Certificação Top Employers: aumente o reconhecimento das boas práticas do seu RH
Recursos Humanos

Certificação Top Employers: aumente o reconhecimento das boas práticas do seu RH

Top Employers
Escrito por Top Employers

Você quer que a qualidade dos processos do seu setor de RH seja reconhecida pelos gestores e colaboradores da empresa, mas tem dificuldade para provar, de maneira objetiva, o seu valor? Além disso, gostaria de saber como estão as práticas de RH da sua organização em comparação a outras empresas do mercado, mas não sabe como fazer isso? 

A Certificação Top Employers o ajuda nessa e em outras tarefas dentro da sua empresa, trazendo diversos benefícios para a sua organização. Entenda agora o que é e como funciona o processo e descubra quais benefícios ele pode gerar para o seu negócio. Boa leitura!

O que é a Certificação Top Employers?

As práticas de RH foram vistas, por muito tempo, como subjetivas, sendo difícil medir os resultados do setor na empresa como um todo. Porém, esse cenário mudou nos últimos anos.

Um posicionamento cada vez mais estratégico dessa área vem se mostrando essencial para a criação de um diferencial competitivo para a organização. Afinal, são os colaboradores que, efetivamente, geram os resultados que permitem o crescimento da empresa. 

Porém, demonstrar esses resultados para todos os gestores e ser reconhecida no mercado como referência em práticas de gestão de pessoas ainda é um desafio. É exatamente nesse aspecto que entra a Certificação Top Employers.

Essa certificação é uma forma de demonstrar, de maneira objetiva e confiável, que a sua empresa tem iniciativas de RH eficientes. As organizações certificadas pelo Top Employers conseguem mostrar, aos seus colaboradores e clientes, que o seu ambiente de trabalho e que as ações de gestão de pessoas promovem desenvolvimento pessoal e profissional com excelência.

A Certificação Top Employers traz elementos concretos para determinar e quantificar a qualidade das práticas de RH da sua empresa. Com isso, demonstra que você oferece condições de trabalho excelentes aos seus colaboradores e que investe em práticas atualizadas e eficazes para a gestão de pessoas.

Quais os benefícios para a sua empresa?

O responsável por oferecer o reconhecimento é a Top Employers Institute, empresa holandesa com mais de 25 anos de experiência. Ela tem atuação em diversos países e certifica mais de 1.500 empresas em todo o mundo.

Dessa forma, a certificação coloca a sua companhia no seleto grupo dos melhores empregadores do mundo, demonstrando que a sua organização está dentro dos padrões internacionais de excelência no que se refere à gestão de pessoas.

Com isso, você mostra, de maneira concreta, aos seus colaboradores, clientes e outros stakeholdersa competitividade do seu negócio no que se refere ao setor de RH. Isso melhora o posicionamento de mercado da sua organização e a sua atuação diante das concorrentes.

Além disso, esse reconhecimento é visto com bons olhos pelos seus colaboradores, uma vez que os resultados se tornam mais claros e tangíveis. Eles passam, então, a valorizar mais a organização e aumentam o seu nível de satisfação com o trabalho — e isso tem impactos positivos dentro e fora da empresa.

Internamente, há um aumento da motivação e da produtividade dos colaboradores, uma vez que eles ficam mais satisfeitos não só com as suas atividades, mas em fazer parte da empresa como um todo. A Top Employers Institute também percebeu que as empresas certificadas têm indicadores internos mais altos do que as não certificadas.

Além disso, o índice de rotatividade é menor, enquanto o de retenção de conhecimento é maior ao se comparar os dois grupos. Tudo isso tem impacto positivo não só na qualidade do trabalho dos seus colaboradores, mas também nos seus resultados financeiros.

Boas práticas de RH fazem com que a sua empresa tenha resultados diferenciados em médio e longo prazo. Ao racionalizar e otimizar os investimentos em desenvolvimento e treinamento, sua empresa ganha em eficiência, o que aumenta o retorno financeiro da sua organização.

De maneira semelhante, a Certificação Top Employers também gera resultados positivos em relação à satisfação dos clientes, sendo que empresas certificadas têm o índice de satisfação de clientes maior quando comparadas às não certificadas.

Como a Certificação Top Employers aumenta o reconhecimento das boas práticas de RH?

Alcançar a Certificação Top Employers aumenta, em 100% dos casos, o reconhecimento das práticas de RH da sua empresa. Os gestores, colaboradores e stakeholders percebem também, de maneira clara e objetiva, a excelência das medidas de gestão de pessoas da sua organização.

O processo é baseado em evidências coletadas em auditorias realizadas pelo Top Employers. O resultados da sua empresa são analisados em escala global e comparados com os de outras companhias em mais de 115 países do mundo. Isso agrega valor à certificação e aumenta ainda mais a valorização da área de RH.

Além disso, diante dos resultados do processo, os colaboradores de empresas certificadas passam a atuar como promotores da marca, o que é chamado de employer branding. Quando falam sobre as experiências positivas nos momentos de lazer, contribuem para a reputação da organização no mercado. Dessa forma, posicionam-se como verdadeiros embaixadores da mensagem que você quer passar sobre a companhia.

De que forma ela vai além do reconhecimento?

A Top Employer não se preocupa apenas com a certificação das empresas, mas também com a manutenção do nível de excelência das práticas de gestão de pessoas. O questionário utilizado é atualizado anualmente, trazendo novos itens que permitem que as empresas certificadas atuem sempre dentro do que existe de mais inovador no mercado.

Além disso, o relatório de certificação possibilita o aprendizado contínuo do setor de RH da sua empresa, uma vez que traz, para a organização, diversos pontos que podem ser incorporados como práticas diárias no ambiente organizacional.

Case de sucesso

Uma empresa do setor de serviços procurou a Top Employers para obter a certificação há dois anos. No momento do primeiro contato, ela estava passando por um grande processo de reestruturação. A empresa brasileira tinha acabado de ser comprada por uma multinacional, o que trouxe, com o novo presidente, uma nova cultura, um time executivo diferente e mudanças estruturais.

Eles aceitaram participar do processo de certificação mesmo sabendo que isso representava um grande desafio para a empresa. Infelizmente, não conseguiram na primeira vez. No entanto, com o retorno que receberam da Top Employers, identificaram pontos de melhoria e oportunidades de investimento no setor de gestão de pessoas.

Durante o ano seguinte, a empresa estabeleceu prioridades, montou planos de ação e identificou processos que poderiam ajudar a companhia. Ela fortaleceu aspectos da sua marca empregadora, passou a investir em comunicação e deu visibilidade para as práticas e iniciativas de RH.

Após um ano de trabalho, eles decidiram participar novamente do processo e conseguiram a certificação!

Portanto, investir na Certificação Top Employers, além de aumentar o reconhecimento das boas práticas do seu RH, possibilita um aprendizado contínuo e garante processos de excelência para a sua empresa. Dessa forma, você entra em um ciclo vicioso de boas medidas na sua organização.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a Top Employers Institute e descubra agora mesmo como começar o processo de certificação para a sua empresa! Vamos lá!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This