6 dicas para promover o desenvolvimento de lideranças na empresa
Trabalho

6 dicas para promover o desenvolvimento de lideranças na empresa

Top Employers
Escrito por Top Employers

Uma pesquisa feita pelo Top Employers Institute, feita com empresas do mundo todo no ano de 2016, aponta que estamos caminhando para uma abordagem mais coletiva da liderança, com mais responsabilidade pelo desenvolvimento individual.

Muito se fala sobre a importância do desenvolvimento de lideranças nas organizações, mas o que sua empresa tem feito, efetivamente, para promover jovens líderes?

Neste artigo, vamos apresentar 6 dicas para que boas lideranças sejam desenvolvidas em sua empresa. Confira!

1. Tenha um plano de carreira bem estabelecido

As empresas mais atraentes para o mercado de trabalho são as que oferecem um bom plano de carreira para seus colaboradores. A possibilidade de crescimento profissional é um dos fatores mais motivadores para as equipes e permite o desenvolvimento antecipado de futuros líderes, evitando complicações nos momentos de sucessão.

Bons empregadores encorajam o crescimento, oferecendo aos jovens líderes o espaço necessário para o desenvolvimento.

2. Ofereça treinamentos aos colaboradores

Uma cultura de desenvolvimento dos colaboradores é fundamental no desenvolvimento de lideranças. Os treinamentos necessários podem ser detectados por meio de pesquisas ou identificados na elaboração do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Cabe à organização desenvolver as ações de treinamento que atuem em prol do aperfeiçoamento profissional, tendo em vista os valores e objetivos da empresa.

3. Promova a gestão colaborativa

Em um ambiente atual de negócios que é cada vez mais baseado em redes de contatos e trabalho em equipe, a gestão colaborativa se apresenta como uma boa estratégia para aumentar a vantagem competitiva de uma empresa. Afinal, a liderança não é mais vista como um indivíduo, mas cada vez mais compreendida como uma tarefa colaborativa.

Líderes colaborativos entendem a importância de relacionamentos interpessoais e o papel da colaboração no processo da conquista do sucesso da organização. Por isso, incentive ações com o envolvimento de todos com transparência.

4. Trabalhe com feedbacks frequentes

O feedback efetivo é aquele que permite o aperfeiçoamento da conduta de quem o recebe. Para que a ferramenta cumpra esse papel, é fundamental saber como comunicá-lo e fazer isso frequentemente.

O feedback positivo visa estimular o profissional a continuar com determinadas ações, enquanto o negativo tem a função de corrigir falhas e mostrar caminhos para melhorar o desempenho.

5. Desenvolva um programa de coaching ou mentoria

No coaching os colaboradores são auxiliados para estabelecer e alcançar metas, já a mentoria oferece orientações por profissionais mais experientes, visando o crescimento profissional. Entenda qual programa é mais adequado aos objetivos de sua empresa e invista em um desses métodos de desenvolvimento de lideranças.  

6. Estabeleça metas e premie quem atingi-las

A gestão focada em resultados vem ganhando cada vez mais destaque nos negócios, pois ela torna a organização mais competitiva. Uma boa estratégia para desenvolver lideranças é estabelecer metas e premiar os que atingem o objetivo. Além de garantir que os profissionais estão trabalhando alinhados com os objetivos da empresa, metas e premiações têm um importante fator motivacional.

Resumindo, quando se trata do desenvolvimento de lideranças, você deve superar a indiferença de suas equipes e prepará-las para enfrentar as mudanças frequentes no mercado. Ao valorizar os talentos, incentivar e educar futuros líderes, um programa de desenvolvimento bem elaborado pode trazer excelentes resultados.

Gostou deste artigo sobre desenvolvimento de lideranças? Aproveite sua visita para conhecer 5 estratégias para oferecer uma gestão de carreira eficiente.

Assine nossa Newsletter!

Gostou deste conteúdo? Aproveite os ícones abaixo e compartilhe na suas redes sociais

Sobre o autor

Top Employers

Top Employers

Deixar comentário.

Share This