Case de sucesso —Top Employers Institute e Souza Cruz
Recursos Humanos

Case de sucesso —Top Employers Institute e Souza Cruz

Top Employers
Escrito por Top Employers

Pioneirismo, inovação e resiliência. Há 115 anos esses valores fazem parte da Souza Cruz. A empresa, que compõe o grupo British American Tobacco (BAT) e tem filiais em diversos países, é referência mundial na produção de tabaco e outros produtos derivados. 

Mas o que levou a organização a atingir este status? Desenvolvimento das pessoas e employer branding. Com estratégias de RH bem consolidadas, desde o início da sua atuação no mercado brasileiro, a empresa conseguiu reter e atrair grandes talentos.

Buscar certificações também contribui muito para avaliar o desempenho da empresa no relacionamento com seus colaboradores e descobrir novos insights para melhorar o engajamento da equipe. É por isso que Top Employers Institute e Souza Cruz já atuam juntos desde 2015. Quer saber mais sobre os resultados dessa parceria? É só continuar a leitura!

Por que a Souza Cruz buscou a certificação

A busca pela melhoria contínua em todas as áreas da organização foi o que sempre motivou a existência da Souza Cruz. Com o segmento de Recursos Humanos, não é diferente.

“Gostamos de encontrar processos que facilitem a nossa rotina e queremos sempre estar entre as melhores companhias do mundo. A certificação Top Employers é uma forma de fazer benchmarks com as empresas globais e ter ideias sobre o que podemos melhorar”, explica Harry Vargas, diretor de Recursos Humanos da Souza Cruz.

Para entender a relevância da certificação, é importante saber como a estratégia macro da Souza Cruz funciona no segmento de RH. Na organização, são trabalhados três pilares:

  • atração de talentos: a empresa já se destaca nesse segmento, pois é considerada líder em exportação de colaboradores qualificados para outras unidades do grupo BAT. Tal título apenas reforça a responsabilidade e a capacidade de trazer pessoas condizentes com a cultura institucional;
  • desenvolvimento de carreira: esse pilar é focado em desenvolver práticas para os colaboradores evoluírem na sua jornada profissional dentro da empresa;
  • retenção e engajamento: o último aspecto é focado em formas de manter os talentos dentro da organização.

Ao longo dos anos, a organização evoluiu muito no setor de Recursos Humanos, graças à estruturação bem realizada e à cultura da empresa. Para trabalhar os três pilares, são usadas ferramentas para gestão de pessoas, desenvolvimento de carreira e lideranças, ações de melhorias na sucessão, atividades para estimular conceitos como o da diversidade, entre outros aspectos.

Com a certificação Top Employers, a Souza Cruz consegue também dar mais visibilidade às ações desenvolvidas com os seus colaboradores.

“Ao alcançar o certificado, nós provamos que nossa estratégia de RH tem um padrão reconhecido em diversos lugares do mundo”, ressalta Harry Vargas.

Os passos para conquistar a certificação Top Employers

A certificação Top Employers acontece em duas fases em todas as empresas participantes. Na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa na Souza Cruz para analisar as práticas de RH desenvolvidas. Foi um processo rigoroso, mas que gerou credibilidade para a organização. É nesse momento, por exemplo, que os gestores conseguem perceber se as ações desenvolvidas estão de acordo com outras companhias de renome no mercado.

A segunda fase envolveu a revisão crítica das respostas e documentos enviados, além de uma auditoria externa dos dados. Após tudo avaliado, os diretores da empresa conversam com o consultor do instituto para trabalhar os pontos fortes e encontrar novas oportunidades de atuação dentro do RH.

Depois das duas etapas, que são bem rigorosas, a pontuação foi entregue aos diretores, já revelando o desempenho da Souza Cruz em relação ao um benchmark global.

É a terceira vez consecutiva que a organização recebe o certificado. Para Harry Vargas, o mais interessante ao longo dessa trajetória é a oportunidade de reunir os colaboradores da empresa:

“Montamos um comitê para fazer mapeamento das diversas práticas que já temos. Foi um momento de grande engajamento, porque conseguimos parar um momento e reconhecer o trabalho que estamos desenvolvendo”, diz.

Outro ponto de destaque são os insights gerados. O executivo afirma que, após analisar cada uma das práticas, percebeu como cada atividade ou ideia pode ser mais bem implementada na companhia.

“Temos uma estratégia bastante ampla, política e diversa, mas, para alcançarmos a excelência, precisamos de exemplos, principalmente, dos gestores. Por meio deste processo, conseguimos reforçar dentro das nossas ações de RH o papel dos gestores e como eles podem empoderar os demais colaboradores a serem donos do seu próprio desenvolvimento profissional”.

Os resultados da certificação

A primeira conquista da empresa com a certificação é a visibilidade das suas técnicas e estratégias de Recursos Humanos, não só entre as grandes companhias globais, mas também entre os seus próprios colaboradores.

Tal destaque contribuiu para um aspecto muito importante quando falamos de RH e até mesmo da sustentabilidade de um negócio no mercado: employer branding. A marca Souza Cruz ficou ainda mais fortalecida.

Um exemplo foi a repercussão da certificação nas redes sociais da empresa. Mesmo sem preparar uma campanha, as publicações feitas nas redes sociais foram compartilhadas por várias pessoas, de maneira espontânea.

“Isso mostra o quanto as pessoas se sentiram orgulhosas de pertencer a uma companhia certificada pelo Top Employers”, conta Harry.

O segundo ponto positivo da certificação é a oportunidade de aumentar parcerias. Ao se tornar referência em práticas destinadas à área de Recursos Humanos, outras organizações passam a entrar em contato para trocar ideias, contribuindo para o crescimento e fortalecimento do setor como um todo.

Por fim, a Souza Cruz pôde perceber o quanto é importante implementar políticas que foquem ainda mais a diversidade. Desde a fase de recrutamento até a fase de desenvolvimento profissional, existe uma preocupação da empresa de praticar suas ações de maneira mais inclusiva.

Com os insights recebidos na certificação, a companhia está pensando em implementar processos que possam aliar a estratégia já existente para atrair e reter talentos mais diversos, sempre mantendo a transparência e qualidade em todas as etapas.

Reflexão sobre o relacionamento da empresa com seus colaboradores, fortalecimento da marca, incentivo para manter a qualidade, estímulo para buscar novas soluções e garantia em se posicionar perante o mercado como uma empresa empregadora de excelência: esses são os legados de uma certificação na área de Recursos Humanos.

Gostou da forma como o Top Employers Institute e Souza Cruz trabalharam juntos? Então, entre em contato e certifique também a sua organização!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This