Como o planejamento pode auxiliar na redução de turnover?
Gestão de Pessoas

Como o planejamento pode auxiliar na redução de turnover?

Top Employers
Escrito por Top Employers

A alta taxa de turnover pode ser um dos principais pesadelos enfrentados pela sua empresa. Não somente por conta da dificuldade em reter talentos, mas também pela necessidade que isso gera na equipe de RH de estar sempre em busca de novos quadros para resolver problemas de produtividade. 

Nesse sentido, a solução possível é ter critérios para lidar com esse índice, fazendo com que ele esteja sob controle. E isso depende da realização de um planejamento adequado.

O ideal é que o RH atue de maneira estratégica, ou seja, focado nos objetivos da empresa. Consequentemente, é preciso encontrar soluções para evitar saídas recorrentes. Quer saber como? Confira nosso post!

Identifique as causas das altas taxas de turnover

Saber o que tem feito a taxa de turnover na sua empresa estar acima do esperado é fundamental para que você possa atuar na correção desses problemas. Assim, comece o seu planejamento considerando os motivos que levaram colaboradores a deixar a empresa no período anterior.

Identificando causas como melhores propostas apresentadas por concorrentes, baixo desempenho dos colaboradores com as atividades da empresa, salários insatisfatórios, comunicação ruim e conflitos pessoais, você pode criar um plano de ação mais específico para atuar melhor no período seguinte.

Defina critérios para o processo seletivo

A etapa da contratação é fundamental para garantir a taxa de turnover dentro dos limites adequados para o RH da empresa. É nesse momento que os responsáveis precisam ter uma visão mais ampla em relação às compatibilidades de cada candidato com o futuro da organização.

Essa busca depende de recursos como a análise do perfil comportamental do entrevistado, bem como de outras ferramentas capazes de automatizar a filtragem de candidatos de acordo com critérios bem definidos.

Tenha uma política de treinamentos

Planejar treinamentos é fundamental para que a empresa tenha como prever e lidar com dificuldades enfrentadas por seus colaboradores. É bom lembrar que as pessoas não nascem prontas e, portanto, lapidar talentos é sempre útil.

Muitas vezes, as companhias optam por desligar colaboradores em função de pequenas dificuldades que poderiam ser superadas com bons treinamentos. Por isso, crie um diferencial de mercado e passe a ter um recurso a mais para evitar a alta taxa de turnover.

Crie planos de carreira visando a redução de turnover

Acreditar que podem progredir na empresa em que atuam é algo que motiva profissionais a se dedicarem mais e abrirem mão de outras oportunidades mesmo diante de ofertas momentaneamente mais vantajosas. É nesse ponto que vale a pena desenvolver um plano de carreira.

Sabendo o que precisam fazer para atingir os mais altos cargos e alcançar o desejado sucesso profissional, os funcionários tendem a se envolver mais com a companhia.

Determine uma maneira de dar feedbacksúteis

Algo que também pode ser planejado é a maneira de se fazer feedbacks. Quando o profissional recebe críticas que em nada podem ajudar a melhorar sua atuação, a tendência é que ele se sinta desmotivado e não evolua. É o primeiro passo para uma demissão. Pior ainda acontece quando o feedback prejudica o profissional de alto nível que, descontente, vai em busca de outro emprego por iniciativa própria.

Use a etapa do planejamento para desenvolver um jeito de dar feedback de maneira a apontar os pontos positivos e negativos do profissional e direcioná-lo, respeitosamente, à evolução.

Enfim, o turnover pode ser reduzido se você se preparar adequadamente. Comece a se planejar e faça a sua empresa evoluir.

A redução de turnover, assim como outras medidas, podem levar a sua empresa para outro patamar. Assine nossa newsletter para saber mais!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This