Case de sucesso — Top Employers Institute e Volkswagen
Recursos Humanos

Case de sucesso — Top Employers Institute e Volkswagen

Marcellus Puig, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen América do Sul
Top Employers
Escrito por Top Employers

Você já conhece a Volkswagen, não é mesmo? Mas o que você ainda não sabe sobre essa grande multinacional é como a Certificação Top Employers — que já certificou a Souza Cruz, JTI Armenia, AbbVie, British American Tobacco, Angola Limitada, CJS, McDonalds, entre outras grandes empresas — ajudou a empresa a atrair e reter talentos e fortalecer a cultura interna do negócio. Portanto, está na hora de descobrir e se inspirar!  

Leia este case de sucesso e descubra como foi a parceria entre o Top Employers Institute e a Volkswagen, a primeira montadora certificada no Brasil!

História da Volkswagen

Você conhece a Volkswagen e convive com os automóveis fabricados por ela todos os dias — pode até ser que tenha um na sua garagem. Ela é uma empresa de origem alemã que tem mais de 65 anos de atuação em terras brasileiras.

Ela é responsável pela fabricação do famoso Fusca e da Kombi que, nos anos 50, ganharam as ruas do país. Hoje é a maior fabricante de veículos da história brasileira, sendo a maior exportadora do setor automotivo no país.

Necessidade da certificação Top Employers para a Volkswagen

Diante de uma empresa de tanta magnitude e história em território brasileiro, qual a necessidade de uma nova certificação? Foi esse o questionamento dos gestores quando entraram em contato com o Top Employers Institute, cuja necessidade se mostrou cada vez mais evidente.

De acordo com Marcellus Puig, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen América do Sul (foto), a organização tinha grande interesse em validar as práticas de RH da organização e entender quais são aquelas que geravam bons resultados e as que deveriam ser revisadas. Ou seja, a empresa buscou o Top Employers Institute, em primeiro lugar, para realizar uma avaliação de qualidade e apontar os pontos de melhoria relacionados à gestão de pessoas da empresa.

“(…)nós não queríamos a certificação a qualquer preço. Não queríamos ajustar nossos processos somente para ser certificado. Sabemos que temos práticas muito boas e práticas a serem melhoradas, mas a ideia foi buscar a certificação com o que já tínhamos e acreditávamos”, explica Marcellus.

Além disso, o segundo grande motivo para buscar a certificação foi a atração de novos talentos. Apesar de já contar com muitos profissionais qualificados e ter uma marca reconhecida no mercado brasileiro — e mundial — a certificação Top Employers surgiu como uma necessidade para a empresa nesse aspecto.

Ou seja, havia a vontade de aumentar a visibilidade da marca Volkswagen como empregadora, de forma a atrair os melhores profissionais. Afinal, estampar a marca Volkswagen associada a um selo Top Employers traz enorme reconhecimento perante o mercado como um todo.

Processo de certificação da Volkswagen

A Volkswagen entrou em contato com o Top Employers Institute em 2018 para obter a certificação. Como um dos principais objetivos era avaliar as práticas de gestão de pessoas da empresa, não existiu a necessidade de nenhuma adaptação para se submeter ao processo, que foi bastante enriquecedor para a empresa.

Os certificadores foram capazes de conduzir tudo de maneira leve, porém mantendo a seriedade. Tinham muita autonomia e independência dentro da Volkswagen, o que permitiu que a empresa continuasse desenvolvendo suas atividades normalmente enquanto passavam pelo processo de certificação.

A equipe Top Employers é muito competente, conhece muito bem os processos de recursos humanos, tem uma grande vantagem de conhecer práticas do mercado, e tudo isso com a leveza necessária para não parecer um fiscal”, afirma Marcellus.

O principal desafio de todo o processo foi a tradução das estratégias de gestão de pessoas utilizadas pela Volkswagen para a linguagem de mercado. Isso porque a empresa já tinha uma série de processos de excelência, porém eles nem sempre tinham uma denominação idêntica à utilizada pelas outras empresas.

Portanto, foi preciso, em parceria com os certificadores, entender como traduzir essas atividades para a linguagem mais utilizada da melhor forma possível.

Resultados da certificação Top Employers para a Volkswagen

O resultado de todo o processo foi a certificação da Volkswagen logo no primeiro ano de parceria com o Top Employers Institute! E isso trouxe uma série de consequências para a empresa como um todo. Veja a seguir as principais e mais impactantes!

Atualização das práticas de RH

A Volkswagen tem quatro fábricas em território brasileiro e, cada uma delas, tem determinadas particularidades. Dessa forma, a certificação do Top Employers Institute permitiu que a organização comparasse as práticas em todas as sedes, tanto internamente quanto com outras organizações que são referência em práticas de RH.

Isso gerou insights de melhorias a serem realizadas e permitiu que o negócio adaptasse as suas práticas às tendências do mercado na atualidade.

Atração e retenção de talentos

Os profissionais da atualidade não buscam apenas altos salários e grandiosidade da marca na hora de escolher a melhor organização para trabalhar.

Com a certificação Top Employers, não apenas a atração de talentos ganha em qualidade e eficiência, mas também os processos de retenção. Com práticas de gestão de pessoas mais alinhadas às necessidades do mercado, a Volkswagen consegue atingir melhores resultados nesse aspecto.

Fortalecimento da cultura interna

O fortalecimento da cultura interna foi um outro benefício da certificação para a empresa como um todo. Se antes esse elemento estava em segundo plano, hoje ocupa lugar de destaque nas práticas de RH adotadas pela organização.

A empresa trabalhou na revisão e disseminação da cultura interna da empresa, desde os colaboradores que trabalham na produção, montando os carros, até os vendedores, passando pela engenharia, compras e, até mesmo, clientes. Foram criados programas para que pessoas fiquem mais próximas dos produtos, além da promoção de um ambiente mais leve e com menos hierarquia, com uma comunicação mais fluida.

Tudo isso trouxe uma grande transformação na empresa e o resultado foi evidenciado pela certificação Top Employers.

Motivação do time

Um dos resultados mais evidentes após a certificação Top Employers foi a energia na equipe de RH da Volkswagen. Após receber o prêmio, o trabalho do time foi reconhecido e, com isso, é nítida a empolgação da equipe.

E isso não se restringe à área de RH. O aumento na motivação do time após a certificação se espalha por toda a empresa, atingindo também a equipe de vendas, a fábrica, a engenharia e tantos outros profissionais que fazem parte do negócio.

A certificação Top Employers como alinhamento da marca Volkswagen

Uma das curiosidades sobre a certificação Top Employers é que a Volkswagen no Brasil não foi a única certificada no ano de 2018. As colegas do México, Estados Unidos, Canadá, Espanha e África do Sul também receberam os certificados no último ano.

Isso mostra um alinhamento entre as diversas sedes da Volkswagen espalhadas pelo mundo e ainda gera uma certa identidade para a marca como um todo.

A certificação Top Employers foi um processo extremamente enriquecedor para a Volkswagen, maior fabricante de veículos da história brasileira e primeira montadora a conseguir essa certificação no Brasil. Além de permitir um diagnóstico das práticas de RH da empresa, ainda fortaleceu a cultura, atraiu novos talentos e aumentou a motivação e o engajamento dos colaboradores como um todo.

E você, o que está esperando? Entre em contato com o Top Employers Institute agora mesmo e inicie o processo de certificação da sua empresa!

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This