Como calcular o turnover e 4 dicas para diminuí-lo
Recursos Humanos

Como calcular o turnover e 4 dicas para diminuí-lo

Top Employers
Escrito por Top Employers

Você já ouviu falar em turnover e rotatividade, não é mesmo? Além disso, sabe que eles podem gerar grandes prejuízos para a sua empresa, tanto financeiros quanto em relação ao engajamento e motivação da equipe.

Mas, você sabe exatamente o que significa turnover? Entende como calcular esse indicador na sua empresa? Além disso, sabe quais são as melhores estratégias para diminuir a rotatividade de funcionários no negócio? Se não, está na hora de descobrir!

Leia este artigo e entenda o que é e como calcular turnover na sua empresa. Descubra ainda algumas estratégias úteis para diminuir os índices desse indicador!

O que é turnover?

O turnover é um dos indicadores mais importantes para o setor de RH de uma empresa. Ele indica a quantidade de talentos que deixaram o negócio em um determinado período. Ou seja, ele calcula a rotatividade de colaboradores na empresa, mostrando numericamente o índice de entrada e saída de funcionários em um período pré-determinado.

Ter taxas de turnover muito altas na sua empresa pode indicar uma série de problemas no setor de RH. Dessa forma, investir no monitoramento periódico desses indicadores é essencial para gerar a melhoria contínua da gestão de pessoas.

Além disso, monitorar o índice de rotatividade ajuda a evitar gastos e desgastes com recrutamento, seleção e contratação de talentos, uma vez que esses processos envolvem tempo e esforço da equipe de gestão de pessoas da empresa, além de custos financeiros com encargos trabalhistas.

Como calcular o turnover?

Para calcular o turnover na sua empresa, comece estipulando o período de tempo ao qual você vai se dedicar. Você pode calcular a rotatividade de colaboradores no último ano, semestre, trimestre ou outro período que julgar interessante.

Além disso, é necessário ter acesso a três dados específicos sobre os seus colaboradores:

  • entrada — número de colaboradores admitidos;
  • saída — número de colaboradores demitidos (independentemente do motivo de saída do funcionário);
  • número total de colaboradores da empresa.

A partir dessas informações, utilize a fórmula abaixo para calcular o índice de turnover da empresa:

 [(entrada + saída) / 2] / número total de colaboradores

Ao multiplicar o valor encontrado por 100, você tem acesso ao índice de turnover da empresa.

Exemplo de cálculo de turnover

Para entender melhor como funciona o índice de turnover em uma empresa, imagine a seguinte situação: uma empresa admitiu, no último ano, 10 novos colaboradores, tendo demitido 6 no mesmo período. Essa empresa possui, no total, 60 funcionários hoje em dia.

Dessa forma, o cálculo do turnover seria:

[(10 + 6) / 2] / 60 = 0,13

Portanto, o índice de turnover dessa empresa, no último ano, foi de 13%.

Como interpretar o índice de turnover

Além de calcular o índice de turnover, é essencial que você também entenda o que o valor gerado significa, interpretando-o de acordo com a realidade do negócio.

O ideal é que o índice do turnover fique sempre abaixo de 5%. Isso porque é normal e aceitável que alguns colaboradores deixem a empresa ao longo do tempo. Dessa forma, se o valor do seu indicador está abaixo de 5%, as estratégias de retenção de talentos utilizadas na empresa são efetivas, sendo que os desligamentos são, em sua maioria, em virtude de questões pessoais dos colaboradores e não organizacionais do negócio.

Porém, quanto maior o turnover, ou seja, acima de 5%, mais crítica é a situação da sua empresa. No caso do exemplo de cálculo, no qual o índice de turnover foi de 13%, a companhia em questão deve investir em estratégias para melhorar a retenção dos colaboradores, uma vez que está sofrendo com os prejuízos devido à alta rotatividade.

Quer saber como melhorar os índices de rotatividade na empresa? Continue a leitura e descubra!

Como reduzir os índices de turnover na empresa?

Agora que você já sabe como calcular o turnover da organização, é essencial que entenda algumas estratégias para intervir na rotatividade dos colaboradores, reduzindo esse índice. Descubra agora algumas dicas para atingir esse objetivo.

1. Faça entrevistas de desligamento

Para reduzir o turnover na organização é importante investigar o porquê da alta rotatividade de colaboradores. Dessa forma, você é capaz de intervir de maneira correta e, com isso, solucionar os principais problemas que estão levando os funcionários a deixarem a empresa.

Uma boa estratégia nesse aspecto é a realização de entrevistas de desligamento com os funcionários que deixam a empresa. Esse processo é eficaz, pois no momento de saída do colaborador ele está mais propenso e disposto a falar abertamente sobre os problemas identificados na empresa, sem o medo da demissão.

Dessa forma, você pode ter acesso a informações importantes para melhorar o ambiente de trabalho e a motivação e engajamento da equipe.

2. Invista em pesquisa de clima

Além de avaliar a visão do colaborador que deixa a empresa, também é importante identificar a visão dos funcionários que continuam na organização sobre o clima da empresa. Uma boa forma de fazer isso é por meio de uma pesquisa de clima.

Ao aplicar essa ferramenta na sua empresa você também tem acesso a dados importantes sobre a motivação e engajamento da equipe, qualidade dos relacionamentos entre os funcionários, ambiente organizacional e nível de satisfação do time com a empresa.

Com isso, também pode identificar alguns outros pontos de melhoria no setor de gestão de pessoas. É capaz de descobrir as principais necessidades e desejos da equipe em relação à empresa e criar planos de ação alinhados com o que gera valor para os seus funcionários.

3. Fortaleça o EVP da organização

O Employee Value Proposition (EVP) é um dos elementos da marca empregadora do seu negócio. Fortalecer esse aspecto dentro da sua empresa pode ser essencial para garantir a motivação e satisfação dos colaboradores com o negócio, além de atrair pessoas mais alinhadas à cultura e valores da organização para a empresa.

4. Invista no desenvolvimento dos colaboradores

Os seus colaboradores querem crescer e se desenvolver dentro da empresa. Portanto, uma das formas de reduzir os índices de turnover é investir na própria equipe, promovendo treinamentos e capacitações que possam aumentar os índices de satisfação dos funcionários com a empresa.

Agora que você já sabe o que é e como calcular turnover na sua empresa, o que está esperando para começar a acompanhar esse indicador no seu negócio? Aproveite as nossas dicas e diminua a rotatividade na sua organização, reduzindo custos para a empresa e melhorando o clima organizacional como um todo.

Aproveite e siga o Top Employers Institute nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This