Case de sucesso: como o Top Employers Institute ajudou nos processos de gestão de pessoas da Amil
Recursos Humanos

Case de sucesso: como o Top Employers Institute ajudou nos processos de gestão de pessoas da Amil

Escrito por RockContent

O Top Employers Institute certificou outra grande gigante do mercado recentemente. A Amil, famosa empresa do setor de saúde, solicitou os trabalhos do Top Employers e obteve a certificação que reconhece as práticas de gestão de pessoas realizadas na empresa.

Conversamos com Renata Gusmon, diretora de Capital Humano da Amil, que explicou como foi o processo de certificação e sua importância, além das adaptações necessárias na empresa.

Continue a leitura e entenda melhor como funciona o trabalho do Top Employers Institute!

Quem é a Amil?

A Amil é uma renomada empresa de assistência médica, de tradição forte e com uma extensa rede médica credenciada em todo o país. A marca é amplamente conhecida e referência no setor de saúde. Leva como missão ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável.

Atualmente, conta com 6,1 milhão de beneficiários, mais de 367 mil empresas clientes e mais de 20 mil colaboradores. São números gigantes que refletem a magnitude da empresa.

Desde 2012, a Amil faz parte do UnitedHealth Group, a maior e mais diversificada empresa do setor de saúde do mundo, com sede nos Estados Unidos.

As demais unidades do grupo são o Americas Serviços Médicos, focado em serviços médico-hospitalares, e a Optum, que oferece serviços de saúde integrados à tecnologia da informação.

Qual era o cenário da Amil antes da contratação do Top Employers?

A empresa já tinha a preocupação em oferecer as melhores condições de trabalho aos seus funcionários, com a adoção de práticas que estimulassem o desenvolvimento profissional e o bem-estar de cada um.

Segundo Renata Gusmon, a empresa preza por valores como integridade, compaixão, relacionamentos, inovação e performance. Além disso, sempre buscou incentivar seus colaboradores a participarem ativamente, mostrando sua visão sobre os processos internos.

A certificação veio como um endosso do compromisso da empresa como empregador, mostrando que a organização está no caminho certo em relação à abordagem e ao tratamento destinado aos funcionários.

Quais são os programas de valorização de funcionários praticados na Amil?

O centro da gestão de pessoas da empresa sempre foi a valorização do seu capital humano. A Amil já trabalhava com um programa voltado ao atendimento das necessidades pessoais dos seus colaboradores.

O programa Viver Bem é um dos maiores expoentes desse propósito. Esse programa se baseia em quatro pilares: saúde, finanças, conexões e carreira, buscando oferecer condições que garantam o bem-estar dos profissionais.

Dentro dos projetos voltados à saúde, estão o Programa de Atendimento, que oferece assessoria jurídica, psicológica e financeira aos colaboradores.

Outro projeto importante é o Programa Mamãe e Bebê, que oferece suportes às funcionárias grávidas, esclarecendo dúvidas e dando orientações sobre parto, amamentação e rotina do recém-nascido.

Todas essas iniciativas, certamente, fizeram a diferença na hora de obter o certificado do Top Employers Institute.

Quais eram os objetivos da Amil ao buscar a certificação?

O principal objetivo da Amil ao procurar o Top Employers Institute era reforçar as práticas já adotadas para a criação de um ambiente de trabalho positivo e engajador. No entanto, a adaptação dos processos às normas exigidas para a certificação levou a Amil a examinar mais cuidadosamente os dados e resultados de suas estratégias em gestão de pessoas, assim como as metas para essa área da empresa.

Como foi o processo de certificação pelo Top Employers?

A certificação envolveu diversas áreas que compõem o setor de Capital Humano da Amil: talent acquisition, remuneração e benefícios, employer branding, inclusão de diversidade e cultura, entre outros.

Esse envolvimento foi importante para levantar todas as boas práticas do setor, avaliando as trocas entre esses diversos departamentos.

Segundo Gusmon, a interação entre essas áreas foi importante para que a análise fosse feita como um todo, dando uma compreensão maior da gestão de pessoas praticada na empresa e tendo um olhar diferenciado para a jornada do colaborador. Assim, foi possível propor melhorias que garantam uma experiência ainda mais positiva aos funcionários.

A diretora de Capital Humano da empresa afirma ainda que o processo foi conduzido de forma clara, com todo o suporte necessário do Top Employers Institute para que as questões fossem respondidas dentro do prazo estabelecido. A comprovação das práticas só foram feitas por meio de evidências, o que, segundo Renata, só demonstra a seriedade e profissionalismo do processo de certificação aplicado pelo Instituto.

Quais foram as adaptações necessárias na Amil para a obtenção da certificação?

Renata Gusmon afirma que a competitividade obriga a empresa a se manter em constante adaptação, buscando o aprimoramento dos processos, inclusive nas práticas de gestão de pessoas.

A valorização dos funcionários é um conceito que permeia todo o UnitedHealth Group Brasil, pois a corporação tem consciência da importância dos colaboradores para o seu sucesso.

Não foram necessárias adaptações profundas para que a Amil conseguisse a certificação, mas ela surgiu como uma confirmação de que a empresa está no caminho certo, validando os seus processos.

Quais foram os resultados obtidos após implementar a solução oferecida pelo Top Employers?

Foi percebido um aumento no orgulho dos profissionais de pertencerem a uma empresa reconhecida pelas boas práticas de gestão de pessoas. Além disso, a certificação trouxe ainda maior destaque em relação à concorrência.

Ser uma das empresas reconhecidas pelo Top Employers Institute só reforça a estratégia de colocar os funcionários como centro do negócio, oferecendo oportunidades de desenvolvimento, crescimento na carreira e bem-estar em um ambiente inclusivo.

Dentro desse cenário, os funcionários estão a cada dia mais motivados e com o máximo de dedicação nos processos.

Mesmo com uma política de valorização de funcionários já implantada, a Amil buscou a certificação do Top Employers Institute, conscientes da importância desse certificado dentro do mercado corporativo. Ter o reconhecimento do Instituto é atestar a qualidade da relação com os funcionários e a oferta de excelentes condições de trabalho, agregando ainda mais ao employer branding e à reputação da empresa sobre os concorrentes.

Se você também busca esses resultados para a sua organização, entre em contato conosco, tire as suas dúvidas sobre a certificação e saiba como melhorar os processos de gestão de pessoas. Temos consultores especializados à sua disposição para esclarecer todos os seus questionamentos!

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This