7 dicas para aumentar a visibilidade da empresa como marca empregadora
Cultura Organizacional

7 dicas para aumentar a visibilidade da empresa como marca empregadora

Top Employers
Escrito por Top Employers

A tarefa de recrutar colaboradores é um dos maiores desafios da gestão de RH. Por esse motivo, é fundamental investir em estratégias que favoreçam a captação e a retenção de talentos, e a melhor delas é aumentar a visibilidade da empresa como marca empregadora.

Ao consolidar-se como referência no mercado, gera-se reconhecimento, autoridade e, consequentemente, maiores lucros e maior motivação para os colaboradores.

Uma marca empregadora, também conhecida como employer branding, em inglês, são aquelas que reúnem um conjunto fundamental de práticas. Elas ações são voltadas à melhoria da reputação de uma empresa diante de possíveis candidatos e de seus atuais funcionários.

Seu objetivo é despertar e/ou manter a vontade das pessoas em trabalhar naquele ambiente. Trata-se de uma importante ferramenta para melhorar o clima organizacional, ter mais objetividade nos processos seletivos, reduzir os índices de rotatividade e fortalecer a imagem diante de stakeholders.

Pensando nisso, separamos 7 dicas infalíveis que te ajudarão a se estabelecer de vez como uma marca empregadora. Confira!

1. Conheça a sua empresa muito bem

Antes de tudo, é preciso conhecer muito bem o que sua empresa tem a oferecer aos funcionários. Portanto, busque entender os fatores que atraem candidatos para sua companhia e as razões para os colaboradores permanecerem lá.

Nesse estudo, leve em conta tanto os fatores tangíveis: como salários, benefícios e funções; quanto os intangíveis: competitividade, clima organizacional e flexibilidade, por exemplo.

Também é recomendado avaliar aspectos institucionais, como a política interna, a missão, a visão e os valores da empresa, bem como seus produtos e serviços comercializados.

O conjunto desses fatores te ajudará a compor o EVP — Employee Value Proposition, ou, em português, Proposta de Valor ao Empregado.

2. Escute a opinião dos funcionários

Na hora de analisar sua empresa como marca empregadora, nada melhor do que obter informações direto da fonte: os empregados. São eles os que melhor conhecem o cotidiano da organização da qual fazem parte.

Saber o que eles estão pensando também pode ser feito virtualmente, por meio de plataformas especializadas na avaliação dos empregadores, como Love Mondays ou Glassdoor, por exemplo.

Utilize essa ferramenta a fim de identificar quais pontos devem ser melhorados e, ainda, demonstrar o interesse e o comprometimento da marca com a satisfação dos seus colaboradores, o que contribui para o seu engajamento.

Em caso de feedback negativo, comece a agir imediatamente: chame o funcionário para uma conversa, ouça o que ele tem a dizer, tente entender seu problema e mostre o empenho da companhia em solucionar essas insatisfações.

3. Ofereça qualidade de vida aos colaboradores

Uma das melhores formas de aumentar a visibilidade da empresa como boa empregadora é proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores. E isso não inclui somente benefícios financeiros, mas também funcionais e psicológicos.

Entre os benefícios tangíveis mais importantes estão o salário, o plano de saúde, o vale-transporte, vale-refeição, os treinamentos e o plano de progressão de carreira.

Entretanto, para se diferenciar da concorrência, é preciso sair do lugar comum. Estabeleça qual o tipo de talento que você quer atrair, e, com base em suas aspirações e desejos, determine quais práticas de gestão serão mais interessantes para atingi-los.

Se você quer atrair o público jovem, por exemplo, invista em um ambiente descontraído, sem dress-code, com horários flexíveis e possibilidade de home office. 

4. Conte com líderes engajados

Os líderes (inclusive presidentes e diretores) precisam fazer parte do fortalecimento da marca empregadora. Afinal, eles influenciam diretamente o desempenho e a motivação de seus subordinados, seja para o lado positivo ou para o negativo.

Sendo assim, incentive o desenvolvimento da liderança por meio de reuniões, pipelines, treinamentos ou, até, consultorias especializadas.

Instrua-os para que eles assumam uma postura transparente, criem um clima agradável e desenvolvam uma comunicação o mais horizontal possível com os empregados.

Ao serem um exemplo, as lideranças são capazes de inspirar e motivar os colaboradores, fazendo com que eles se sintam felizes e privilegiados em fazer parte da história da organização.

5. Cuide da comunicação interna

Antes da empresa se consolidar como boa marca empregadora diante do público externo, é necessário investir no público interno. 

Uma boa comunicação interna, além de promover a integração das equipes, garante que os colaboradores estejam alinhados ao discurso oficial da companhia.

Para facilitar a comunicação e garantir a efetividade de suas mensagens, coordene diferentes canais, como mural de avisos, e-mail e TV corporativa.

Vale lembrar que cada canal pede uma abordagem diferente, então adapte sua mensagem para cada um deles e divulgue-a sempre.

6. Obtenha certificações

Uma certificação de RH ajuda a alavancar seu status de empregador de excelência. Consequentemente, ela faz com que a organização se sobressaia no mercado competitivo.

A consolidação de uma grande credibilidade em seu processo de gestão de pessoas favorecerá o processo de recrutamento e engajamento de bons funcionários.

As melhores certificações do mercado possuem um processo de avaliação rigoroso e contínuo, com o preenchimento de pesquisas, revisão de documentos e auditoria de processos.

Ou seja, certificação também estimula a busca pelo aperfeiçoamento constante das práticas de RH, desenvolvendo melhores condições para o sucesso do negócio.

7. Invista na atração de talentos

Agora que você já adotou boas práticas para se fortificar como marca empregadora, o próximo passo é divulgar esse trabalho para o público externo, com o objetivo de atrair profissionais talentosos que ajudarão a companhia a alcançar seus objetivos.

Para que isso aconteça, abuse de técnicas de marketing aplicado ao RH. Além de criar anúncios cativantes em sites de emprego, invista na produção de conteúdo para blogs e redes sociais. Uma dica é mostrar o cotidiano da empresa, com fotos, vídeos e relatos dos próprios colaboradores.

Outra boa alternativa é levar especialistas do negócio para palestras, feiras de recrutamento e eventos de networking. Assim, eles podem disseminar a marca empregadora e auxiliar na atração de talentos.

No cenário atual, em que as informações são altamente difundidas pela internet e os profissionais estão cada vez mais capacitados e exigentes, é fundamental que se monitore desempenhos e se ajuste as estratégias com frequência, a fim de aperfeiçoar continuamente as ações desenvolvidas para aumentar a visibilidade da empresa.

E aí, gostou deste post? Então aproveite para assinar a nossa newsletter! Por meio dela você ficará por dentro de tudo o que há de novo sobre gestão de pessoas e RH estratégico.

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This