Como liderar a transformação cultural em uma empresa?
Cultura Organizacional

Como liderar a transformação cultural em uma empresa?

Top Employers
Escrito por Top Employers

Se você anseia ter a expansão de sua receita e analisar os seus indicadores comerciais apenas crescendo, é imprescindível saber liderar a transformação cultural dentro de sua organização.

Isso porque ferramentas como avaliações anuais de desempenho eram eficazes antigamente e já estão sendo encaradas como ultrapassadas. Atualmente, não há como deixar de lado que a globalização surgiu para acelerar o ritmo das mudanças organizacionais.

E é exatamente sobre isso que falaremos neste post: a seguir, apresentamos algumas dicas, práticas e hábitos que são eficazes para você liderar uma transformação cultural em sua empresa.

Defina os objetivos com base trimestral

O primeiro passo para provocar uma transformação cultural em uma empresa é definir os seus objetivos. Depois disso é necessário estabelecer as etapas e seguir um cronograma para acompanhamento.

Quando provocamos qualquer mudança em uma empresa, é preciso fazer a análise de seus resultados. Muitas empresas ainda fazem pesquisas internas com base anual. Mas é preciso alterar essa frequência e definir objetivos com base trimestral.

A regularidade se dá para que o processo seja mais dinâmico. Assim, se há algo que precisa ser corrigido, é realizado imediatamente e não no ano seguinte.

Inicie a transformação cultural pela cúpula estratégica

As práticas de governança devem ser implementadas para mudar determinados hábitos e situações e engajar os funcionários nesse processo.

A mudança de cultura organizacional precisa acontecer em todos os níveis hierárquicos, mas sabendo que uma mudança cultural não é uma tarefa simples, é preciso que ela esteja bem estruturada pela cúpula estratégica da organização.

Dessa maneira, para que o CEO faça a abordagem da mudança, é necessário primeiro estruturar a transformação com quem está no topo.

Tenha líderes talentosos para propagar a mudança

Qualquer mudança dentro de uma empresa precisa ser repassada pelos líderes. Então, para que a sua organização prospere e ganhe vantagem competitiva é fundamental que os seus líderes sejam talentosos.

Para isso, invista em certificações e constantes atualizações sobre o seu trabalho. Isso facilita as suas estratégias para repassar a transformação para o restante do grupo. Assim, eles conseguem aprender a aplicar as melhores práticas em sua área e ter mais insights.

Utilize tecnologias que permitem o engajamento e integração

Para que os funcionários se mantenham motivados e prontos para atingir os objetivos da empresa, é necessário que haja uma excelente base de comunicação interna, evitando ruídos na comunicação.

Para isso, aposte em tecnologias que permitem o engajamento: é preciso utilizá-las para se comunicar com a equipe. Uma boa opção nesse caso são as redes sociais corporativas.

Liderar a transformação cultural é essencial para ter uma organização atualizada e competitiva. Assim, é possível ganhar uma boa vantagem competitiva.

E então, gostou do nosso post? Compartilhe agora com seus amigos e os ajude a liderar a transformação cultural em suas empresas!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This