Case de sucesso —Top Employers Institute e McDonalds - Arcos Dourados
Cultura Organizacional

Case de sucesso —Top Employers Institute e McDonalds – Arcos Dourados

Top Employers
Escrito por Top Employers

Se você está precisando de inspiração para buscar novas estratégias que trazem excelência aos processos de RH da sua empresa, então é hora de ler este artigo! Nele você vai descobrir como o encontro entre a empresa McDonald’s – Arcos Dourados e o Top Employers Institute aumentou o engajamento e o orgulho que os colaboradores possuem em relação à organização na qual trabalham, com a obtenção do Certificado Top Employers Institute.

Ficou curioso? Continue e a leitura e descubra tudo sobre essa parceria de sucesso!

O McDonald’s – Arcos Dourados

Você provavelmente conhece o McDonald’s, a rede mundial de fast food. O McDonald’s – Arcos Dourados é a empresa que administra a marca McDonald’s em toda a América Latina. Ela é a maior rede de franquias McDonald’s do mundo, operando em 20 países e empregando mais de 90 mil funcionários no total.

O diretor de RH do McDonald’s – Arcos Dourados no Brasil é Marcelo Nóbrega, o autor do livro “Você está contratado!”. Ele teve um papel central na parceria entre a empresa e o Top Employers Institute.

Por que o McDonald’s – Arcos Dourados buscou a certificação  

O McDonald’s – Arcos Dourados emprega mais de 90 mil funcionários, sendo que aproximadamente 75 mil são jovens que encontram na empresa a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, por meio da sua primeira experiência de emprego formal. Com isso, ele é um dos maiores empregadores de jovens da região.

A organização já é reconhecida como uma das 5 melhores empresas para se trabalhar na América Latina, segundo o ranking anual do instituto Great Place to Work. Porém, ainda existia a necessidade de uma certificação que fosse além da investigação da satisfação dos colaboradores, adentrando mais profundamente na avaliação das práticas de RH do negócio.

O McDonald’s – Arcos Dourados busca proporcionar um ambiente de trabalho excelente para todos os colaboradores e uma primeira experiência profissional de qualidade. Além disso, possui o objetivo de melhorar os processos internos por meio da realização de benchmarking e diagnóstico constante das práticas adotadas. Tudo isso fez com que a organização decidisse participar do processo de certificação do Top Employers Institute.

O processo com o Top Employers Institute

O McDonald’s – Arcos Dourados passou por todo o processo de certificação do Top Employers Institute. Esse procedimento começa com a avaliação das melhores práticas de RH da empresa, com uma análise abrangente das condições de carreira existentes.

Após esse primeiro momento, o Top Employers Institute realizou uma validação e auditoria na empresa para garantir a veracidade das informações e precisão dos dados. Por fim, todas essas informações foram analisadas a partir de critérios concretos e avaliação profunda das práticas, com o intuito de averiguar se a empresa está de acordo com as exigências da Certificação Top Employers.

O recebimento da Certificação Top Employers

Ao final do processo, o McDonald’s – Arcos Dourados foi reconhecido como uma empresa que possui práticas excelentes em gestão de pessoas, o que fez com que ela recebesse o certificado pelo Top Employers Institute.

Isso significa que ele é capaz de oferecer as melhores condições de trabalho para os seus colaboradores e desenvolver os talentos. Além disso, ele demonstrou ser uma empresa que busca a melhoria contínua das práticas de gestão de pessoas, sendo líder no setor de RH.

Os impactos da Certificação Top Employers

A Certificação Top Employers foi recebida com muito entusiasmo, alegria e orgulho por todos os membros do McDonald’s – Arcos Dourados. Isso se deve principalmente ao fato de que a empresa conseguiu a certificação na primeira tentativa, o que não é comum. Com isso, assegurou que eles estão no caminho certo e utilizando práticas adequadas.

“Foi muito marcante quando soubemos que fomos certificados, pois é raro que uma empresa consiga isso logo em sua primeira participação. Nosso time ficou muito feliz, orgulhoso e emocionado ao ser informado dessa novidade”, afirmou Marcelo Nóbrega, Diretor de Recursos Humanos do McDonald’s no Brasil.

Além disso, a certificação permitiu que a organização entrasse em contato com as empresas que são referência em práticas de RH em todo o mundo. Dessa forma, foi possível compartilhar experiências e aprender com instituições de realidades distintas, potencializando a melhoria das práticas de gestão de pessoas do McDonald’s – Arcos Dourados.

Tudo isso gerou resultados concretos para a organização, principalmente no que se refere ao engajamento dos colaboradores, reforçando sentimentos de satisfação e orgulho por fazer parte da empresa. Marcelo também percebeu a seriedade e abrangência do procedimento de certificação, o que aumentou o valor agregado.

A Certificação Top Employers também gerou ótimos resultados para o reconhecimento da marca McDonald’s – Arcos Dourados. Isso porque ela se mostra extremamente coerente com um dos principais objetivos da empresa: gerar bons momentos e boas experiências.

Além disso, a coerência também está relacionada à vontade de inovar da equipe do McDonald’s – Arcos Dourados. Há uma valorização da mudança e inovação, tanto nos produtos quanto em processos internos, o que inclui as práticas de RH.

Um dos exemplos de processos inovadores na gestão de pessoas dessa organização é a implementação da Cooltura de Serviços. Esse processo tem o objetivo de oferecer bons momentos para os clientes, valorizando a personalidade e características únicas de cada um dos seus colaboradores.

Os funcionários são estimulados a serem eles mesmos em todas as situações e a diversidade é valorizada, o que gera ótimos resultados na satisfação dos colaboradores com a empresa.

O fato de ser reconhecida globalmente por meio de uma metodologia que aposta em critérios concretos fez com que a marca seja mais valorizada pelo mercado e mais atraente para quem trabalha ou deseja trabalhar na organização. Com isso, é possível atrair mais talentos para fazerem parte do negócio.

A parceria entre o McDonald’s – Arcos Dourados e o Top Employers Institute trouxe diversas vantagens para a organização. Além de ser mais valorizada, tanto pelos seus próprios colaboradores quanto pelo público externo, esse encontro trouxe maior engajamento e satisfação com a empresa por parte dos funcionários e abriu espaço para a inovação das práticas internas da empresa, sempre em busca da excelência.

E você, o que está esperando para se unir a esse time de empresas com o Certificado Top Employers Institute? Entre em contato com a gente agora mesmo e descubra como certificar a sua empresa!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This