Absenteísmo nas empresas: 5 estratégias para melhorar esse índice
Recursos Humanos

Absenteísmo nas empresas: 5 estratégias para melhorar esse índice

Top Employers
Escrito por Top Employers

As ausências dos colaboradores representam um custo considerável para muitas organizações. Segundo pesquisa do Top Employers Institute, a taxa de absenteísmo médio das empresas no Brasil foi de 4% em 2016 e 2017. Já as empresas da América Latina tiveram a média de 4% em 2016 e, em 2017, conseguiram reduzir o índice para 3%. Em sua empresa, o índice fica abaixo ou acima da média?

Conhecer os fatores que levam ao absenteísmo permite definir maneiras de prevenção das faltas e redução dos custos. Preparamos cinco estratégias para reduzir os índices de absenteísmo na sua organização. Confira!

1. Promova qualidade de vida entre os funcionários

A qualidade de vida proporciona uma rotina mais saudável, com menos doenças, menos estresse e mais disposição. Ela está diretamente relacionada com o índice de absenteísmo. Por isso, investir em programas de bem-estar e incentivar a prática de esportes, por exemplo, contribui para que os colaboradores tenham um estilo de vida mais saudável de maneira a reduzir ausências no trabalho.

Promova uma cultura de qualidade de vida e apresente aos trabalhadores as ferramentas necessárias para manter a saúde em alta.

2. Reduza o estresse no local de trabalho

O estresse no trabalho é um problema sério que faz com que as pessoas faltem ao serviço, e, por sua vez, as ausências não planejadas constituem um fator agravante da condição. A melhor maneira de intervir nessa causa é tentando eliminá-lo.

Além das ações de qualidade de vida já citadas, crie um ambiente que favoreça o diálogo entre a equipe, em que seja possível conversar com os gestores sobre o que gera estresse e buscar soluções em conjunto.

3. Realize treinamentos constantes

Os acidentes ocupacionais também são causa recorrente dos altos índices de absenteísmo nas empresas. Para agir nesse ponto, é necessário realizar treinamentos constantes para garantir que os colaboradores estejam alinhados às práticas de segurança.

Atentar à ergonomia também evita as doenças causadas por esforço repetitivo que são bastante comuns nas organizações.

4. Invista em feedbacks frequentes

A devolutiva sobre o desempenho de um profissional deve ser realizada frequentemente, de forma a mensurar o desenvolvimento individual e corrigir os pontos negativos. Essa prática reduz o absenteísmo por enfatizar a necessidade do comprometimento da equipe para alcançar resultados.

O feedback também gera, no colaborador, a sensação de ser reconhecido pelos seus esforços, o que melhora o engajamento com o trabalho.

5. Desenvolva um bom plano de carreira

Outro motivo que gera absenteísmo nas empresas é a ausência de motivação para o trabalho. Isso ocorre, muitas vezes, pela falta de um bom plano de carreira e também de um plano de sucessão, pois a possibilidade de crescimento no emprego é cada vez mais valorizada, principalmente pelas novas gerações.

Sem um plano estruturado na companhia, a pessoa entende que a organização não está preparada para levá-la a atingir seus objetivos.

Oferecer um plano de carreira é importante, pois ajuda na redução do índice de absenteísmo e também na retenção de talentos. O plano deve ser feito buscando equilíbrio entre as necessidades dos colaboradores e da organização. Por meio do mapeamento de expectativas, é possível estabelecer metas e criar um plano de desenvolvimento atraente.

O absenteísmo nas empresas é um problema quando resulta em prazos perdidos, insatisfação dos colaboradores e mau atendimento ao cliente. Não deixe que isso ocorra em sua empresa — coloque em prática essas estratégias agora mesmo.

Se você gostou deste artigo sobre absenteísmo nas empresas, então, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as novidades: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This