Como aplicar um excelente onboarding e engajar colaboradores?
Gestão de Pessoas

Como aplicar um excelente onboarding e engajar colaboradores?

Top Employers
Escrito por Top Employers

Não é incomum que novos funcionários decidam deixar um emprego após um primeiro dia de trabalho desagradável. Para evitar que isso ocorra e garantir que os talentos contratados tenham um início proveitoso, existe o onboarding.  

Onboarding é um processo voltado para a recepção e orientação de novos colaboradores. Por meio do acolhimento e engajamento, essa prática é capaz de desenvolver, em pouco tempo, um profissional para performar com mais eficiência.

Contudo, para ser um processo eficaz, é preciso considerar alguns fatores. Neste artigo vamos apresentar algumas dicas para você preparar um excelente onboarding em sua empresa. Não perca tempo e continue com a leitura!

Prepare o início do novo colaborador

Prepare a chegada do novo colaborador comunicando a equipe anteriormente. Para melhorar a experiência do primeiro dia deixe o local de trabalho organizado, com a conta de e-mail configurada e os acessos necessários. Aproveite também para entregar um kit com as políticas da empresa.

O cuidado que a companhia demonstra ao preparar a chegada dos funcionários revela um pouco sobre sua cultura e demonstra como as pessoas são valorizadas na organização.

Apresente a equipe e a empresa

Faça um tour pelo ambiente de trabalho e apresente o novo colaborador aos atuais. Mais do que fazer apresentações, um excelente onboarding tem todo um planejamento para que o funcionário conheça mais a empresa.

Uma pesquisa revela que 75% dos colaboradores satisfeitos com o onboarding afirmam ser leais à empresa. Por isso procure tornar a experiência inicial o mais agradável possível.

Para abordar o funcionamento e a cultura da organização, pense nos mais diferentes recursos que podem ser utilizados, considerando o que é mais alinhado com a proposta da sua empresa. Um vídeo que promova a employer branding é uma boa opção!

Faça dinâmicas de grupo de integração

Uma maneira de facilitar as relações no trabalho dos recém-chegados é promovendo dinâmicas de grupo. Além das dinâmicas de integração que conectam os membros, proponha desafios práticos em que os contratados devam trabalhar em equipe.

As dinâmicas facilitam a socialização, estimulam a motivação, e os desafios podem ter uma função similar a de um treinamento.  

Dê treinamentos

A adaptação também pode ser facilitada por meio dos treinamentos. Você pode estruturar o onboarding começando com os treinamentos gerais e avançando para os mais específicos de cada área. Eles são essenciais para que o profissional esteja preparado para uma trajetória de sucesso.

Ofereça processos de mentoria

Além de preparar uma boa recepção e disponibilizar o material adequado, escolher um mentor para acompanhar o colaborador pode agilizar sua adaptação. É comum que as pessoas se sintam um pouco perdidas no início, e o mentor garante um maior engajamento, possibilita a retirada de dúvidas e estabelece uma relação de confiança.

O onboarding tem como uma das vantagens a de promover um rápido engajamento dos funcionários. A integração ainda colabora para a manutenção de um clima organizacional agradável, retenção de talentos e a redução do turnover. Estruture o onboarding na sua empresa a partir de nossas dicas para obter todas essas melhorias!

Gostou deste artigo sobre onboarding? Aproveite a visita para entender como a tecnologia blockchain impacta no recrutamento de funcionários.

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This