Como as certificações de RH podem reforçar o branding corporativo?
Recursos Humanos

Como as certificações de RH podem reforçar o branding corporativo?

Top Employers
Escrito por Top Employers

Você já ouviu falar em branding corporativo — também chamado de gestão de marca? E em certificações de RH? Sabe qual a relação entre esses dois conceitos? 

Se você quer saber como posicionar a sua marca no mercado e agregar valor aos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, é essencial pensar no conceito de branding corporativo. Nesse aspecto, uma certificação de RH pode ser o diferencial que você precisava para investir nesse processo. 

Leia este artigo e entenda o que significa cada um desses conceitos e como eles se relacionam para potencializar o sucesso do seu negócio! 

O que é o branding corporativo e qual a importância desse conceito?

A sua empresa tem uma marca e todas as pessoas que se relacionam com ela formam uma determinada impressão sobre o negócio — quer você saiba ou não. Isso significa que seus clientes, colaboradores, profissionais disponíveis no mercado, fornecedores, concorrentes, entre outros, associam sua marca a determinados conceitos, sentimentos e emoções. 

É aí que entra o branding corporativo. Esse conceito, que também pode ser chamado de gestão de marca, é um conceito importado da área de marketing e se refere à uma série de estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento de uma empresa perante o mercado. 

Dessa forma, ele é uma maneira de gerenciar a impressão causada pela sua marca e o posicionamento dela no mercado, de forma ativa. 

Com ele, é possível tornar a sua marca, não apenas mais conhecida, mas também mais desejada e admirada por todas as pessoas que se relacionam com ela. Ou seja, você é capaz de fazer com que os seus clientes e potenciais clientes queiram se relacionar com a sua marca. Além disso, os melhores talentos do mercado também passam a desejar fazer parte da sua empresa. 

Tudo isso impacta positivamente nos seus resultados como um todo, gerando uma série de benefícios para o negócio. Entre eles, há o aumento das vendas, melhoria da qualidade do processo seletivo, atração de talentos para o negócio, entre outros. 

O que são e como funcionam as certificações de RH?

Agora que você já sabe o que é branding corporativo, é hora de entender também o que são as certificações de RH. 

A área de gestão de pessoas da sua empresa possui uma série de processos e estratégias específicas do setor. Ela tem um papel estratégico dentro da empresa, uma vez que cuida da aquisição, desenvolvimento e manutenção de quem efetivamente gera resultados para o negócio, ou seja, os seus talentos. 

Dessa forma, algumas instituições experientes e capacitadas desenvolveram uma forma de avaliar e demonstrar quais são as melhores práticas de RH da sua empresa, tanto para quem faz parte do negócio quanto para o público externo: a certificação de RH. 

Essas instituições responsáveis pela emissão dos certificados realizam uma auditoria completa no setor de RH da empresa, de forma a identificar quais são as melhores práticas da organização, assim como aquelas que podem ser melhoradas. Além disso, elas comparam os resultados com as práticas mais eficientes do mercado, emitindo ou não o certificado, dependendo dos resultados encontrados. 

Porém, para além do certificado, é emitido um relatório referente à auditoria realizada. Ele é embasado em dados coletados durante o processo e demonstra quais são as melhores práticas da empresa, assim como pontos nos quais ela poderia melhorar. Isso desperta vários insights para atuar na melhoria contínua do setor de RH do negócio. 

Quais os benefícios das certificações de RH para o branding corporativo? 

A certificação de RH pode ser a maior parceira de um bom branding corporativo para a sua empresa. Entenda agora o porquê e alguns dos benefícios que ela gera nesse aspecto!

Dá credibilidade à gestão de pessoas do negócio 

A certificação de RH, principalmente quando realizada por uma instituição que é referência na área, faz com que as pessoas confiem mais no trabalho da área de gestão de pessoas do negócio. Isso significa que, tanto o público interno quanto externo, passam a ver o RH com mais credibilidade, percebendo o valor da área para a empresa como um todo. 

Portanto, a certificação tem o potencial de destacar esse setor da empresa diante dos colaboradores e do mercado como um todo. 

Potencializa a sua reputação como empregadora 

Já pensou em ter um certificado afirmando que a sua empresa é uma das melhores — do mundo — para se trabalhar? Isso com certeza destaca a sua marca e melhora a reputação da empresa como empregadora

Portanto, a certificação de RH também atua na melhoria do branding corporativo da sua empresa nesse aspecto, destacando a marca diante de profissionais e clientes. 

Leva a sua marca para terras internacionais 

Algumas certificações são internacionais. Isso significa que a sua empresa é analisada juntamente as grandes corporações de todo o mundo. 

Portanto, além de atuar no branding corporativo em terras nacionais, um certificado de RH também leva a sua marca para terras internacionais, o que abre portas para a expansão do negócio. 

Crie um diferencial para a sua empresa 

Para que o branding corporativo seja efetivo, é essencial criar um diferencial para a sua marca. Isso significa que você deve ter elementos que fazem com que ela se diferencie das concorrentes, destacando o negócio perante o mercado. 

Um certificado de RH pode ser exatamente o que você precisa nesse aspecto! Isso porque ele pode mostrar para o mercado que a empresa se preocupa com seus colaboradores, utilizando práticas de RH de excelência para garantir o bem-estar e desenvolvimento do time. 

Portanto, como você pode perceber, o branding corporativo é essencial para o sucesso da sua empresa. E, nesse aspecto, um certificado de RH pode ser um grande aliado. Portanto, considere investir nesse elemento e aproveite todos os benefícios que ele pode gerar para o negócio, criando um diferencial para a sua empresa e destacando a sua marca diante do mercado. 

Então, entre em contato com o Top Employers Institute agora mesmo e descubra tudo sobre a nossa certificação em RH e como ela pode potencializar o seu branding corporativo! 

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This