Como atrair talentos para a empresa? Descubra o que é preciso
Gestão de Pessoas

Como atrair talentos para a empresa? Descubra o que é preciso

Top Employers
Escrito por Top Employers

Como atrair talentos em um mercado competitivo como o atual? Essa talvez seja uma das perguntas mais relevantes feitas por profissionais de RH.

Além da disputa com outras empresas, existe também a necessidade de garantir que os novos funcionários tenham como contribuir com a organização em curto, médio e longo prazo. Isso reduz a taxa de turnover e simplifica a formação de novos quadros capazes de gerar resultados. 

Quer saber mais sobre como atrair talentos para sua empresa? Reunimos aqui algumas dicas que podem facilitar essa tarefa para você. Confira!

Ofereça benefícios compatíveis com cada cargo

A questão dos benefícios oferecidos é importante, pois eles podem diferenciar a sua empresa em relação às concorrentes. É possível atrair talentos para o seu time a partir de vantagens que vão além da proposta salarial.

Coloque-se no lugar do funcionário: imagine que você tem em mãos duas propostas com o mesmo valor. Entretanto, uma delas apresenta benefícios como plano de saúde, vale-transporte e até flexibilidade de horário, enquanto a outra revela certa rigidez da empresa. É evidente que a primeira opção tem mais chances de ser a escolhida. 

Além disso, considere também aumentar as vantagens em função da importância que o profissional tem para a empresa. Em casos de alta capacitação e características raras no mercado, oferecer maiores benefícios pode ser a solução para atrair e reter esse talento.

Trabalhe o marketing da empresa

Como a sua empresa é vista no mercado? Já parou para pensar que grandes companhias como Nielsen ou Philip Morris, por exemplo, atraem talentos simplesmente pela ideia de organização que apresentam?

É preciso trabalhar com a própria imagem e isso pode ser feito a partir de uma comunicação eficiente. Uma alternativa é usar o marketing de conteúdo. Faça publicações que revelem aos profissionais o quanto pode ser interessante fazer parte da sua equipe, valorizando atividades de integração, premiações por resultado e treinamentos oferecidos.

Conhecendo o universo da sua empresa e se interessando por ele, os talentos surgem naturalmente quando você estiver em busca de novos quadros.

Crie um propósito inspirador

É difícil encontrar motivação em um ambiente onde não existe um propósito maior. O ideal é criar um ambiente único, que faça sentido não somente para a equipe que trabalha nele, mas também para todos os envolvidos com as atividades da empresa, sejam clientes ou fornecedores.

Trabalhar com um propósito que realmente valha a pena gera um maior envolvimento entre as pessoas. É o caso da Apple, empresa que não existe apenas para gerar resultados, mas também para oferecer soluções diferenciadas para o mercado.

Você não precisa pensar em alta tecnologia como propósito para a sua empresa (a não ser que seja esse o foco dela), basta se concentrar em algo que acessível para a sua equipe e que esteja alinhado à missão, visão e valores da companhia. Isso certamente faz toda a diferença no seu negócio. Nesse aspecto, a comunicação interna merece atenção especial.

Treine sua equipe

O treinamento é fundamental para fazer com que os trabalhadores se sintam valorizados dentro de uma empresa. É ele que dá a cada colaborador a condição para evoluir e prosperar profissionalmente.

Quando você investe em treinamentos, mostra sua preocupação não somente com os resultados imediatos da companhia, mas também em dar ao seu funcionário capacitação para que ele tenha um melhor desempenho em suas atividades.

É preciso pensar que, por mais que um novo funcionário seja talentoso, ele não vai querer passar anos exercendo uma função sem lapidar suas qualidades. Nesse sentido, investindo em treinamentos constantes você sinaliza para o mercado que a evolução é um diferencial para a sua equipe.

Trabalhe para reter talentos

Se a marca registrada da sua empresa for a presença de funcionários qualificados, certamente você consegue atrair com mais facilidade novos talentos para ela. Do contrário, se a companhia não for caracterizada por reunir trabalhadores de alto padrão, dificilmente ela desperta o interesse de outros profissionais.

É preciso desenvolver uma cultura organizacional propícia, na qual a questão estratégica é um diferencial. Quando isso acontece, os resultados são melhores e a consciência coletiva também se torna um diferencial. Adote uma visão mais abrangente de gestão, de modo que os valores gerem engajamento.

Trace um perfil esperado

Antes de iniciar o processo de seleção é recomendável determinar o que a sua empresa espera de um profissional. É por meio desse planejamento que você deve partir para os convites. Considere, entre as necessidades da organização, aquilo que terá efeito mais estratégico, indo além das habilidades e compreendendo atributos de personalidade e experiências profissionais.

Essa descrição detalhada é fundamental não somente para evitar contratempos com as candidaturas fora do perfil, mas também para facilitar o acesso dos talentos em potencial ao seu processo de seleção.

O perfil de sucesso permite que você direcione o processo de seleção e atraia quem tem as melhores chances de fit com a empresa. Esse é o caminho para combinar candidato e o perfil ideal para a companhia.

Foque na qualidade de vida no trabalho

Esse conceito, muitas vezes interpretado equivocadamente, costuma gerar resultados expressivos quando bem aplicado. Exemplos de empresas que sabem lidar adequadamente com ele não faltam.

O fato é que a cada dia, fica mais claro que a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) está relacionada à produtividade e aos bons resultados. A satisfação facilita a construção de um ambiente saudável, além de gerar motivação, elementos fundamentais para criar comprometimento dos funcionários com as metas da companhia e soluções criativas, algo que pode dar um novo impulso para a organização no mercado.

A dica é investir em QVT, visando construir um conjunto de ações que valorizem um comportamento construtivo entre os colaboradores. Tornando a rotina mais harmônica, você faz com que os profissionais se sintam à vontade no ambiente de trabalho, gerando um ciclo virtuoso capaz de reter talentos e atrair novos quadros.

Enfim, vale destacar que a busca pelo aumento de produtividade e, consequentemente, por resultados mais expressivos, depende também de uma política que valoriza o funcionário em ambiente empresarial. Sabendo construir isso, a tendência é que você atraia talentos melhores e mantenha uma equipe vencedora.

Agora que você já sabe como atrair talentos para sua empresa, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo! 

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This