como um business partner, construindo o elo entre a gestão de pessoas e o alcance de metas.

O departamento tem as ferramentas necessárias para ter uma visão muito mais ampla da empresa, e pode trabalhar na integração entre setores, eliminando a sensação de que cada departamento é um setor independente. Afinal, a corporação é composta pela união de todas as seções.

Com isso, o departamento de Recursos Humanos consegue promover a colaboração e atuar como braço direito dos CEOs, pois conhece não só as metas como também as dificuldades e particularidades internas da empresa.

Conhecer os propósitos de cada área da organização

Na prática, o RH assume o papel de um prestador de serviços e seus clientes são os demais departamentos da empresa. Para conseguir o melhor atendimento, é necessário conhecer as demandas e particularidades de cada um desses setores, a fim de oferecer uma solução real para os seus problemas.

Para conhecer melhor esses setores, o RH pode realizar reuniões com os gestores de cada área para entender o seu funcionamento, por que esse setor existe e como é feita a gestão de cada um.

Com essas informações, é possível construir uma visão sistêmica do todo o negócio, da contribuição de cada um e do seu impacto no todo.

Com essa postura, o RH consegue evidenciar ainda mais o seu papel estratégico, de alinhamento do desempenho dos profissionais com as metas da empresa. Apenas com esse reconhecimento é possível aumentar o seu valor dentro da corporação e ser visto como uma peça importante pelos CEOs, atraindo assim mais investimento para o setor.

Com o departamento de RH recebendo a devida atenção, a empresa tem mais condições de crescimento e consegue se estruturar sobre bases firmes, desenvolvendo-se de maneira segura.

E você, acha que o RH da sua organização é valorizado? Deixe seu comentário no post!

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This