6 estratégias essenciais para aumentar a produtividade na empresa
Gestão de Pessoas

6 estratégias essenciais para aumentar a produtividade na empresa

Escrito por RockContent

Aumentar a produtividade da empresa é essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Afinal, quanto mais produtiva for a equipe, mais e melhores resultados ela gera. Mas, você sabe quais são as melhores práticas para aumentar a produtividade do time? Entende qual o papel dos gestores e do setor de RH nessa estratégia? Se não, está na hora de descobrir! 

Leia este artigo e entenda quais são as 6 estratégias essenciais para aumentar a produtividade na empresa e garantir os melhores resultados para o seu negócio! 

1. Invista na capacitação do time 

Para que os colaboradores sejam mais produtivos, é essencial que eles tenham todas as competências necessárias para realizar o melhor trabalho possível. Portanto, a capacitação da equipe é uma estratégia para potencializar os resultados da sua empresa. 

Porém, é importante lembrar que essa capacitação deve ser feita com foco e objetivos pré-estabelecidos. Inicialmente, você pode mapear as competências essenciais para cada um dos cargos da empresa e cruzar essas informações com o mapeamento das competências de cada um dos colaboradores do negócio. 

A partir desse processo, é possível identificar as lacunas de conhecimento nas quais você deve investir mais energia. Lembre-se de considerar competências técnicas e comportamentais, de forma a potencializar o desenvolvimento dos membros do time. Além disso, treinamentos específicos para a produtividade e gestão de tempo podem ser ótimas soluções para a sua empresa. 

2. Melhore o clima e ambiente organizacional 

O clima organizacional, assim como o ambiente de trabalho da empresa, têm grande influência na produtividade dos colaboradores. Afinal, é importante criar um local e um clima que proporcionem e incentivem os melhores resultados da sua equipe. 

Para isso, comece realizando uma pesquisa de clima na empresa e colete o feedback sobre o ambiente organizacional. Analise esses dados e crie planos de ação para melhorar esses dois elementos, de acordo com a cultura da empresa e com os dados coletados. 

Lembre-se de que esse processo deve ser realizado periodicamente para acompanhar os resultados e identificar novas falhas e gargalos. Assim, sua empresa poderá corrigi-los e garantir um ambiente propício para alcançar aos melhores resultados. 

3. Invista nas melhores práticas de gestão de pessoas 

A atuação do setor de gestão de pessoas é essencial na hora de garantir o aumento da produtividade da empresa. Portanto, é importante que você invista nas melhores práticas da área, de forma a garantir que ela atue como grande aliada da geração de mais e melhores resultados pelos colaboradores. 

Uma boa forma colocar essa estratégia em prática é realizar uma auditoria no setor de RH da empresa. Você pode contar com uma equipe externa, como a do Top Employers Institute, como grande aliada.

Ela fornece profissionais especializados na auditoria de empresas, capazes de identificar as melhores práticas da sua organização, assim como áreas que merecem maior atenção. Além disso, fornece relatórios comparativos apontando a situação do RH da sua empresa e as tendências para o setor. 

A partir desses dados, é possível criar planos de ação na direção da melhoria contínua do RH da sua organização. Com isso, você garante uma atuação estratégica do setor, indo ao encontro do aumento da produtividade da empresa como um todo. 

4. Revise e automatize os processos 

A sua empresa possui uma série de processos que devem ser realizados todos os dias. São deles que saem os resultados que impulsionam o sucesso do seu negócio. Portanto, para garantir mais e melhores resultados, é essencial que você invista na revisão e automação das atividades realizadas pelos colaboradores. 

Comece mapeando todos os processos da empresa. A partir disso, é possível entender quais são aqueles que estão conectados aos objetivos estratégicos do seu negócio e quais podem ser eliminados por não gerar os resultados desejados. Você também é capaz de identificar atividades que podem ser automatizadas, principalmente aquelas operacionais, utilizando plataformas e softwares. 

Com isso, é possível enxugar os processos da empresa, de forma a direcionar as energias do time em torno dos objetivos estratégicos do negócio, aumentando também a produtividade. 

5. Deixe as expectativas claras 

Para que os colaboradores gerem mais e melhores resultados, é essencial que eles tenham consciência sobre qual o papel de cada um no sucesso do negócio e quais são as expectativas em relação ao trabalho realizado. Portanto, essa ação é essencial para aumentar a produtividade na empresa como um todo. 

Conscientize a equipe sobre o porquê de cada tarefa e sobre como ela contribui para o negócio. Você pode solicitar que os gestores tenham esse tipo de diálogo com o time, de forma a solucionar as dúvidas e trabalhar a transparência e a comunicação entre lideranças e colaboradores. 

Além disso, é importante explicitar as expectativas em relação aos resultados do time, tanto em qualidade quanto em quantidade. Para isso, você pode criar indicadores e metas e mensurar o desempenho da equipe periodicamente, comparando com o que era esperado. 

6. Fortaleça o planejamento estratégico e a cultura 

O planejamento estratégico é um elemento central para o sucesso da empresa. Afinal, ele que indica as diretrizes e o propósito da organização como um todo. Dessa forma, ele também se relaciona fortemente com a produtividade do time, uma vez que cria um senso de responsabilidade e uma meta global compartilhada por todos os colaboradores. 

Além disso, a cultura tem um papel fundamental na produtividade e, até mesmo, na execução do planejamento estratégico. Quando você investe em uma cultura forte e bem consolidada, alinhada aos objetivos estratégicos do negócio, conta com colaboradores mais motivados e engajados nas atividades. Com isso, também é possível aumentar a produtividade do time, que gera mais e melhores resultados. 

Investir em aumentar a produtividade da empresa é uma ótima estratégia para potencializar os seus resultados e levar o negócio a um novo patamar. Ao seguir essas dicas de ouro, você é capaz de trilhar o caminho nessa direção e garantir a competitividade e o sucesso do seu negócio! 

Aproveite e entre em contato com o Top Employers Institute agora mesmo e descubra como nossa equipe pode ajudar a sua empresa nessa caminhada. Acesse nosso site

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This