A importância de um plano de carreira na retenção e desenvolvimento de talentos
Gestão de Pessoas

A importância de um plano de carreira na retenção e desenvolvimento de talentos

Top Employers
Escrito por Top Employers

Ficar estagnado na carreira? Isso ninguém quer! Convenhamos: ficar na mesma posição, sem perspectiva de crescimento e nenhum tipo de desenvolvimento pode soar como um verdadeiro pesadelo para grande maioria dos profissionais preocupados com seu futuro.

Por essas e outras o plano de carreira se firmou como um projeto indispensável para qualquer empresa que sonha em reter seus talentos. Nada mais natural, já que traz ótimos impactos para os colaboradores e a organização como um todo.

Para entender um pouco melhor sobre o assunto, não deixe de ler a postagem de hoje até o final. Vamos lá?

O que é plano de carreira, afinal?

Para quem não sabe, o plano de carreira representa um conjunto de regras que define pré-requisitos para o desenvolvimento profissional dentro de uma empresa. Essa é uma forma de fazer com que o colaborador saiba o que precisa fazer e como se movimentar para conquistar outras posições.

É isso mesmo: quando o plano é bem desenvolvido, o colaborador entende o que precisa fazer para crescer e galgar novas posições. Assim, fica bem mais fácil crescer e entender se esse é ou não o momento de pleitear novos cargos.

Como ele ajuda as organizações?

Depois de entender que o plano é realmente importante, é bem provável que esteja se perguntando sobre como pode ajudar sua empresa, certo? Veja alguns benefícios:

Diminui o turnover

Se seu colaborador sente que está se desenvolvendo e tem oportunidades na sua empresa, então é bem provável que ele não precise ficar procurando isso em outro lugar. Por mais duro que seja ler isso, pense que seu time pode estar antenado em outras vagas (mas a decisão de sair só acontece se ele perceber perspectivas melhores).

Como você deve saber, o turnover é um péssimo reflexo para qualquer organização. Além de envolver muitos custos, ela ainda envolve muito tempo para treinar uma nova equipe e pode até mesmo comprometer seus negócios e processos.

Ajuda a reter e desenvolver talentos

O resultado direto de diminuir o turnover é uma retenção maior dos seus talentos. Pense que eles querem ficar na sua empresa e se desenvolver para seguir o plano desenhado por você e seu RH estratégico.

Imagine que se ele precisa de uma pós-graduação para pleitear um cargo de coordenação, por exemplo, ele está bem mais disposto a fazer isso, pois sabe onde esse investimento pode levá-lo.

Portanto, perceba que seus talentos vão ter ainda mais motivação para continuar se desenvolvendo — e sua empresa se beneficia com isso em vários sentidos.

Garante melhor resultado

Quem tem um time devidamente treinado também tem chances consideravelmente maiores de dominar o mercado e melhorar seu produto/serviço. Isso significa que ter um plano de carreira pode ajudar muito a impulsionar sua organização para patamares ainda mais altos.

Depois de entender um pouco melhor os benefícios que um plano de carreira pode trazer para sua empresa, não deixe de investir nesse caminho. Você vai perceber como sua empresa pode colher vantagens incríveis!

E você, gostou das nossas dicas e quer continuar acompanhando nossos outros materiais produzidos? Então não perca tempo e siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This