Avaliação 360°: vantagens e desafios
Gestão de Pessoas

Avaliação 360°: vantagens e desafios

Top Employers
Escrito por Top Employers

Mensurar o desempenho da sua equipe de colaboradores é essencial para entender quais são os principais potenciais dos funcionários, assim como pontos de intervenção e necessidade de treinamentos. Nesse sentido, você provavelmente já ouviu falar na avaliação 360°, um tipo de avaliação de desempenho.

Mas você sabe se essa metodologia é a melhor forma de mensurar os resultados na sua empresa? Tem noção de como ela pode ajudar e de quais são os desafios que você terá pela frente para executá-la?

Se não, este artigo é para você! Leia agora e descubra como funciona a avaliação 360º, e quais as principais vantagens e desafios dessa metodologia. 

Como funciona a avaliação 360º

A avaliação 360º é um tipo de avaliação de desempenho na qual todos os colaboradores que trabalham diretamente com o funcionário avaliado — inclusive ele próprio — refletem e analisam os resultados e o desempenho deste.

A avaliação 360º leva em conta a resposta de todos os colaboradores que trabalham diretamente com o funcionário avaliado. Dessa forma, o método é muito confiável e menos enviesado na hora de mensurar os resultados da sua equipe, uma vez que você não se baseia apenas na resposta do líder ou do próprio colaborador.

Para isso, eles precisam responder a uma série de perguntas sobre as competências essenciais para a realização das atividades, indicando o quanto cada uma delas está presente no funcionário em questão. 

Ela vem ganhando cada vez mais visibilidade entre os profissionais de RH, e se mostra como uma ferramenta eficaz para avaliar o desempenho da equipe. Mas, afinal, você entende as principais vantagens dessa metodologia? Sabe quais os principais desafios que devem ser enfrentados para colocá-la em ação? 

Descubra agora!  

Vantagens da avaliação 360º

Não é à toa que a avaliação 360º vem ganhando tanta visibilidade no setor de RH das empresas. Ela tem uma série de vantagens em relação a outros métodos. Veja abaixo quais são elas!

Gera resultados mais confiáveis

A avaliação 360º leva em conta a resposta de todos os colaboradores que trabalham diretamente com o funcionário avaliado. Ou seja, ao invés de considerar apenas a opinião do líder ou do próprio colaborador, você tem acesso a uma série de dados que podem ser analisados em conjunto para uma mensuração do real desempenho do colaborador. 

Dessa forma, o método se torna mais confiável e menos enviesado na hora de mensurar os resultados da sua equipe.

Maior aceitação do feedback por parte dos colaboradores

Por saber que o resultado da avaliação reflete uma média da visão de diversas pessoas, o colaborador aceita o feedback com mais tranquilidade. Com isso, ele é capaz de se engajar no próprio desenvolvimento e melhoria das questões apontadas pelos seus colegas.

Controle da coerência por parte do avaliador

A utilização da avaliação 360º permite que você dê feedbacks mais coerentes a seus colaboradores. O retorno ganha qualidade e fica mais alinhado ao desempenho real do colaborador. Logo, evita que você julgue de maneira equivocada os resultados da equipe.

Permite comparar a avaliação por pares com a autoavaliação

Na avaliação 360º, tanto os colegas quanto o próprio colaborador respondem ao mesmo questionário. Então, você pode mostrar ao seu funcionário a diferença entre o que ele vê em si mesmo e o que os outros estão observando. Isso melhora o senso crítico sobre o próprio trabalho, o que potencializa o desenvolvimento

Desafios da avaliação 360º

Apesar de todas essas vantagens, a avaliação 360º também apresenta uma série de desafios que devem ser superados para garantir os resultados desejados. Siga a leitura para conhecê-los!

Engajar todos os colaboradores na atividade

Cada colaborador precisa responder um questionário sobre o próprio desempenho e o de todos os colegas que trabalham diretamente com ele. Essa atividade envolve investimento de tempo e energia por parte da equipe, já que os questionários podem ser extensos e, além disso, muitos.

Dessa forma, um dos desafios que você precisa enfrentar na hora de implementar essa metodologia é criar estratégias para engajar os funcionários no processo. 

Comunicar-se de maneira eficiente com a equipe

Para que a avaliação 360º funcione bem, é necessário que toda a equipe entenda como realizar o processo, e os prazos para responder os questionários. É essencial também que eles tenham clareza sobre a importância de focar no comportamento dos colegas, deixando as relações pessoais de lado na hora de responder ao formulário.

Portanto, se comunicar de maneira efetiva com os colaboradores, tirando as dúvidas, conscientizando sobre a importância do processo e auxiliando-os na realização da atividade, representa outro desafio do método.

Analisar os resultados

Antes de dar o feedback aos colaboradores, é essencial analisar com cuidado os dados obtidos. Todas as respostas devem ser consideradas, mas o anonimato do respondente deve ser mantido.

Além disso, você precisa utilizar alguns modelos estatísticos a fim de transformar os dados brutos em informações relevantes para a sua equipe. Mas tome cuidado na hora de realizar essa análise, uma vez que há uma grande quantidade de respostas para a mesma pergunta.

Apresentar gráficos e relatórios para o colaborador

O resultado final da avaliação pode ser apresentado em gráficos, tabelas e relatórios para os seus colaboradores. Por envolver uma compilação das respostas de várias pessoas, bem como um comparativo entre a autoavaliação e a avaliação por terceiros, os seus funcionários podem ter dificuldades em entender o feedback.

Logo, é essencial que você invista em gráficos simples e claros e, além disso, marque uma reunião de feedback com o colaborador para apresentar os resultados. Dessa forma, você é capaz de explicar com calma todos os resultados obtidos e, com isso, orientar o colaborador sobre as melhores ações para promover o próprio desenvolvimento dentro da empresa.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens e desafios da avaliação 360°, é hora de considerar aplicar essa metodologia na sua empresa.

Descubra qual a melhor forma de abordar os seus colaboradores e planeje o processo com cuidado e atenção. Assim, você minimiza as dificuldades e pode aproveitar todos os benefícios que uma boa avaliação de desempenho é capaz de gerar!

Continue por aqui e saiba como o planejamento pode ajudar a reduzir a rotatividade de colaboradores!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This